Questões de Concurso Sobre conceito e objeto da antropologia. cultura. relativismo cultural versus etnocentrismo. observação participante e técnica em antropologia

Foram encontradas 146 questões

Q3032604 Antropologia
[...] Ele o defendia acreditando na autonomia da cultura, na sua singularidade, valorizando os costumes, pois os costumes, segundo Boas, são manifestações da cultura. Assim, ele destacou a necessidade de estudar cada cultura de modo singular, destacando mais as diferenças que as similaridades entre elas. Com isso, lançou as bases daquilo que hoje, em antropologia, chamamos de “padrão cultural.”
         (Disponível em: https://revistas.pucsp.br/pontoevirgula/article/download/13903/10227/33531 – Educação e cultura no pensamento de Franz Boas.)


O trecho acima refere-se a qual padrão cultural:
Alternativas
Q3029000 Antropologia

Clifford Geertz, em A interpretação das culturas (1989), aponta que os textos antropológicos são, eles mesmos, interpretações de segunda e terceira mão. Isso porque somente o nativo pode realizar uma interpretação em primeira mão de sua própria cultura. Mesmo os informantes em trabalhos etnográficos fazem interpretações de segunda mão.


Estão em acordo com essa constatação todas as alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Q3028999 Antropologia
Em A interpretação das culturas (1989), Clifford Geertz indica o principal objetivo da Antropologia.
Analise as proposições abaixo e assinale a CORRETA:
Alternativas
Q3028994 Antropologia
Para a Antropologia, a cultura constitui-se em um conceito básico e central e, nesse campo, situa-se Ralph Linton em O Homem: uma introdução à antropologia (2000).
Entre os postulados abaixo, assinale aquele que NÃO contempla a concepção de Linton para o conceito de cultura:
Alternativas
Q3023519 Antropologia

Sobre o ofício do antropólogo, a partir da visão de Roberto Da Matta (1981), analise as assertivas abaixo:


I. A atividade de campo não deve ser estendida quando afetar a subjetividade do pesquisador, com isso prejudicando o controle da experiência planejada.


II. O antropólogo deve fazer um esforço de transformação do exótico em familiar, para dar um sentido lógico e coerente às práticas que está observando.


III. Na sua própria sociedade, o antropólogo precisa aprender a estranhar o familiar, para melhor compreendê-lo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q3023518 Antropologia

Segundo Cardoso de Oliveira, “Outra marca forte da Antropologia é a prática do ______________. Isto significa que o antropólogo vive durante um período de tempo com a comunidade ou sociedade estudada e esta experiência tem grande impacto na sua percepção. Tal quadro realça a importância daquela dimensão de dialogia [...] por meio da qual o antropólogo precisa estabelecer uma conexão com a visão do grupo estudado ou com o ponto de vista nativo, produzindo assim uma fusão de horizontes, para conseguir dar sentido ao que está sendo observado” (CARDOSO DE OLIVEIRA, L. R. O ofício do antropólogo, ou como desvendar evidências simbólicas. Anuário Antropológico, v. 32, n. 1, 2018) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017675 Antropologia
A antropologia brasileira nasceu nos museus, institutos históricos e geográficos e faculdades de direito e medicina. Ela articula variados conhecimentos e esteve associada a diferentes momentos e projetos da Nação. No caso dos trabalhos pioneiros desenvolvidos no Museu Nacional do Rio de Janeiro, o período entre as décadas de 1930–1940 caracterizou-se no quadro geral das cooperações internacionais pela aproximação entre
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017669 Antropologia
O conjunto de convenções da UNESCO, que define e instrui os processos de restituição ou retorno de objetos culturais, tem como princípio o reconhecimento histórico da pilhagem de objetos durante a Segunda Guerra Mundial e o colonialismo europeu dos séculos XIX e XX. Por conta disso, medidas de reparação por danos patrimoniais e morais devem ser geradas. Assim sendo, os processos de restituição são definidos como 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017668 Antropologia
Arquivos audiovisuais fazem parte do conjunto de artefatos que povoam museus e centros culturais e de investigação e conservação. Apesar de serem classificadas como “coleções etnográficas”, suas materialidades distintas e variadas colocam outras questões e dilemas de colecionamento, difusão e salvaguarda. Diante disso, a antropologia dedicada ao cotidiano museal deve atentar para o modo sobre como coleções fonográficas e fílmicas foram geradas de forma a poder
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017662 Antropologia
Historicamente, podemos organizar os marcos de desenvolvimento de um determinado campo científicomuseal tomando como índices o incremento de coleções, a ampliação de quadros profissionais ou a especialização de áreas de conhecimento. O Museu Antropológico da UFG, iniciado nos anos de 1960, fundamenta-se em paradigma 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017658 Antropologia
A história de classificação dos objetos salvaguardados em reservas técnicas etnológicas, desde as curiosidades artificiais da virada dos séculos XVIII–XIX até os artefatos etnográficos da virada dos séculos XIX–XX, evidencia a contínua redefinição de parâmetros científicos e a relação tensa entre classificação científica, classificação étnica e classificação de gestão museal. Nem sempre curadores, conservadores e, mais recentemente, indígenas, falam a mesma língua. Considerando o trabalho pioneiro de Berta Ribeiro, a partir dos acervos de museus como o Nacional do Rio de Janeiro e Emílio Goeldi do Pará, a organização da produção de material etnográfico é classificada em 
Alternativas
Q2937624 Antropologia
O Art. 68 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal define as comunidades remanescentes de quilombos. Em uma perspectiva antropológica, podemos ressaltar que no que se refere ao reconhecimento destes como grupo étnico:
Alternativas
Q2937622 Antropologia
O conceito de patrimônio esteve inicialmente associado à preservação de bens autenticamente nacionais. É possível afirmar que:
Alternativas
Q2937617 Antropologia
“Embora possamos, por um momento, entrar na alma de um selvagem e através de seus olhos ver o mundo exterior e sentir como ele deve sentir-se ao sentir-se ele mesmo – nosso objetivo final ainda é enriquecer e aprofundar nossa própria visão do mundo, compreender nossa própria natureza e refiná-la, intelectual e artisticamente”. Com essas palavras, Bronislaw Malinowski um pouco que resume ser o projeto da Antropologia enquanto um conhecimento do Homem e sobre o Homem. Dessa forma, se distanciava dos postulados evolucionistas, que buscavam perceber as sociedades enquanto submetidas a um mesmo quadro históricoevolutivo. Para a assunção dessa perspectiva reflexiva, foi fundamental no desenvolvimento do pesquisador de origem polonesa:
Alternativas
Q2937615 Antropologia
Roberto DaMatta em seu livro “Relativizando” localiza a raiz das diferenças entre ciências naturais e sociais no fato de que, enquanto na primeira a natureza não reage diretamente ao estímulo do pesquisador, na segunda esta interação é evidente. Para o antropólogo, a existência humana é uma experiência que tem lugar em distintas sociedades, nas quais os homens acentuam suas distinções, em complexos processos que envolvem reações aos estímulos da natureza, combinando adaptação e transformação do meio ambiente. Tais processos são presididos pela cultura, que seria o que distingue as sociedades humanas de outras existentes no reino animal.Acultura, nos termos do autor, seria:
Alternativas
Q2937607 Antropologia
Na contemporaneidade, o patrimônio cultural preservado em museus é difundido em redes comunicativas que abrangem sociedades nacionais e indígenas. Os Ticuna, povo estudado por Priscila Faulhaber, realizava atividades no Museu Maguita, em Benjamin Constant (AM), que podem ser caracterizadas como cerimoniais interétnicos, dos quais participam antropólogos, linguistas, agentes indigenistas, entre outros atores. Segundo a antropóloga, uma vez que entre os Ticuna não se observa continuidade entre vivos e mortos, os artefatos e indumentárias existentes nos museus são associados a seres invisíveis que mediam as relações entre o povo e o meio ambiente. Com essa forma particular de se relacionar com tais materiais, os representantes daquele povo:
Alternativas
Q2937602 Antropologia
No texto “O senso comum como sistema cultural”, Clifford Geertz considera o trabalho de Evans Pritchard sobre feitiçaria entre os “Azande”. E afirma: “se o conteúdo das crenças azande sobre feitiçaria é ou não místico (...), elas são utilizadas pelos Azande de uma forma nada mística – e sim como uma elaboração e uma defesa das afirmações reais da razão coloquial” (119). Geertz realiza tal afirmação sobre o trabalho de Evans Pritchard porque entende que as crenças Azande:
Alternativas
Q2937588 Antropologia
Na “Floresta dos símbolos”, Victor Turner descreve e interpreta rituais da vida dos Ndembu da Zâmbia.Oautor, “por 'ritual', entende o comportamento formal prescrito para ocasiões não devotadas à rotina tecnológica, tendo como referência a crença em seres ou poderes místicos” (2005:49). O “símbolo”, por sua parte, é entendido por Turner como a menor unidade do ritual que expressa as propriedades específicas do comportamento ritual. Nesta proposta, Turner entende que a importância do estudo do ritual entre os Ndembu se deve ao fato de:
Alternativas
Q2937571 Antropologia
No livro “A interpretação das culturas”, Clifford Geertz defende um conceito semiótico de cultura. Ele afirma: “acreditando, como Max Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significado que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa à procura do significado” (1989:4). Para este autor, o método que corresponde a esta perspectiva da cultura é:
Alternativas
Q2934139 Antropologia
Considerando as teorias e conceitos antropológicos sobre cultura, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Segundo Lévi-Strauss, cultura é um conjunto de sistemas simbólicos que inclui também a linguagem, as regras matrimoniais, a religião, as regras econômicas, a ciência e a arte.

( ) Benedict, ao analisar as diversas culturas, chegou ao conceito de padrão cultural, pois observou a prevalência de uma certa coerência e homogeneidade em cada cultura, que a distinguia ou aproximava de outras.

( ) Segundo Malinowski, o ser humano cria um ambiente externo a ele, uma cultura cheia de significados que dá sentido à sua existência. Somos produtores e consumidores de cultura, simultaneamente.

( ) O modo de ver o mundo, os valores, os diferentes comportamentos e posturas corporais são resultado de uma herança cultural (da operação de uma determinada cultura).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: D
6: D
7: D
8: C
9: D
10: C
11: A
12: D
13: A
14: C
15: A
16: A
17: E
18: D
19: C
20: E