Questões de Concurso Sobre conceito e objeto da antropologia. cultura. relativismo cultural versus etnocentrismo. observação participante e técnica em antropologia

Foram encontradas 152 questões

Q3300876 Antropologia
Maria do Socorro Simões (2002), sobre a experiência do Projeto IFNOPAP/UFPA (Imaginário nas Formas Narrativas Orais da Amazônia Paraense), traz perspectivas sobre a Cultura amazônica, entre o rio e a floresta. Sobre este aspecto ela afirma o seguinte: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2025 - UEG - Analista de Gestão Governamental |
Q3267068 Antropologia

Leia o texto a seguir para responder à questão.



DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 19-21 (Adaptado).

Os modelos da plasticidade generalizada e do relativismo cultural (linhas 6-10) explicam a relação entre o funcionamento do nosso cérebro e a diversidade das culturas a partir da seguinte hipótese: 
Alternativas
Q3226722 Antropologia
O modelo Socioantropológico para Educação de Surdos, descrito por Skliar: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2025 - UFRR - Produtor Cultural |
Q3218660 Antropologia
“Cultura é uma dimensão do processo social, da vida de uma sociedade. Não diz respeito apenas a um conjunto de práticas e concepções, como por exemplo se poderia dizer da arte. (..) Entendida dessa forma, cultura diz respeito a todos os aspectos da vida social, e não se pode dizer que ela exista em alguns contextos e não em outros”. 

FONTE: Disponível em: (Santos, ). L. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006, 

Tendo como referência o excerto acima, julgue os itens seguintes: 

I. Do ponto de vista antropológico, existem basicamente dois tipos de cultura: a erudita e a popular. 
II. Seja entendida como conceito ou como dimensão pratica da vida social, a noção de cultura é historicamente construída. 
III. É possível afirmar que existem culturas mais evoluídas do que outras, já que nem todas as sociedades desenvolvem-se da mesma forma. 
IV. Considerando que as nações são unidades politicas da historia contemporânea, é possível falar na existência de diferentes culturas nacionais. 

As opções CORRETAS são: 
Alternativas
Q3192579 Antropologia
De acordo com a lei que institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro (Decreto nº 3.551/2000), em seu art. 1º, §1º, tal registro será feito em quatros livros distintos conforme a natureza do item a ser registrado. Ciente dessa particularidade, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionando cada um desses bens imateriais a seu respectivo livro de inscrição: 
COLUNA 1

1. Livro de Registro dos Saberes. 2. Livro de Registro das Celebrações. 3. Livro de Registro das Formas de Expressão. 4. Livro de Registro dos Lugares.

COLUNA 2

( ) Mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas.
( ) Manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.
( ) Conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.
( ) Rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, de musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.
( ) Conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.
( ) Rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3032612 Antropologia
A tradição oral, mitos, símbolos, estudo das festas e tudo aquilo tido como cultura popular em detrimento da valorização do saber não letrado, faz parte de qual dimensão histórica:
Alternativas
Q3032604 Antropologia
[...] Ele o defendia acreditando na autonomia da cultura, na sua singularidade, valorizando os costumes, pois os costumes, segundo Boas, são manifestações da cultura. Assim, ele destacou a necessidade de estudar cada cultura de modo singular, destacando mais as diferenças que as similaridades entre elas. Com isso, lançou as bases daquilo que hoje, em antropologia, chamamos de “padrão cultural.”
         (Disponível em: https://revistas.pucsp.br/pontoevirgula/article/download/13903/10227/33531 – Educação e cultura no pensamento de Franz Boas.)


O trecho acima refere-se a qual padrão cultural:
Alternativas
Q3029000 Antropologia

Clifford Geertz, em A interpretação das culturas (1989), aponta que os textos antropológicos são, eles mesmos, interpretações de segunda e terceira mão. Isso porque somente o nativo pode realizar uma interpretação em primeira mão de sua própria cultura. Mesmo os informantes em trabalhos etnográficos fazem interpretações de segunda mão.


Estão em acordo com essa constatação todas as alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Q3028999 Antropologia
Em A interpretação das culturas (1989), Clifford Geertz indica o principal objetivo da Antropologia.
Analise as proposições abaixo e assinale a CORRETA:
Alternativas
Q3028994 Antropologia
Para a Antropologia, a cultura constitui-se em um conceito básico e central e, nesse campo, situa-se Ralph Linton em O Homem: uma introdução à antropologia (2000).
Entre os postulados abaixo, assinale aquele que NÃO contempla a concepção de Linton para o conceito de cultura:
Alternativas
Q3023519 Antropologia

Sobre o ofício do antropólogo, a partir da visão de Roberto Da Matta (1981), analise as assertivas abaixo:


I. A atividade de campo não deve ser estendida quando afetar a subjetividade do pesquisador, com isso prejudicando o controle da experiência planejada.


II. O antropólogo deve fazer um esforço de transformação do exótico em familiar, para dar um sentido lógico e coerente às práticas que está observando.


III. Na sua própria sociedade, o antropólogo precisa aprender a estranhar o familiar, para melhor compreendê-lo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q3023518 Antropologia

Segundo Cardoso de Oliveira, “Outra marca forte da Antropologia é a prática do ______________. Isto significa que o antropólogo vive durante um período de tempo com a comunidade ou sociedade estudada e esta experiência tem grande impacto na sua percepção. Tal quadro realça a importância daquela dimensão de dialogia [...] por meio da qual o antropólogo precisa estabelecer uma conexão com a visão do grupo estudado ou com o ponto de vista nativo, produzindo assim uma fusão de horizontes, para conseguir dar sentido ao que está sendo observado” (CARDOSO DE OLIVEIRA, L. R. O ofício do antropólogo, ou como desvendar evidências simbólicas. Anuário Antropológico, v. 32, n. 1, 2018) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017675 Antropologia
A antropologia brasileira nasceu nos museus, institutos históricos e geográficos e faculdades de direito e medicina. Ela articula variados conhecimentos e esteve associada a diferentes momentos e projetos da Nação. No caso dos trabalhos pioneiros desenvolvidos no Museu Nacional do Rio de Janeiro, o período entre as décadas de 1930–1940 caracterizou-se no quadro geral das cooperações internacionais pela aproximação entre
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017669 Antropologia
O conjunto de convenções da UNESCO, que define e instrui os processos de restituição ou retorno de objetos culturais, tem como princípio o reconhecimento histórico da pilhagem de objetos durante a Segunda Guerra Mundial e o colonialismo europeu dos séculos XIX e XX. Por conta disso, medidas de reparação por danos patrimoniais e morais devem ser geradas. Assim sendo, os processos de restituição são definidos como 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017668 Antropologia
Arquivos audiovisuais fazem parte do conjunto de artefatos que povoam museus e centros culturais e de investigação e conservação. Apesar de serem classificadas como “coleções etnográficas”, suas materialidades distintas e variadas colocam outras questões e dilemas de colecionamento, difusão e salvaguarda. Diante disso, a antropologia dedicada ao cotidiano museal deve atentar para o modo sobre como coleções fonográficas e fílmicas foram geradas de forma a poder
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017662 Antropologia
Historicamente, podemos organizar os marcos de desenvolvimento de um determinado campo científicomuseal tomando como índices o incremento de coleções, a ampliação de quadros profissionais ou a especialização de áreas de conhecimento. O Museu Antropológico da UFG, iniciado nos anos de 1960, fundamenta-se em paradigma 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017658 Antropologia
A história de classificação dos objetos salvaguardados em reservas técnicas etnológicas, desde as curiosidades artificiais da virada dos séculos XVIII–XIX até os artefatos etnográficos da virada dos séculos XIX–XX, evidencia a contínua redefinição de parâmetros científicos e a relação tensa entre classificação científica, classificação étnica e classificação de gestão museal. Nem sempre curadores, conservadores e, mais recentemente, indígenas, falam a mesma língua. Considerando o trabalho pioneiro de Berta Ribeiro, a partir dos acervos de museus como o Nacional do Rio de Janeiro e Emílio Goeldi do Pará, a organização da produção de material etnográfico é classificada em 
Alternativas
Q2570994 Antropologia
Um pesquisador começou uma pesquisa qualitativa interrogando quais os fatores que contribuem para o aumento da contaminação do vírus da imunodeficiência humana (HIV) em mulheres no Brasil, chegando à conclusão de que muitas mulheres contaminadas por HIV possuem relacionamentos heterossexuais e acreditam que a contaminação atinge somente homossexuais masculinos. A partir disso, o pesquisador realizou outra pesquisa para investigar se a crença das mulheres na transmissão do HIV nas “populações-chave” está determinando a ausência de procedimentos preventivos por parte delas.

Isso mostra que o ciclo da pesquisa é um processo em espiral que tem início com uma
Alternativas
Q2570992 Antropologia
Numa pesquisa qualitativa sobre o trabalho realizado pelas mulheres quebradeiras de coco babaçu, um pesquisador resolveu combinar duas estratégias para a compreensão da realidade onde elas estão inseridas. Na primeira, o pesquisador presenciou a execução do trabalho das mulheres e participou, como espectador e agente, do cotidiano da vida social e cultural delas. Na segunda, ele estabeleceu uma interação com essas trabalhadoras para levantar as experiências vividas por elas, buscando identificar nas narrativas como cada uma interpreta suas experiências.

Essas técnicas de coleta de dados são, respectivamente,
Alternativas
Q2494480 Antropologia
Em seu artigo “O futuro nos laudos antropológicos”, o antropólogo Paulo Santini afirma:

“Com respeito ao reconhecimento oficial de direitos territoriais indígenas — em que a delimitação substantiva de um território é exigida para o cumprimento do artigo 231 da Constituição —, a primeira, senão a única atribuição legal de antropólogos é a de empreender e coordenar os estudos dos grupos técnicos instituídos para proceder à identificação e à delimitação das terras ocupadas tradicionalmente pelos índios; requere-se dos especialistas que tracem e demonstrem a continuidade entre povos pré-colombianos e populações atuais.”

A realização de um laudo antropológico pressupõe o emprego de técnicas de pesquisa consagradas pela disciplina.

A técnica de pesquisa antropológica, indispensável na produção de laudos, que permite ao técnico acessar a realidade social em questão, entrar em contato com o grupo pesquisado e conhecer suas singularidade é(são) o(s):
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: B
5: C
6: A
7: C
8: D
9: A
10: A
11: D
12: D
13: D
14: C
15: D
16: C
17: A
18: B
19: E
20: E