Questões de Concurso Sobre responsabilidades, limitações e comunicação de deficiências em auditoria

Foram encontradas 56 questões

Q3152884 Auditoria
Ao elaborar o relatório de auditoria, a equipe de auditores comunicou que não foi possível responder a uma questão de auditoria porque, embora tenham empregado diversas técnicas investigativas, as fontes de informação disponíveis não eram suficientes.
Nessa circunstância, o relato dos auditores constitui:
Alternativas
Q3136191 Auditoria
Nos termos da NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle Interno, o auditor deve comunicar tempestivamente por escrito as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria ao(s):
Alternativas
Q3009045 Auditoria
O objetivo do auditor é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente relacionada aos riscos avaliados de distorção relevante por meio do planejamento e da implementação de respostas apropriadas a esses riscos. Em relação à responsabilidade do auditor por fraude e erro e em relação ao planejamento de auditoria, marque a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2559389 Auditoria
Acerca de identificação de fraudes na escrita contábil, auditoria no ativo circulante, saldo credor e aquisições de mercadorias e serviços, julgue o item subsequente.  

É responsabilidade exclusiva do auditor detectar todas as fraudes porventura existentes na escrita contábil, independentemente das circunstâncias ou do tamanho da empresa auditada.
Alternativas
Q2524170 Auditoria

No que se refere à definição, aos objetivos, aos componentes e às limitações de efetividade dos controles internos, julgue o item a seguir. 


A estrutura de controle interno da organização está sujeita a limitações que podem se originar de falhas no julgamento humano ou da presença de conluios entre pessoas que anulem os controles implementados.

Alternativas
Q2517295 Auditoria

Julgue o próximo item, referentes a monitoramento, informação e comunicação no âmbito do controle interno. 


Oportunidade, clareza e um fluxo de informações que contemple todas as direções da organização são requisitos indispensáveis a um processo de comunicação eficaz. 

Alternativas
Q2517294 Auditoria

Julgue o próximo item, referentes a monitoramento, informação e comunicação no âmbito do controle interno. 


No quesito informação e comunicação, é recomendável que as soluções de software preservem a rastreabilidade das informações e dos processos utilizados para a transferência dos dados da origem para o usuário. 

Alternativas
Q2503216 Auditoria
A responsabilidade no setor público deve ser criteriosamente ensejada sobretudo em ocorrências de ineficiência. Assinale a alternativa correspondente a possibilidade de exigência do Estado da reparação por um dano causado por um agente público no exercício de suas atividades, desde que exista demonstração de culpa: 
Alternativas
Q2380101 Auditoria
Assinale a alternativa que apresenta corretamente exemplos de deficiência de controles internos. 
Alternativas
Q2378553 Auditoria

A respeito do Controle Interno, julgue o item.


Um dos requisitos do relatório de auditoria é que sua redação seja construtiva. Isto significa dizer que a informação deve recomendar as providências com vistas a melhorar a gestão financeira e operacional da entidade, com linguagem clara, objetiva e precisa, sem adjetivações ou comentários ofensivos.

Alternativas
Q2354995 Auditoria

        O conselho de administração de determinada organização, ao aprovar a implantação de um sistema de governança, resolveu pela instalação de um comitê de auditoria em detrimento da constituição de um conselho fiscal, e decidiu pela contratação de uma empresa terceirizada para atuar como auditoria interna.


A partir desse cenário hipotético, julgue o item a seguir.


A organização não poderia dispensar a constituição de um conselho fiscal, pois ele é parte integrante de um sistema de governança e possui atribuições definidas em lei. 

Alternativas
Q2354994 Auditoria

        O conselho de administração de determinada organização, ao aprovar a implantação de um sistema de governança, resolveu pela instalação de um comitê de auditoria em detrimento da constituição de um conselho fiscal, e decidiu pela contratação de uma empresa terceirizada para atuar como auditoria interna.


A partir desse cenário hipotético, julgue o item a seguir.


O conselho de administração, por ser o órgão responsável pela aprovação da implantação do sistema de governança, não é um componente da estrutura de governança da organização. 

Alternativas
Q2346836 Auditoria
O auditor deve obter entendimento do controle interno relevante para a auditoria ao identificar e avaliar os indicadores de deficiência significativa, incluindo: 
Alternativas
Q2208760 Auditoria
É responsabilidade da auditoria externa no âmbito de uma auditoria de demonstrações financeiras:
Alternativas
Q2169652 Auditoria
Com relação ao sistema de controles internos de uma entidade, julgue os itens a seguir.   
I Em sistemas de avaliações contínuas, há aplicativos que verificam todas as contas a pagar e identificam aquelas que estão fora do padrão, de modo que, quando são detectadas anormalidades, estas são encaminhadas para a verificação de possíveis irregularidades ou pendências. II Para garantir o sigilo e a segurança da informação, as informações relevantes para fins de controle devem ser capturadas e reportadas apenas à área responsável pelo sistema de controles internos. III A fixação de limites máximos de exposição a riscos assumidos por um operador de mercado para cada horizonte de investimento é exemplo de uma atividade de prevenção, enquanto que a confrontação da mesma informação com dados vindos de bases diferentes, adotando as ações corretivas, quando necessário, constitui um tipo de atividade de detecção.
Assinale a opção correta.
Alternativas
Q2097701 Auditoria
Aos Diretores e Acionistas da
ALUNORTE – Alumina do Norte do Brasil S.A.
Barcarena – Pará


            Examinamos os balanços patrimoniais da Alumina do Norte do Brasil S.A. (ALUNORTE), levantados em 31 de dezembro de 2005 e 2004, e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, elaboradas sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis.

        Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas brasileiras de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e os sistemas contábeis e de controles internos da Companhia; (b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as informações contábeis divulgadas; e (c) a avaliação das práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas pela Administração da Companhia, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

            Em nossa opinião, as demonstrações contábeis referidas no primeiro parágrafo, representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da ALUNORTE em 31/12/2005 e 2004, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

            As informações suplementares referentes às demonstrações dos fluxos de caixa, do valor adicionado e do balanço social são apresentadas com o objetivo de permitir análises adicionais e não são requeridas como parte das demonstrações contábeis básicas, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil. Essas informações foram por nós examinadas de acordo com os procedimentos de auditoria mencionados no parágrafo 2.º e, em nossa opinião, estão adequadamente apresentados, em todos os aspectos relevantes, em relação às demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

ALUNORTE – Parecer do Auditor Indenpendente,
Internet: <www.alunorte.net/Anual2005.pdf>.

Julgue o item a seguir, considerando as normas relativas a auditoria independente.


A data a ser registrada no parecer do auditor independente acima deve coincidir com a data do balanço auditado, ou seja, 31/12/2005.

Alternativas
Q2068583 Auditoria
Quando, em circunstâncias extremamente raras envolvendo diversas incertezas, o auditor concluir que, independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre cada uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis, então o auditor deve:
Alternativas
Q2047930 Auditoria
Em uma organização, o Controle caracteriza-se por qualquer atividade de verificação sistemática de um registro, exercida de forma permanente ou periódica, consubstanciado em documento ou outro meio que expresse uma ação, uma situação, um resultado, etc., com o objetivo de se verificar se existe conformidade.
São parâmetros de comparação para verificar se há conformidade, EXCETO:
Alternativas
Q1971860 Auditoria
Ao acompanhar o recebimento de material pela Comissão responsável, a qual confere os documentos fiscais e contratuais, certifica o recebimento e transmite os documentos ao Contador para liquidação da despesa orçamentária, o Auditor adota procedimento de auditoria denominado:
Alternativas
Q1814292 Auditoria
Com relação à comunicação de deficiências de controle interno definida pela NBC TA 265, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: E
5: C
6: C
7: C
8: D
9: B
10: C
11: C
12: E
13: C
14: C
15: B
16: E
17: C
18: D
19: A
20: A