Questões de Concurso
Sobre evidência de auditoria em auditoria
Foram encontradas 271 questões
I. O auditor, ao revisar as vendas de uma empresa, precisa confirmar diretamente com os clientes se os valores registrados como recebíveis são corretos e correspondem a vendas legítimas.
II. O auditor deseja comparar as margens de lucro de uma empresa com as de períodos anteriores para identificar possíveis distorções não usuais.
III. Durante a revisão dos contratos de fornecedores, o auditor pergunta à administração da empresa sobre possíveis cláusulas de renovação automática que não estejam refletidas nos registros contábeis.
IV. Ao revisar os processos da empresa Beta, o auditor decide testar novamente um procedimento de controle interno que foi executado pela equipe de contabilidade, repetindo o procedimento conforme realizado pela empresa.
Com base nas situações descritas, assinale a alternativa que apresenta o procedimento de auditoria mais apropriado para cada caso.
( ) Adequação da evidência de auditoria é a medida da qualidade dessa evidência, isto é, a sua relevância e verificabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor.
( ) O auditor pode definir e executar procedimentos de auditoria que sejam apropriados às circunstâncias, com o objetivo de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente.
( ) Ao definir os testes de controles e os testes de detalhes, o auditor deve determinar os meios para selecionar itens a serem testados que sejam eficazes para o cumprimento dos procedimentos de auditoria.
O conceito acima é o de:
I. Uso de procedimentos de auditoria não apropriados.
II. Interpretação errônea da evidência de auditoria.
III. Não reconhecimento de uma distorção ou de um desvio.
É exemplo de risco não resultante da amostragem o que se afirma em
Acerca de auditoria no ativo circulante e saldo credor, julgue o item subsequente.
Na auditoria de tributos, a existência de saldo credor na
conta caixa, mesmo sem a emissão de documentos fiscais
correspondentes, não pode ser utilizada como evidência de
infração tributária, pois, em situações excepcionais, a
legislação permite que o caixa apresente saldo credor.
As evidências de auditoria obtidas de fontes externas são sempre menos confiáveis que as evidências geradas internamente pela entidade auditada.
De acordo com a NBC TA 500 - EVIDÊNCIA DE AUDITORIA, nessa situação hipotética, assinale o procedimento mais adequado que Joaquim deveria indicar à firma Novos Auditores ABC, para que eles confirmassem tal relação.
Veja a descrição de duas técnicas:
I. Encaminhamento de ofício para terceiros com o objetivo de confirmar informações e fatos.
II. Cotejamento de elementos numéricos correlacionados presentes em demonstrativo financeiro.
Assinale a opção que indica, respectivamente, o tipo de evidência buscado por cada técnica.
I. A materialidade é considerada no contexto dos fatores qualitativos e, quando aplicável, a fatores quantitativos. Ao considerar a materialidade em trabalho específico, a importância relativa de fatores quantitativos e qualitativos é assunto de julgamento profissional.
II. O risco do trabalho não se refere nem inclui os riscos de negócio do auditor independente, tais como perdas em litígios, publicidade adversa, ou outros eventos que surjam em conexão com a informação específica do objeto.
III. A quantidade ou a qualidade das evidências disponíveis são influenciadas por características do objeto ou da informação.
Sobre o tema estrutura conceitual para trabalhos de asseguração, à luz da NBC TA Estrutura Conceitual que dispõe sobre a estrutura conceitual para trabalhos de asseguração, está correto o que se afirma em
Na busca por evidências nos trabalhos de auditoria, há que se ter em conta alguns atributos. A confiabilidade é um deles, que assegura que serão obtidos os mesmos resultados se a auditoria for repetida.
Ao avaliar uma evidência de auditoria sob o crivo da confiabilidade, é necessário considerar que:
A auditoria é vista como uma ação imparcial e independente executada pelo auditor com o fim de comparar um fato concreto e um preestabelecido e, na sequência, expressar uma opinião por meio de relatórios. Para Ferreira (2004), faz-se auditoria para verificar se os relatórios e as informações decorrentes dessa relação são adequados e justos. Portanto, a auditoria é a verificação de como a accountability está sendo cumprida na prática.
FERREIRA, R. J. Auditoria. Rio de Janeiro: R. Ferreira, 2004.
A partir do texto acima, é correto afirmar que a auditoria, sob o aspecto