Questões de Concurso Sobre sistemas religiosos - magia, ciência, religião, ritos e cerimônias. antropologia econômica. divisão do trabalho, comércio e consumo em antropologia

Foram encontradas 51 questões

Q3028998 Antropologia
Mircea Eliade finaliza seu livro Mito e Realidade (1998) apontando alguns mitos do mundo moderno. Para o autor, alguns comportamentos míticos ainda sobrevivem sob nossos olhos, porque algumas funções do comportamento mítico são constituintes do ser humano. Se era importante o retorno às origens no mundo arcaico, feito de diversas maneiras, este prestígio das origens sobreviveu nas sociedades modernas europeias.
Mircea Eliade cita vários mitos modernos que tiveram origem em mitos de retorno às origens, EXCETO:
Alternativas
Q3028997 Antropologia
Em Mito e Realidade (1998), Mircea Eliade estabelece que nos níveis arcaicos de cultura, a religião mantém a abertura para um mundo sobre-humano, o mundo dos valores axiológicos. Esses valores são transcendentes, tendo sido a nós revelados pelos Entes divinos ou Ancestrais míticos. Constituem, portanto, valores absolutos, modelos para todas as atividades humanas.
Assinale entre as opções abaixo, o postulado que completa o sentido da discussão acima, no que diz respeito a quem compete o poder de veicular tais modelos de conduta e atividades humanas:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017667 Antropologia
Na teoria antropológica, museus são entendidos como “zonas de contato”. No caso dos museus indígenas, seu aparecimento é entendido como sendo um movimento
Alternativas
Q2570992 Antropologia
Numa pesquisa qualitativa sobre o trabalho realizado pelas mulheres quebradeiras de coco babaçu, um pesquisador resolveu combinar duas estratégias para a compreensão da realidade onde elas estão inseridas. Na primeira, o pesquisador presenciou a execução do trabalho das mulheres e participou, como espectador e agente, do cotidiano da vida social e cultural delas. Na segunda, ele estabeleceu uma interação com essas trabalhadoras para levantar as experiências vividas por elas, buscando identificar nas narrativas como cada uma interpreta suas experiências.

Essas técnicas de coleta de dados são, respectivamente,
Alternativas
Q2494469 Antropologia
Leia o trecho abaixo do artigo “Natureza & Cultura, versão americanista – Um sobrevoo”, de Renato Sztutman.

“(…) seres não humanos que se veem sob forma humana deveriam ver os humanos sob forma não humana, uma vez que a humanidade é uma posição e não uma substância, uma propriedade intrínseca a certa porção de seres. Um porco do mato, por exemplo, se vê como humano enquanto vê o humano como jaguar ou como espírito predador. Ora, todos esses existentes são, potencialmente, humanos (partilham a mesma condição de humanidade [humanity]) apesar de não serem todos da espécie humana (humankind). São todos sujeitos dotados de comportamento, intencionalidade e consciência, estando inseridos em redes de parentesco e afinidade, fazendo festas, bebendo cauim, reportando-se a chefes, fazendo guerra, pintando e decorando seus corpos. O que está em jogo, aqui, portanto, é a diferença entre perspectivas, o que nos envia a uma filosofia ameríndia da diferença.”

Esse trecho descreve o modo de relação entre humanos e não humanos característico da forma de pensamento ameríndio denominada: 
Alternativas
Q2494468 Antropologia
Em um dos seus artigos, o antropólogo José Reginaldo Gonçalves discute os chamados “bens inalienáveis”. Diz ele:

“Os interesses mobilizados pela possibilidade de comprar e vender livremente determinados bens eram vistos como um meio nefasto de descaracterização desses bens e de perda de sua autenticidade. A busca da autenticidade confundia-se, de certo modo, com uma constante e obsessiva proteção contra os efeitos de mercado.”

Essa reflexão ajuda a problematizar a oposição entre as seguintes arenas de valoração:
Alternativas
Q2459940 Antropologia
Na crença e na prática religiosa, o ethos de um grupo torna-se intelectualmente razoável porque demonstra representar um tipo de vida idealmente adaptado ao estado de coisas atual que a visão de mundo descreve, enquanto essa visão de mundo torna-se emocionalmente convincente por ser apresentada como uma imagem de um estado de coisas verdadeiro, especialmente bem arrumado para acomodar tal tipo de vida. 

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 

No trecho acima, o autor descreve a relação entre ethos coletivo e sistema religioso.

Com base no texto, assinale a opção que descreve corretamente essa relação. 
Alternativas
Q2366471 Antropologia
A teologia do cuidado, conforme proposta por Leonardo Boff, destaca a importância da convivência pautada na solidariedade, no respeito mútuo e no amor. No contexto da pluralidade cultural e religiosa, Boff enfatiza a necessidade de construir pontes de compreensão e aceitação entre diferentes tradições.

Com base no exposto no texto precedente, é correto afirmar que o princípio fundamental que norteia a convivência respeitosa e solidária em meio à pluralidade cultural e religiosa corresponde à 
Alternativas
Q2366470 Antropologia
Mircea Eliade, renomado historiador das religiões, explorou extensivamente a origem do fenômeno religioso, destacando a incessante busca do sagrado pelo ser humano. De acordo com essa perspectiva a respeito do fenômeno religioso,
Alternativas
Q2366469 Antropologia
Rudolf Otto, em suas teses sobre o sagrado, introduziu o conceito de numinoso para descrever a dimensão única e transcendental da experiência religiosa. No que se refere à origem do fenômeno religioso e ao conceito de numen, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2366468 Antropologia
No contexto brasileiro, a diversidade religiosa proporciona um cenário rico para a exploração de diferentes teologias. No ensino religioso, é crucial considerar as distintas perspectivas teológicas, como a teologia católica, que tem influência histórica e cultural significativa, e a teologia afro-brasileira, que reflete a riqueza espiritual das tradições africanas no Brasil. Acerca da diferença entre teologia católica e teologia afro-brasileira, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2366463 Antropologia
Existe um nível de fé que todo ser humano pode ter, que não possui sentido religioso. É a fé antropológica, que mobiliza a ação das pessoas de acordo com seus valores, como a solidariedade e o altruísmo, e permite a realização de projetos que promovem a vida, a dignidade humana, a justiça e a paz. Indígenas, umbandistas, cristãos, mulçumanos, espíritas, budistas, ateus, todos podem compartilhar da mesma fé antropológica.

H. S. Carvalho. Sistema Marista de Educação. Ensino Religioso, v. 1. São Paulo: FTD, 2018 (com adaptações).

Considerando-se a diferenciação dos tipos de fé descritas no texto precedente, é correto afirmar que o conceito de fé antropológica refere-se à
Alternativas
Q2366461 Antropologia
São Pixinguinha
Emicida
Se um dia fosse chamado pra tocar no céu eu ia Ia lisonjeado, cê pode apostar que eu ia Leve como uma pluma, melhor, uma melodia Na paz dos ancestrais lá das fitinhas da Bahia Brilhando como a prata dessa Lua que me guia Sambando pelas nuvens como a flauta e tantas guias Polvilhado de estrelas, eu sou o escuro que alumia Que a noite se não é mãe, na certa é vó, ou então é tia Eu penso na plateia com Odoya e Maria Jesus, Oxalá, Buda, audiência reluzia Alá, Nanã, Omama, Ganesha, Santa Luzia Até o do subsolo se espreme e do fundo espia Enquanto Deus diz Chegou São Pixinguinha

A letra da música apresentada anteriormente aborda o fenômeno conhecido como 
Alternativas
Q2359619 Antropologia
"O Brasil, como se sabe, é um país com uma grande diversidade étnica, ou seja, apresenta uma elevada variedade de raças e etnias. Nesse caso, o termo “raça” não é compreendido em seu sentido biológico, mas sim em seus aspectos socioculturais de modo a diferenciar os grupos populacionais por características físicas externas, geralmente a cor e outros aspectos. Já o termo “etnia” costuma definir as populações com base também em suas diferenciações culturais e linguísticas, envolvendo também tradições, religiões e outros elementos.”
Composição étnica do Brasil em: hƩps://brasilescola.uol.com.br/geografia/composicao-etnica-brasileira.htm

Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o principal grupo étnico que contribuiu significativamente para a diversidade cultural e religiosa do Brasil.
Alternativas
Q2359618 Antropologia
Sabe-se que o cristianismo é a principal região do Brasil, por possuir cerca de mais de 80% da sua população como membro desse grande grupo religioso. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta de forma correta quantos cristãos existem atualmente no Brasil.
Alternativas
Q2311175 Antropologia

“Tudo chegou sobrevivente num navío


Quem descobriu o Brasil?


Foi o negro que viu


a crueldade bem de frente


E ainda produziu milagres de fé no extremo ocidente”.



Esse trecho da música Milagres do Povo, 1985, que Caetano Veloso compôs para a minisérie Tenda dos Milagres, retoma uma fala de Jorge Amado que diz: “Não sei se feliz ou infelizmente, ao contrário de [Dorival] Caymmi, eu não tenho nenhuma fé. Sou ateu materialista convicto. Mas vi muitos milagres do candomblé. Milagres do povo”. Esses milagres são

Alternativas
Q2311167 Antropologia
A relação entre etnicidade e território é um elemento fundamental da definição de espacialidades identificadas com as populações tradicionais. Estas, segundo o Artigo 3º do Decreto Federal 6.040/2007, são “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”. Considerando-se a conexão entre territorialidade e identidade étnica, no caso de povos indígenas e de populações tradicionais, podemos entender etnicidade como 
Alternativas
Q2311164 Antropologia
“O candomblé seria nesse sentido um sistema totêmico clássico (...) onde uma homologia é postulada entre um sistema de diferenças culturais e uma outra situada na natureza. Sua especificidade (...) é que (...) o sistema seria distendido até atingir as próprias diferenças interindividuais, na medida em que, sabe-se, para além do “orixá geral” comum a um grupo de indivíduos, cada pessoa é pensada como “filha” de uma divindade única, divindade esta que é sempre uma “qualidade” específica do orixá geral”.
(GOLDMAN, Márcio. A Possessão e a Construção Ritual da Pessoa no Candomblé. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social), Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1984, pp. 162-163.
Este trecho da dissertação de mestrado do antropólogo Márcio Goldman aborda a relação entre os orixás e seus filhos no Candomblé, na linha da construção antropológica da noção de pessoa. Segundo o estudo clássico de Marcel Mauss, a formação da noção de “pessoa/eu”, enquanto categoria do espírito humano,
Alternativas
Q2245650 Antropologia
“Para os Mamaindê, (...) todas as pessoas possuem, além de enfeites visíveis, enfeites invisíveis — colares de contas pretas, que envolvem não só o pescoço mas todo o corpo. Chamados genericamente de wasain’du (...), esses enfeites são tornados visíveis e manipulados pelos xamãs nas sessões de cura. Perdê-los equivale a perder o próprio espírito (...) O que torna esses enfeites visíveis ou invisíveis, (...), não são as características intrínsecas a eles, mas a capacidade visual do observador (...)”  (SOUZA, Marcela Stockler Coelho de. A cultura invisível: conhecimento indígena e patrimônio imaterial. Anuário Antropológico, v. 35, n. 1, p. 149-174, 2010.) 
Neste trecho a autora problematiza a dicotomia entre
Alternativas
Q2245641 Antropologia
Em 11 de dezembro de 2014, a matéria intitulada "Vinte litros de chá do Santo Daime são apreendidos em aeroporto do RJ” estampou a página do Portal G1. Diz um trecho da matéria:
“Vinte litros de chá do Santo Daime, que contém a substância alucinógena ayahuasca e é usado em rituais religiosos, foram apreendidos pela Receita Federal e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) nesta quarta-feira (10), no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão”.
Esse episódio evidenciou uma controvérsia cultural entre a Lei de Drogas e os usos tradicionais da ayahuasca. Entre as estratégias políticas de grupos indígenas contra a criminalização de sua prática ritual, é correto citar
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: E
5: A
6: B
7: B
8: B
9: D
10: E
11: C
12: A
13: D
14: C
15: A
16: D
17: B
18: A
19: C
20: B