Questões de Concurso Sobre processo de auditoria em auditoria

Foram encontradas 858 questões

Q3196053 Auditoria
Para a resolução da questão, considere as previsões das Normas do Conselho Federal de Contabilidade sobre Auditorias Interna e Independente.
Nos termos da NBC TA 610, o auditor independente NÃO deve utilizar os auditores internos para prestar assistência direta na execução de procedimentos que:

I. Estejam relacionados com trabalhos com os quais os auditores internos estejam envolvidos e que já reportaram ou reportarão à administração ou aos responsáveis pela governança, em decorrência da função de auditoria interna exercida.
II. Envolvam julgamentos não significativos na auditoria.
III. Estejam relacionados com riscos de distorção relevante avaliados como insignificantes.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3196051 Auditoria
Para a resolução da questão, considere as previsões das Normas do Conselho Federal de Contabilidade sobre Auditorias Interna e Independente.
Segundo a NBC TA 505: “A recusa da administração em permitir que o auditor envie solicitações de confirmação constitui uma ___________ sobre a evidência de auditoria que o auditor deseja obter”. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3196050 Auditoria
Para a resolução da questão, considere as previsões das Normas do Conselho Federal de Contabilidade sobre Auditorias Interna e Independente.
Assinale a alternativa que apresenta exemplo de possível indicação de não conformidade com leis e regulamentos.
Alternativas
Q3196049 Auditoria
Para a resolução da questão, considere as previsões das Normas do Conselho Federal de Contabilidade sobre Auditorias Interna e Independente.
Segundo a NBC TA 250, no contexto de leis e de regulamentos, os efeitos potenciais de limitações inerentes à capacidade do auditor de detectar distorções relevantes são maiores pelas seguintes razões, entre outras: 

I. Existem muitas leis e regulamentos, relacionados principalmente com aspectos operacionais da entidade, que geralmente não afetam as demonstrações contábeis e não são capturados pelos sistemas de informação da entidade relevantes para as informações contábeis.
II. A não conformidade pode envolver conduta destinada a ocultar as distorções relevantes, como conluio, falsificação, falha deliberada no registro de transações, transgressão dos controles ou representações imprecisas e intencionais da administração para o auditor.
III. Se um ato constitui uma não conformidade, é, em última instância, um assunto a ser determinado por tribunal ou outra autoridade legal apropriada.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3194679 Auditoria
No que tange ao cumprimento e monitoramento das ações corretivas pró-auditoria, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
I – Um dos benefícios é a prevenção de reincidências e minimização de impactos negativos.
II – Visa garantir que os problemas identificados durante a auditoria sejam resolvidos de forma eficaz e que as medidas corretivas implementadas tenham os resultados esperados.
III – Na análise dos relatórios de auditoria ocorre o acompanhamento regular do progresso das ações corretivas.
Alternativas
Q3194670 Auditoria
O registro de não conformidade é uma evidência documentada de tudo o que não foi cumprido ou que foi verificado como falha em determinados processos de uma empresa. Ao registrar as não conformidades é necessário estabelecer três fatores, quais são eles?
Alternativas
Q3185986 Auditoria
Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes.
O auditor deve definir e executar procedimentos de auditoria que sejam apropriados às circunstâncias com o objetivo de obter evidência de auditoria que sejam
Alternativas
Q3185983 Auditoria
A Matriz de Planejamento de Auditoria é uma ferramenta estruturada que auxilia os auditores a organizarem e documentarem as etapas fundamentais do planejamento, garantindo um trabalho sistemático, eficaz e alinhado aos objetivos da auditoria.
Essa matriz é usada para registrar os elementos principais do planejamento. É amplamente aplicada em auditorias governamentais, especialmente no setor público, onde a transparência e a rastreabilidade são essenciais.
Devem constar numa Matriz de Planejamento de Auditoria: 
Alternativas
Q3185965 Auditoria
No planejamento da auditoria, os auditores devem observar a seguinte orientação:
Alternativas
Q3184153 Auditoria
O objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria para conseguir evidência de auditoria apropriada e suficiente que possibilite ao auditor obter conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião. A evidência de auditoria é necessária para fundamentar a opinião e o relatório do auditor. Ela tem natureza cumulativa e é obtida principalmente a partir dos procedimentos de auditoria realizados durante o curso do trabalho.
Com relação às evidências de auditoria, assinale a afirmativa correta, com base na NBC TA 500 (R1). 
Alternativas
Q3184152 Auditoria
Fonte de informação externa é um indivíduo ou organização externa que fornece informação utilizada pela entidade na elaboração das demonstrações contábeis, ou que foi obtida pelo auditor como evidência de auditoria, quando tal informação é apropriada para utilização por diversos usuários.
De acordo com a NBC TA 500 (R1), norma que trata de Evidência de Auditoria, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q3184145 Auditoria
De acordo com a NBC TR 2410 – REVISÃO DE INFORMAÇÕES INTERMEDIÁRIAS EXECUTADA PELO AUDITOR DA ENTIDADE, o auditor e o cliente devem chegar a um acordo comum sobre os termos do trabalho.
Os termos acordados do trabalho são geralmente registrados em uma carta de contratação. Avalie se essa carta de contratação ajuda a evitar mal-entendidos com relação à natureza do trabalho e, em particular, em relação

I. ao objetivo da revisão de informações intermediárias e ao seu alcance;
II. às responsabilidades da administração;
III. à extensão das responsabilidades do auditor;
IV. à natureza e à forma do relatório;
V. à segurança obtida.


Estão corretos 
Alternativas
Q3184138 Auditoria
De acordo com a NBC TA 510 (R1) – TRABALHOS INICIAIS- SALDOS INICIAIS, o trabalho de auditoria inicial é um trabalho em que
Alternativas
Q3184137 Auditoria
Na avaliação do efeito de distorções identificadas na auditoria, o auditor deve acumular distorções identificadas durante a auditoria que não sejam claramente triviais.
De acordo com a NBC TA 450 (R1) – AVALIAÇÃO DAS DISTORÇÕES IDENTIFICADAS DURANTE A AUDITORIA, quando há alguma incerteza sobre se um ou mais itens são claramente triviais, a distorção
Alternativas
Q3184135 Auditoria
De acordo com a NBC TA 315 (R2) – IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE DISTORÇÃO RELEVANTE, o auditor deve planejar e realizar procedimentos de avaliação de riscos para obter evidência de auditoria que forneça uma base adequada para a identificação e a avaliação dos riscos de distorção relevante e o planejamento de procedimentos adicionais de auditoria.
Avalie se os procedimentos de avaliação de risco devem incluir
I. procedimentos analíticos; II. observação e inspeção; III. confirmação e reexecução; IV. indagações junto à administração e outros indivíduos apropriados da entidade.

Os procedimentos de avaliação de risco devem de fato incluir
Alternativas
Q3183637 Auditoria
Uma empresa apresenta evidências de dificuldades financeiras relevantes, sem a adoção de medidas para reverter o quadro apresentado. Nesse caso, a empresa elaborou suas demonstrações contábeis utilizando a base contábil na premissa da continuidade operacional.
Contudo, no julgamento do auditor, a utilização dessa base é inapropriada, e ele deve
Alternativas
Q3178756 Auditoria
Nos termos da NBC TA 320 (R1) – Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria, a determinação de materialidade é uma questão de julgamento profissional do auditor e é afetada por sua percepção acerca das necessidades de informações por parte dos usuários das demonstrações contábeis. Analise as assertivas abaixo sobre a determinação da materialidade no contexto de auditoria:
I. A determinação da materialidade no planejamento da auditoria busca estabelecer um limite de valor abaixo do qual não há risco de distorções nos lançamentos contábeis.
II. No estabelecimento da estratégia global de auditoria, o auditor deve determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo, desconsiderando circunstâncias específicas da entidade em que as decisões econômicas dos usuários possam ser influenciadas por distorções relevantes de materialidade inferior em classes específicas de transações.
III. No planejamento, para a determinação da materialidade das demonstrações contábeis como um todo, pode ser aplicada uma porcentagem a um de seus elementos, considerado como referencial, por exemplo, o total do patrimônio líquido.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3178755 Auditoria
A NBC TA 300 (R1) – Planejamento da Auditoria de Demonstrações Contábeis destaca que o objetivo do auditor é planejar a auditoria de forma a realizá-la de maneira eficaz. Assinale a alternativa correta de acordo com a referida Norma.
Alternativas
Q3176496 Auditoria
Nos termos da Norma de Contabilidade NBC TA 450 (R1), em matéria de auditoria, distorções podem ser decorrentes de, EXCETO:
Alternativas
Q3176495 Auditoria
Conforme estabelece a Norma de Contabilidade NBC TA 500 (R1): “Embora salvaguardas não possam eliminar todas as ameaças à _____________ do especialista da administração, ameaças como a de intimidação podem ter _________ importância para um especialista contratado pela entidade do que para um especialista empregado pela entidade, e a eficácia de salvaguardas como políticas e procedimentos de controle pode ser maior”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: E
5: D
6: C
7: D
8: A
9: E
10: D
11: B
12: E
13: E
14: C
15: D
16: A
17: C
18: B
19: A
20: B