Questões de Concurso Sobre pré-evolucionsimo e evolucionismo. l.h. morgan e evolução cultural. tylor e frazer: animismo, magia e totemismo. status e contrato. particularismo histórico de boas em antropologia

Foram encontradas 22 questões

Q3028996 Antropologia
Em Mito e Realidade (1998), o antropólogo Mircea Eliade discute o mecanismo, a função e a evolução do mito, apontando para sua relevância nos estudos antropológicos, no que diz respeito às indagações sobre o significado do mundo e da existência humana.
De modo geral, conforme o autor, pode-se dizer que o mito, tal como é vivido pelas sociedades arcaicas:

I. Constitui a História dos atos dos Entes Sobrenaturais.
II. Que essa História é considerada absolutamente verdadeira e sagrada.
III. Refere-se sempre a uma criação, isto é, algo escatológico, ou como um padrão de comportamento no Sagrado.
IV. Que, em se conhecendo o mito, conhece-se a origem das coisas, chegando até a dominálas e a manipulá-las à vontade.
V. É possível viver o mito, à medida em que somos impregnados pelo poder sagrado e exaltante dos eventos rememorados ou reatualizados.

Assinale a única alternativa em que todas as proposições estão CORRETAS:
Alternativas
Q3028993 Antropologia
Ralph Linton, antropólogo americano da geração de 1920, autor de The Study of Man, traduzido em português como O Homem: uma introdução à antropologia (2000), foi um dos primeiros a delinear um estudo sobre a origem do homem e sua participação na cultura. O autor, ao tratar sobre a origem do homem, discorre sobre a revolução causada pela descoberta do homem de Neandertal, Homo Neanderthalensis, no último glacial e no avanço glacial final.
Sobre as constatações de Ralph Linton acerca do homem de Neandertal, assinale a opção INCORRETA:
Alternativas
Q3028991 Antropologia
Entre as grandes controvérsias ao longo de décadas na pesquisa paleoantropológica, emergem evidências acerca dos mais antigos representantes da linhagem que conduziu aos humanos. As diversas hipóteses que se sucederam, encontraram fortes questionamentos provenientes, especialmente, do registro fóssil (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017).
Sobre as principais evidências destacadas pelas pesquisas em paleoantropologia, assinale a opção INCORRETA
Alternativas
Q3028990 Antropologia
A complexidade relacionada à alimentação humana pode evidenciar que ela deve ser analisada a partir de um enfoque holístico, incluindo-se aspectos da natureza biológica, social, cultural, econômica e, inclusive, política. Esse enfoque, conhecido como biocultural, tem sido utilizado com frequência na bioarqueologia para favorecer o estudo de diversos aspectos das populações passadas, entre elas a alimentação. Analise as opções abaixo para assinalar aquela que apresenta ideia(s) INCORRETA(S) quanto à alimentação humana ou a seu estudo (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017).
Alternativas
Q3028989 Antropologia
A Teoria Sintética surgiu na metade do século XX e auferiu um grande público interessado no estudo da evolução, bem como a maioria dos livros didáticos que abordaram a temática. Muitos foram os efeitos advindos do desenvolvimento posterior da teoria evolutiva, numerosos foram os trabalhos que a reavaliaram, ampliaram e, muitos deles, a criticaram (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017).
Analise as opções abaixo para identificar a que contém o principal postulado da Teoria Sintética.
Alternativas
Q3028988 Antropologia
Os últimos momentos do século XVIII, como consequência do Iluminismo e de grandes transformações sociais e ideológicas, caracterizaram-se por uma oposição forte e constante dos defensores da transformação dos seres vivos às concepções preponderantes até então, tais como o fixismo (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017).
As opções abaixo contêm as principais ideias surgidas contra o fixismo, analise-as para verificar a correspondência com seu principal representante. Assinale a opção em que NÃO existe correspondência entre a ideia e seu principal representante:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017676 Antropologia
Nas últimas décadas, vem se desenvolvendo investimentos de pesquisa que recuperam as condições de produção de coleções etnográficas e das ciências naturais juntando esforços das áreas da antropologia, da história e da museologia. Tais investimentos contribuem para o desenvolvimento de histórias da ciência e servem como instrumentos de críticas e demandas populares e étnicas por revisão de políticas de representação, acessibilidade e restituição. Do ponto de vista da diversidade de disciplinas articuladas em museus, a atenção às práticas de colecionamento contribui para 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017663 Antropologia
A Expedição à Serra do Norte (1912) empreendida por Edgard Roquette-Pinto pode ser considerada como marco histórico na organização da ciência antropológicoetnográfica brasileira porque foi ao encontro dos povos
Alternativas
Q2459939 Antropologia
O antropólogo Franz Boas é conhecido por ter dado início à corrente culturalista da antropologia norte-americana.

Para tanto, ele teve de se contrapor ao ideário 
Alternativas
Q2421593 Antropologia

A Antropologia, um estudo do homem, por um bom tempo voltou seus esforços para os territórios colonizados do Oriente (Índia e China), para a África e a América, com pesquisas de campo, metodologia empírica, coletando detalhes culturais, materiais linguísticos dessas populações. Após o movimento iluminista do século XIX, a Antropologia passou a ser estruturada sob o enfoque da Antropologia Física e da Antropologia Cultural. No século seguinte, surgem novas abordagens dos estudos antropológicos. Considerando essas novas abordagens da Antropologia, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:


COLUNA I

1. Evolucionismo

2. Culturalismo

3. Funcionalismo

4. Estruturalismo


COLUNA II

( ) Essa vertente é baseada, sobretudo, nos trabalhos dos antropólogos Franz Boas e Ruth Benedict, e considera que as culturas humanas são caracterizadas por processos e constituintes históricos precisos, para cuja compreensão concorrem as condições ambientais, os fatores psicológicos e os efeitos das relações históricas sobre cada comunidade.

( ) Essa abordagem foi a plataforma de investigação inicial das ciências sociais e, particularmente, da Antropologia. Alguns estudiosos contribuíram para a compreensão dessa abordagem, como por exemplo, Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer, sendo que seus trabalhos influenciaram o posterior desenvolvimento não só da antropologia, mas também das ciências sociais.

( ) Essa abordagem da Antropologia tem a intenção de analisar o elemento inobservável, ou invisível que está na base das culturas, que subjaz toda relação entre os indivíduos, os grupos e as instituições sociais. O pesquisador mais importante nessa abordagem foi o antropólogo Lévi-Strauss.

( ) Essa vertente da Antropologia surgiu com os valiosos trabalhos de Bronislaw Malinowski. Nela, a relevância está em estudar as culturas isoladamente, sem tomar nenhuma outra por parâmetro comparativo. Nessa abordagem, o antropólogo deve mergulhar intensamente no convívio, nos hábitos e costumes de um povo, com observação, escuta, descrição e interpretação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


Alternativas
Q2366466 Antropologia
Assinale a opção que corresponde a uma das primeiras manifestações religiosas da humanidade definida pela crença de que o sagrado está presente em tudo e de que todos os seres vivos possuem alma.
Alternativas
Q2009424 Antropologia
As reflexões sobre o homem ocupam o centro das expressões culturais, com um forte anseio de compreender a questão que as orienta: “O que é o homem?”. A Antropologia é a ciência que pretende apresentar respostas a essa pergunta. Num primeiro momento, ainda no século XIX, essa ciência passou a ser estruturada sob dois enfoques: da Antropologia Física ou Biológica e da Antropologia Cultural. Posteriormente, no século XX, surgem novas abordagens para o estudo antropológico. Sobre os parâmetros dessas novas abordagens da antropologia, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Parâmetros do Evolucionismo 2. Parâmetros do Culturalismo 3. Parâmetros do Funcionalismo 4. Parâmetros do Estruturalismo
COLUNA II
( ) Os trabalhos de Bronislaw Malinowski representam essa teoria antropológica, com nova proposta de abordagem das culturas, sendo relevante estudá-las isoladamente, sem tomar nenhuma como parâmetro comparativo. Assim, o pesquisador deve mergulhar intensamente no convívio, nos hábitos e costumes do povo que está sendo estudado. Deve aprender sua língua, sua evocação religiosa, seus códigos específicos de trocas e o trato com a sexualidade, enfim, deve colher o maior número de informações, em vez de enquadrá-las em uma teoria alheia à experiência factual. O seu método característico é o da ‘observação participante’.
( ) O pesquisador mais importante dessa teoria foi Claude Lévi-Strauss e um dos focos mais relevantes de sua investigação consiste na utilização da noção de estrutura, que subjaz toda relação entre os indivíduos e as instituições sociais.
( ) Essa teoria foi norteada pelo paradigma metodológico das Ciências Naturais, sobretudo da Física e da Biologia. Nessa visão teórica os organismos, através do mecanismo de adaptação implementam formas mais complexas e evoluídas, selecionando aqueles mais aptos às experiências do ambiente.
( ) Tem como principais expoentes os antropólogos Franz Boas e Ruth Benedict, e defende que as culturas humanas são caracterizadas por processos e constituintes históricos precisos, para cuja compreensão concorrem as condições ambientais, os fatores psicológicos e os efeitos das relações históricas sobre cada comunidade. O seu fundamento metodológico consiste em observar detalhadamente as mudanças ocorridas no tempo presente em suas relações dinâmicas e como os grupos reagem de modo singular na solução de problemas. Busca-se encontrar o desenvolvimento de novos hábito e costumes na origem das transformações sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1909319 Antropologia
Foi um dos grandes antropólogos da história, especialmente por combater a ideia de hierarquia de raças, como também a ideia de culturas superiores e culturas inferiores. Notabilizou-se por ser um crítico mordaz da ideia de evolucionismo cultural e foi responsável por defender cultura como conceito plural e relativista. Trata-se de:
Alternativas
Q1909314 Antropologia
Ao longo dos anos, foram nascendo, na antropologia, diversas escolas com teorias distintas. Algumas já não têm mais representantes na atualidade. As escolas antropológicas estão cronologicamente apresentadas em: 
Alternativas
Q1909309 Antropologia
Os antropólogos da escola evolucionista defendiam a existência de uma hierarquia entre os diversos povos. Segundo essa escola, os povos europeus estavam no topo dessa hierarquia, sendo esses os povos civilizados, enquanto os povos da África, Ásia e Oceania seriam os primitivos e situados na base dessa hierarquia. As demais escolas antropológicas posteriores foram críticas dessa hierarquia estabelecida pelos evolucionistas. Uma das críticas aos pressupostos da escola evolucionista é:
Alternativas
Q1761476 Antropologia
O evolucionismo foi um dos conceitos que permaneceu por muitos anos em aspecto central de análise nos estudos antropológicos. Sobre esse conceito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1761472 Antropologia
Durante o século XIX, tanto a sociologia quanto a antropologia surgem nos estudos sociais. Nos primeiros momentos da antropologia, ela apresenta, em sua composição e constituição, uma ideia formulada no seguinte critério:
Alternativas
Q1372790 Antropologia

Um importante marco na história da Antropologia deve-se à prática do trabalho de campo intensivo conduzido na língua local do povo que o antropólogo estuda. A coleta de dados por meio da observação direta e sistemática dos eventos da vida social substituiu a chamada antropologia de gabinete praticada até então, pela qual os dados analisados eram colhidos por terceiros (missionários, administradores coloniais, comerciantes e militares, entre outros). Julgue o item que segue com relação ao trabalho de campo em Antropologia.


Com a prática do trabalho de campo, a Antropologia abandonou a busca pelo conhecimento etnográfico de todos os aspectos da vida cultural da comunidade estudada e passou a concentrar-se no estudo comparativo de dezenas ou mesmo centenas de sociedades.
Alternativas
Q901760 Antropologia

Com base nas concepções do estruturalismo, julgue o item seguinte.


O estruturalismo pode ser considerado um kantismo sem sujeito transcendental que procura, na observação empírica, os entendimentos coletivos, visíveis a partir dos sistemas concretos de representação.

Alternativas
Q874548 Antropologia

Acerca da antropologia cultural e temas correlatos, julgue o próximo item.


O desenvolvimento da teoria antropológica levou à refutação da ideia de que o pensamento mágico, que caracteriza as sociedades simples, representa um estágio anterior e inferior ao pensamento científico.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: E
5: B
6: A
7: C
8: A
9: B
10: E
11: B
12: D
13: B
14: D
15: B
16: C
17: A
18: E
19: C
20: C