Questões de Concurso
Sobre conceito e objeto da antropologia. cultura. relativismo cultural versus etnocentrismo. observação participante e técnica em antropologia
Foram encontradas 152 questões
Leia o texto a seguir para responder à questão.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 19-21 (Adaptado).
FONTE: Disponível em: (Santos, ). L. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006,
Tendo como referência o excerto acima, julgue os itens seguintes:
I. Do ponto de vista antropológico, existem basicamente dois tipos de cultura: a erudita e a popular.
II. Seja entendida como conceito ou como dimensão pratica da vida social, a noção de cultura é historicamente construída.
III. É possível afirmar que existem culturas mais evoluídas do que outras, já que nem todas as sociedades desenvolvem-se da mesma forma.
IV. Considerando que as nações são unidades politicas da historia contemporânea, é possível falar na existência de diferentes culturas nacionais.
As opções CORRETAS são:
COLUNA 1
1. Livro de Registro dos Saberes. 2. Livro de Registro das Celebrações. 3. Livro de Registro das Formas de Expressão. 4. Livro de Registro dos Lugares.
COLUNA 2
( ) Mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas.
( ) Manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.
( ) Conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.
( ) Rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, de musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.
( ) Conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.
( ) Rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(Disponível em: https://revistas.pucsp.br/pontoevirgula/article/download/13903/10227/33531 – Educação e cultura no pensamento de Franz Boas.)
O trecho acima refere-se a qual padrão cultural:
Clifford Geertz, em A interpretação das culturas (1989), aponta que os textos antropológicos são, eles mesmos, interpretações de segunda e terceira mão. Isso porque somente o nativo pode realizar uma interpretação em primeira mão de sua própria cultura. Mesmo os informantes em trabalhos etnográficos fazem interpretações de segunda mão.
Estão em acordo com essa constatação todas as alternativas abaixo, EXCETO:
Analise as proposições abaixo e assinale a CORRETA:
Entre os postulados abaixo, assinale aquele que NÃO contempla a concepção de Linton para o conceito de cultura:
Sobre o ofício do antropólogo, a partir da visão de Roberto Da Matta (1981), analise as assertivas abaixo:
I. A atividade de campo não deve ser estendida quando afetar a subjetividade do pesquisador, com isso prejudicando o controle da experiência planejada.
II. O antropólogo deve fazer um esforço de transformação do exótico em familiar, para dar um sentido lógico e coerente às práticas que está observando.
III. Na sua própria sociedade, o antropólogo precisa aprender a estranhar o familiar, para melhor compreendê-lo.
Quais estão corretas?
Segundo Cardoso de Oliveira, “Outra marca forte da Antropologia é a prática do ______________. Isto significa que o antropólogo vive durante um período de tempo com a comunidade ou sociedade estudada e esta experiência tem grande impacto na sua percepção. Tal quadro realça a importância daquela dimensão de dialogia [...] por meio da qual o antropólogo precisa estabelecer uma conexão com a visão do grupo estudado ou com o ponto de vista nativo, produzindo assim uma fusão de horizontes, para conseguir dar sentido ao que está sendo observado” (CARDOSO DE OLIVEIRA, L. R. O ofício do antropólogo, ou como desvendar evidências simbólicas. Anuário Antropológico, v. 32, n. 1, 2018) – trecho adaptado especialmente para esta prova.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Isso mostra que o ciclo da pesquisa é um processo em espiral que tem início com uma
Essas técnicas de coleta de dados são, respectivamente,
“Com respeito ao reconhecimento oficial de direitos territoriais indígenas — em que a delimitação substantiva de um território é exigida para o cumprimento do artigo 231 da Constituição —, a primeira, senão a única atribuição legal de antropólogos é a de empreender e coordenar os estudos dos grupos técnicos instituídos para proceder à identificação e à delimitação das terras ocupadas tradicionalmente pelos índios; requere-se dos especialistas que tracem e demonstrem a continuidade entre povos pré-colombianos e populações atuais.”
A realização de um laudo antropológico pressupõe o emprego de técnicas de pesquisa consagradas pela disciplina.
A técnica de pesquisa antropológica, indispensável na produção de laudos, que permite ao técnico acessar a realidade social em questão, entrar em contato com o grupo pesquisado e conhecer suas singularidade é(são) o(s):