Questões de Concurso
Comentadas sobre componentes, ambiente, propósitos e abrangência em auditoria
Foram encontradas 198 questões
( ) De acordo com a Lei Federal nº 4.320/1964, se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente.
( ) Um pedido baseado na Lei Federal nº 12.527/2011, que regula o acesso à informação, pode compreender o direito de obter informação relativa ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores.
( ) As normas gerais estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) são de caráter vinculativo para a União e orientativo aos Estados e Municípios; no âmbito estadual e municipal, a LGPD orienta que normas gerais próprias sobre o tema devem ser elaboradas no âmbito de cada ente.
A sequência está correta em
Acerca de auditoria e perícia contábil, julgue o item a seguir.
Os testes substantivos são realizados para verificar a eficácia dos controles internos.
I O monitoramento contínuo é mais eficaz que as avaliações específicas e suas ações corretivas são potencialmente menos onerosas.
II As avaliações específicas podem ser realizadas por instituições fiscalizadoras superiores, auditores externos ou auditores internos e ter como escopo a avaliação da eficácia do controle interno.
III Como metodologia de avaliação de gerenciamento de riscos, não é usual a realização de comparação entre duas organizações que atuem no mesmo setor.
Assinale a opção correta.
Uma maneira de se obter informações sobre o Sistema de Controle Interno de uma organização é a
As diárias são despesas orçamentárias decorrentes de pagamentos realizados a servidor público que, a serviço, afastar-se de sua sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior. São destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinárias com alimentação, pousada e locomoção urbana do servidor público estatutário ou celetista.
No decorrer de seus trabalhos, um controlador interno identificou que durante cinco meses do exercício financeiro, os pagamentos das despesas com diárias do poder legislativo de um município foram incorretamente contabilizadas no grupo de despesa de Pessoal e Encargos Sociais (e não no grupo de despesa de Outras Despesas Correntes).
Como o valor é relevante, o controlador interno apontou em seu relatório que:
No que se refere à definição, aos objetivos, aos componentes e às limitações de efetividade dos controles internos, julgue o item a seguir.
Sob o enfoque contábil, o controle interno compreende o
conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos
adotados pela entidade do setor público, para, entre outras
finalidades, propiciar a obtenção de informação oportuna e
adequada, e contribuir para a promoção da eficiência
operacional da entidade.
Com relação à definição, aos objetivos, aos componentes e às limitações de efetividade do controle interno, julgue o item a seguir.
Os componentes do controle interno se caracterizam pela
independência e pelo grau de hierarquia que mantêm entre si.
1. Conhecer a organização e o funcionamento dos órgãos e entidades, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais no que se refere aos aspectos contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais, patrimoniais e outros; identificar objetos e instrumentos de fiscalização; ou avaliar a viabilidade da realização de fiscalizações.
2. Permitir a correção da ação administrativa no momento em que ela se desenvolve, podendo evitar práticas ilegais e desvios na gestão dos recursos públicos.
3. Suprir omissões, lacunas de informações, falhas, obscuridade ou dúvidas, a fim de esclarecer aspectos atinentes a atos, documentos ou processos em exame; e apurar denúncias ou representações quanto à legalidade, legitimidade e economicidade dos fatos da administração e atos praticados por pessoas sujeitas à jurisdição do Tribunal de Contas.
4. Verificar a legalidade, legitimidade, moralidade, publicidade, eficiência, eficácia, economicidade, impessoalidade e sustentabilidade de condutas e de atos administrativos, inclusive quando relacionados à concessão de subvenções e a renúncias de receitas.
Os objetivos acima enumerados correspondem, respectivamente, aos seguintes instrumentos de fiscalização: