Questões de Contabilidade Pública - SIAFI para Concurso
Foram encontradas 297 questões
I. O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Governo Federal.
II. Entidades de caráter privado podem utilizar o SIAFI, tendo como única condicionante, autorização exarada pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN).
III. O SIAFI deve ser utilizado, inclusive, pelas empresas controladas pela União que constam no orçamento de investimentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Considere as afirmativas abaixo:
1. O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAF) é uma ferramenta fundamental para o controle da execução orçamentária e financeira no setor público, permitindo o acompanhamento em tempo real das receitas e despesas, além de garantir a integridade e a segurança dos dados registrados.
2. A execução orçamentária no setor público envolve as etapas de empenho, liquidação e pagamento, devendo ser observadas as normas de contabilidade pública e os princípios da legalidade, da publicidade e da eficiência.
3. A Conta Única do Tesouro Nacional centraliza os recursos financeiros da União, sendo que os entes federados devem gerir suas contas de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo SIAF, assegurando a uniformidade e a transparência na gestão dos recursos públicos.
4. A execução financeira compreende a arrecadação de receitas e a realização de despesas, sendo que as variações patrimoniais qualitativas e quantitativas devem ser registradas de acordo com as normas estabelecidas pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).
5. As despesas públicas devem ser classificadas conforme as categorias econômicas, que incluem despesas correntes e de capital, sendo que o registro contábil dessas despesas deve respeitar o regime de competência, conforme determinado pela NBC TSP e pelo MCASP.
Alternativas:
I. Fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal. II. Permitir que a Contabilidade Aplicada à Administração Pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais para todos os níveis da Administração Pública Federal. III. Integrar e compatibilizar as informações dos diversos Órgãos e Entidades participantes do Sistema. IV. Proporcionar a transparência dos gastos públicos que são disponibilizados no Portal Transparência do Governo Federal.
São objetivos do SIAFI:
Julgue o item a seguir.
Suponha que um órgão federal esteja realizando
despesas por meio do SIAFI, de acordo com o Decreto nº
93.872/1986. O contador público é responsável por
registrar essas transações no sistema de forma precisa e
tempestiva, garantindo que os gastos estejam de acordo
com as categorias orçamentárias aprovadas e as normas
estabelecidas no decreto. Isso envolve a identificação
correta das fontes de recursos, a classificação adequada
das despesas e a análise das movimentações financeiras
para garantir a conformidade com as normas do SIAFI.
Julgue o item a seguir.
Um cidadão acessa o portal de transparência do Governo
Federal para consultar os gastos realizados por um
determinado órgão. As informações disponíveis são
geradas pelo Sistema Integrado de Administração
Financeira do Governo Federal e apresentam detalhes
sobre as despesas, incluindo fornecedor, data e valor.
Isso permite que o cidadão acompanhe de perto como o
dinheiro público está sendo utilizado e exija prestação de
contas por parte dos gestores.