Questões de Concurso Sobre normas internacionais de auditoria adotadas no brasil em auditoria

Foram encontradas 43 questões

Q3092740 Auditoria
Em relação à independência do Auditor, de acordo com as normas internacionais de auditoria, qual das opções a seguir representa a maior ameaça à independência na auditoria de uma entidade listada em bolsa de valores? 
Alternativas
Q2360244 Auditoria
As Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) adotam como base As Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI, na sigla em inglês). Dessa forma, com fundamento na NBASP 400 – Princípios de Auditoria de Conformidade, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2281315 Auditoria

Considerando as normas de elaboração e acompanhamento do plano anual de atividades das auditorias internas emitido pela Controladoria-Geral da União (CGU), julgue o item a seguir.  


O dirigente máximo da unidade auditada é competente para ratificar o plano anual de auditoria interna do exercício de referência.

Alternativas
Q2281313 Auditoria

Considerando as normas de elaboração e acompanhamento do plano anual de atividades das auditorias internas emitido pela Controladoria-Geral da União (CGU), julgue o item a seguir.  


A CGU é o ente responsável pela divulgação da prestação de contas anual das unidades de auditoria interna singulares da administração indireta do Poder Executivo federal. 

Alternativas
Q2280045 Auditoria
Ao atuar na auditoria interna, os auditores internos devem ser objetivos ao executar seus trabalhos.

As Normas Internacionais para o exercício profissional da auditoria interna entendem que essa objetividade na atuação profissional dos auditores internos:
Alternativas
Q2186427 Auditoria
O dever da auditoria interna em relação a fraudes e erros de acordo com a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna é
Alternativas
Q2166916 Auditoria
Os relatórios de responsabilidade corporativa, lentamente, difundiram-se no cenário do setor privado. Inicialmente, as empresas divulgavam questões ambientais. Contudo, diante de diversas críticas, surgiram algumas iniciativas com o intuito de auxiliar as organizações na apresentação de informações financeiras e não financeiras de forma integrada. Nesse sentido, destaca-se a criação do International Integrated Reporting Council (IIRC), que desenvolveu a estrutura do Relato Integrado. Não obstante, o Tribunal de Contas da União (TCU) possui uma cartilha sobre o relatório de gestão na forma de relato integrado. Dessa forma, o principal objetivo do Relato Integrado é:
Alternativas
Q2133796 Auditoria
As Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI), desenvolvidas pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI), visam promover a realização de auditorias independentes e eficazes pelas Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS). De acordo com os dispositivos da ISSAI 100, assinale a alternativa que NÃO contém um princípio da auditoria governamental:
Alternativas
Q2074361 Auditoria
Joana, João e Maria travaram intenso debate a respeito da funcionalidade e dos limites da independência dos Tribunais de Contas, conforme apregoados pela NBASP 10. De acordo com Joana, esses Tribunais devem exercer suas competências constitucionais com independência e promover a execução de sanções administrativas decorrentes de suas decisões. João, por sua vez, ressaltava que esses Tribunais não podem ter o exercício de suas competências restringido por nenhuma espécie de sigilo, independentemente da natureza das operações examinadas. Por fim, Maria afirmou que esses Tribunais devem ter sempre liberdade para decidir sobre o momento oportuno de divulgação e publicação de seus relatórios de auditoria, havendo uma contradição axiológica na previsão de exigências específicas pela lei.
À luz dos balizamentos estabelecidos pela NBASP 10, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1959842 Auditoria
O CTA 27 publicado no DOU de 22/02/2019, que dispõe sobre a emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis de entidades de incorporação imobiliária em suas orientações aos auditores, em relação ao reconhecimento da receita advinda da atividade de incorporação imobiliária, sugere aos auditores considerar o posicionamento da(o)
Alternativas
Q1959841 Auditoria
Nas orientações emanadas pela Resolução CFC Nº 1.332/11, item 6, é possível verificar uma advertência específica.
Essa advertência aponta que falta da divulgação da nota explicativa nas demonstrações contábeis anuais de 2010 para as companhias abertas que exercerem a opção de não reapresentar as ITRs de 2010 até a data da divulgação das referidas demonstrações contábeis anuais pode representar descumprimento de
Alternativas
Q1959832 Auditoria
A convergência às normas internacionais de contabilidade no Brasil promoveu aumento considerável no volume e na complexidade das notas explicativas anexas às demonstrações contábeis das companhias abertas. O tema evidenciação de informações em notas explicativas é recorrente e tem sido objeto de monitoramento constante por parte das áreas técnicas da Comissão de Valores Mobiliários.
Ao tratar dessa questão, à luz do Ofício-circular CVM nº 01/2020, as companhias abertas
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: MPE-SC Prova: FGV - 2022 - MPE-SC - Analista em Contabilidade |
Q1930220 Auditoria
Um princípio relevante nos trabalhos de auditoria é a independência. As normas internacionais para o exercício profissional de auditoria interna entendem a independência como a imunidade quanto às condições que ameaçam a capacidade da atividade de auditoria interna de conduzir as responsabilidades de auditoria de maneira imparcial.
Nos trabalhos de auditoria interna, o grau adequado de independência:
Alternativas
Q1877963 Auditoria
De acordo com as normas internacionais para o exercício profissional da auditoria interna, julgue o item seguinte. 


O chefe executivo de auditoria é responsável por desenvolver e manter um programa de avaliação e melhoria da qualidade das atividades de auditoria, o qual, por meio de avaliações internas e externas, permita, entre outras análises, auferir se a atividade de auditoria interna está em conformidade com as normas vigentes. 
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2011 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1305857 Auditoria
No que se refere à adoção inicial das Normas Brasileiras de Contabilidade adaptadas às Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS), assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2014 - CFC - Auditor Independente - BCB |
Q1303167 Auditoria
Em relação à atuação dos auditores independentes nas instituições financeiras, conforme as normas do BCB, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Q1190021 Auditoria
Considere:
I. A amplitude do trabalho e responsabilidade estão limitadas à área de atuação.
II. Prestar assessoria ao Conselho Fiscal da entidade ou órgão equivalente, se solicitado.
III. Dever de manter sigilo mesmo depois de terminado seu vínculo empregatício ou contratual.
Nos termos da NBC PI 01, aplica-se ao auditor interno o que consta em
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FEPESE Órgão: CELESC Prova: FEPESE - 2018 - CELESC - Contador |
Q925814 Auditoria

A Seção 302 da lei americana Serbanes-Oxley (SOX) determina que Diretores Executivos e Diretores Financeiros devem declarar pessoalmente que são responsáveis pelos controles e procedimentos de divulgação.


Assinale a alternativa incorreta sobre o que cada relatório anual ou trimestral submetido deve conter.

Alternativas
Q846169 Auditoria

A Lei Sarbanes-Oxley (SOX) passou a vigorar em 2002 como consequência das fraudes e escândalos contábeis nos Estados Unidos.


Essa lei se aplica às sociedades empresárias

Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMA Órgão: UFMA Prova: UFMA - 2016 - UFMA - Auditor |
Q662116 Auditoria
Marque a alternativa correta na qual constem 3(três) objetivos da auditoria de regularidade executada pelo controle externo, segundo o INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions).
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: E
5: D
6: D
7: A
8: A
9: C
10: D
11: A
12: D
13: E
14: C
15: C
16: B
17: C
18: A
19: B
20: C