Questões de Concurso
Sobre teorias de contato interétnico em antropologia
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Em 2013, a cidade de São Paulo sediou a exposição itinerante “Grandes mestres da arte popular ibero-americana”, com peças variadas em termos de técnicas, cores, formas e matérias-primas, com forte impacto visual. Nos textos de apoio da exposição, o discurso oscilava entre chamar essas peças de artesanato e de arte popular. Consequentemente, seus criadores, oriundos de camadas populares urbanas, zonas rurais ou comunidades indígenas, eram ora designados mestres da arte popular, ora artesãos. Essa situação reflete
“o contato entre grupos tribais e segmentos da sociedade brasileira, caracterizados por seus aspectos competitivos e, no mais das vezes, conflituais, assumindo esse contato muitas vezes proporções “totais”, i.e., envolvendo toda a conduta tribal e não tribal que passa a ser moldada pela situação de fricção interétnica. Entretanto, essa “situação” pode apresentar as mais variadas configurações [...]. Desse modo, de conformidade com a natureza socioeconômica das frentes de expansão da sociedade brasileira, as situações de fricção apresentarão aspectos específicos.”
(Oliveira, Roberto Cardoso. Estudo de áreas de fricção interétnica do Brasil (Projeto de Pesquisa). América Latina, v. 5, n. 3, p. 85-90, 1962.)
Assinale a opção que está relacionada ao conceito elaborado por Roberto Cardoso de Oliveira.
O modelo de fricção interétnica tem como base teórica a antropologia francesa e o estrutural-funcionalismo britânico.
No que diz respeito ao processo de globalização e seus impactos, julgue o item subsequente.
Os movimentos de migração de contingentes das antigas
colônias para as antigas metrópoles não modificaram as
tradicionais representações de identidade nacional do período
colonial.