Questões de Concurso
Comentadas sobre normas de auditoria em auditoria
Foram encontradas 953 questões
Acerca de procedimentos de auditoria, das NBC TSP, controle de qualidade na auditoria e perícia contábil, julgue o item a seguir.
A investigação foi excluída do rol de procedimentos da perícia contábil, pois está mais associada à auditoria e aos processos policiais, não sendo adequada para instrumentalizar o laudo ou parecer pericial contábil.
Acerca de procedimentos de auditoria, das NBC TSP, controle de qualidade na auditoria e perícia contábil, julgue o item a seguir.
Considere que, em um processo judicial, o perito-contador tenha sido solicitado a responder a um quesito sobre a divergência de valores apresentados em um balanço patrimonial e que, durante a elaboração da resposta, ele tenha identificado um erro de digitação e corrigido o equívoco por meio de uma nova versão do documento. Nessa situação, o perito-contador atendeu à exigência da norma pericial, que não permite emendas ou rasuras, garantindo a clareza e a validade da resposta apresentada aos quesitos.
Em relação aos procedimentos periciais e suas especificidades, julgue o item a seguir.
Os quesitos apresentados pelas partes em um processo judicial devem ser respondidos pelo perito do juízo no parecer técnico contábil, e não no laudo judicial.
Em relação aos procedimentos periciais e suas especificidades, julgue o item a seguir.
O parecer técnico contábil deve sempre estar fundamentado nas diretrizes estabelecidas pelas normas técnicas periciais aplicáveis, para que sejam garantidas, assim, sua coerência e sua validade nos contextos legal e contábil.
Em relação aos procedimentos periciais e suas especificidades, julgue o item a seguir.
No âmbito da perícia contábil, quesitos formulados pelas partes em um processo judicial devem ser respondidos de maneira abrangente, incluindo não apenas dados financeiros, mas também análises interpretativas, conforme necessário.
Assinale a opção que indica o elemento que um Relatório de Auditoria de Conformidade deve incluir.
I. O auditor conclui que as demonstrações contábeis de uma empresa não consolidaram as demonstrações de uma controlada significativa, o que resulta em distorções que são relevantes e generalizadas.
II. A empresa Beta implementou uma nova norma contábil aplicável ao seu setor e o auditor conclui que a aplicação dessa norma está de acordo com a estrutura de relatório financeiro e não resulta em distorções relevantes nas demonstrações contábeis.
III. Durante a auditoria, o auditor não conseguiu obter evidências suficientes para verificar a validade de um contrato internacional relevante, cujo impacto nas demonstrações é significativo, mas não generalizado.
IV. O auditor encontrou distorções que afetam apenas uma área específica das demonstrações financeiras, mas, em sua avaliação, essas distorções não comprometem a confiabilidade global das demonstrações contábeis.
Com base nas situações descritas, assinale a alternativa que indica corretamente a opinião do auditor em cada caso.
I.Propor a obtenção de informações oportunas e adequadas.
II.Assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais.
III.Maximizar os inventários organizacionais.
Após análise, assinale a alternativa correta.
I. O auditor deve obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante, seja por fraude ou erro, e emitir um parecer adequado.
II. O julgamento profissional é fundamental para a avaliação das evidências de auditoria, incluindo a determinação da natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria.
III. O ceticismo profissional exige que o auditor mantenha uma postura de questionamento durante toda a auditoria, especialmente diante de evidências contraditórias ou que possam indicar fraude.
IV. O auditor pode confiar nos controles internos da entidade sem a necessidade de realizar testes adicionais de auditoria, desde que esses controles sejam considerados eficazes pela administração.
Estão corretas as afirmativas:
I. A indagação é a busca por informações junto a pessoas com conhecimento, tanto financeiro quanto não financeiro. Pode ser dentro ou fora da empresa.
II. O recálculo é o exame dos procedimentos executados por outras pessoas que não o auditor. Fornece evidências a respeito da execução dos procedimentos.
III. A confirmação externa é o exame dos procedimentos realizados por outras pessoas, por exemplo, a contagem de estoque feita pelos empregados da empresa.
IV. A observação é o exame dos documentos internos ou externos, em forma impressa ou meio eletrônico, ou mesmo o exame do bem de forma física.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Identificar as áreas em que uma distorção relevante da informação do objeto é capaz de surgir, com base na compreensão do objeto e outras circunstâncias do trabalho.
II. Desenvolver e realizar procedimentos para abordar essas áreas e obter a asseguração limitada para suportar a conclusão do auditor independente.
III. Desenvolver e executar procedimentos adicionais para obter evidências, se o auditor independente tomar conhecimento de assuntos que o levem a acreditar que a informação do objeto possa estar distorcida de forma relevante.
Quais estão corretas?
Em relação aos tipos e à execução da auditoria, julgue o próximo item.
Em cumprimento ao princípio da confidencialidade, os achados preliminares da auditoria devem ser discutidos com o supervisor da auditoria, não podendo o auditado tomar conhecimento deles antes da divulgação do relatório definitivo.
A perícia contábil é essencial para garantir uma solução justa e fundamentada em litígios, tanto judiciais quanto extrajudiciais, ao fornecer uma análise técnica e científica acerca dos fatos envolvidos.
De acordo com a NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL, o principal objetivo da perícia contábil no contexto judicial e extrajudicial é
I. Compliance é a busca permanente de coerência entre aquilo que se espera de uma organização e o que ela, de fato, pratica no dia a dia.
II. O programa de compliance de uma organização deve abranger um conjunto de mecanismos e procedimentos, políticas, diretrizes, código de conduta, canal de denúncias e demais instrumentos com o objetivo de prevenir, detectar e sanar desvios de conduta, fraudes, atos de corrupção, lavagem de dinheiro, atos ilícitos praticados contra a administração pública, dentre outras questões.
III. Os auditores externos (independentes) devem se comprometer e apoiar o fomento da cultura ética e o fortalecimento do programa de compliance da organização que auditam.
IV. O comitê de auditoria estatutário deve declarar ostensiva e publicamente a importância dos valores e das políticas que compõem o programa de compliance da organização, atuando sempre de maneira inequívoca e coerente com aquilo que pregam.
Estão corretas as afirmativas