De acordo com a lei que institui o Registro de Bens Cultura...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3192579 Antropologia
De acordo com a lei que institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro (Decreto nº 3.551/2000), em seu art. 1º, §1º, tal registro será feito em quatros livros distintos conforme a natureza do item a ser registrado. Ciente dessa particularidade, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionando cada um desses bens imateriais a seu respectivo livro de inscrição: 
COLUNA 1

1. Livro de Registro dos Saberes. 2. Livro de Registro das Celebrações. 3. Livro de Registro das Formas de Expressão. 4. Livro de Registro dos Lugares.

COLUNA 2

( ) Mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas.
( ) Manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.
( ) Conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.
( ) Rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, de musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.
( ) Conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.
( ) Rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, é importante compreender que ela está baseada no Decreto nº 3.551/2000, que regulamenta o registro de bens culturais de natureza imaterial no Brasil. Esse decreto estabelece que o registro será feito em quatro livros distintos, cada um dedicado a um tipo específico de bem imaterial.

A alternativa correta é a C: 4-3-1-2.

A seguir explicamos o raciocínio para a escolha da alternativa correta:

1. Livro de Registro dos Lugares: Este livro abrange espaços como mercados, feiras e santuários, que são locais onde práticas culturais coletivas são concentradas e reproduzidas. Portanto, o primeiro item da coluna 2 corresponde a este livro.

2. Livro de Registro das Formas de Expressão: Manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas são registradas neste livro, conforme descrito no segundo item da coluna 2.

3. Livro de Registro dos Saberes: Este livro é destinado ao registro de conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades. O terceiro item da coluna 2 se encaixa nesta categoria.

4. Livro de Registro das Celebrações: Rituais e festas que marcam a vivência coletiva, como aquelas relacionadas ao trabalho, religiosidade e entretenimento, são registradas neste livro, correspondendo ao quarto item da coluna 2.

A seguir, analisamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - 2-3-1-4: Esta sequência não corresponde corretamente aos itens, já que inverte os registros das celebrações e saberes.

B - 1-2-3-4: Esta alternativa coloca os saberes no início, o que está incorreto de acordo com a correlação correta.

D - 4-3-2-1: Esta opção inverte o registro das celebrações e saberes, além de não corresponder ao padrão correto dos lugares e formas de expressão.

E - 3-4-2-1: Coloca as formas de expressão como primeiro item e inverte a ordem correta dos outros registros.

Compreender bem o tema central da questão ajuda a identificar a alternativa correta. A lei e seus decretos são fontes confiáveis e essenciais para fundamentar as respostas em concursos públicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo