Questões de Concurso Comentadas sobre a questão ambiental em sociologia

Foram encontradas 19 questões

Ano: 2008 Banca: UDESC Órgão: FATMA Prova: UDESC - 2008 - FATMA - Sociólogo |
Q2857177 Sociologia

Sobre globalização e meio ambiente, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q2772107 Sociologia

“Pós-modernidade”, “alta-modernidade”, “modernização reflexiva”, “modernidade líquida” são algumas categorias utilizadas, no âmbito das ciências sociais, como referência ao processo intenso de mudanças sociais, políticas, culturais e estéticas que começou a espalhar-se mundialmente a partir da segunda metade do século XX. Em termos sociológicos, esse conjunto de mudanças significou

Alternativas
Q2736688 Sociologia

Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e em um contexto específico, permeados por tensões sociais. Assinale a opção em que a entidade NÃO representa um segmento da sociedade e sim uma causa.

Alternativas
Q2289299 Sociologia
A promessa sociológica, entendida de maneira abrangente, possibilita uma análise integrada de todos os aspectos institucionais da sociedade, levando em conta as interações entre os níveis macro (estrutural) e micro (da psicologia social) da realidade. A promessa de uma perspectiva holística das relações sociais invariavelmente convida os sociólogos a proporem questões amplas sobre a interrelação entre sociedades e suas bases de recursos.

BUTTEL, Frederick. A sociologia e o meio ambiente: um caminho tortuoso rumo à ecologia humana. Perspectivas, São Paulo, 15: 1992.

A sociologia ambiental se conformou como estudo da disciplina sociológica por meio da
Alternativas
Q2102650 Sociologia
A partir da década de 90 do séc. XX verificou-se um aumento significativo das atividades turísticas planejadas e realizadas por associações e cooperativas de agentes sociais rurais, atuando como elo que converge os diferentes elementos da cadeia turística, devendo assim ser indutoras das relações entre os elementos internos e externos à comunidade.
Assinale a alternativa que não corresponda corretamente aos princípios e as atividades associativas ligadas ao turismo rural.
Alternativas
Q2094999 Sociologia
“Talvez estejamos muito condicionados a uma ideia de ser humano e a um tipo de existência. Se a gente desestabilizar esse padrão, talvez a nossa mente sofra uma espécie de ruptura, como se caíssemos num abismo. Quem diria disse que a gente não pode cair¿ Quem disse que a gente já não caiu¿ Houve um tempo em que o planeta que chamamos Terra juntava continentes todos numa grande Pangeia. Se olhássemos lá de cima do céu, tiraríamos uma fotografia completamente diferente do globo. Quem sabe se, quando o astronauta Iúri Gagárin disse “a Terra é azul”, ele não fez um retrato ideal daquele momento para essa humanidade que nós pensamos ser. Ele olhou com o nosso olho, viu o que a gente queria ver. Existe muita coisa que se aproxima mais daquilo que pretendemos ver do que se podia constatar se juntássemos as duas imagens: a que você pensa e a que você tem. Se já houve outras configurações da Terra, inclusive sem a gente aqui, por que é que nos apegamos tanto a esse retrato com a gente aqui? O Antropoceno tem um sentido incisivo sobre a nossa existência, a nossa experiência comum, a ideia do que é humano. O nosso apego a uma ideia fixa de paisagem da Terra e de humanidade é a marca mais profunda do Antropoceno.” (KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Pág. 58.)
“Antropoceno”, a que o pensador indígena Aílton Krenak faz referência, é um conceito muito estudado e discutido atualmente no campo das ciências sociais por muitos sociólogos e antropólogos, a exemplo de Bruno Latour. Esse termo:  
Alternativas
Q2064662 Sociologia
“As dimensões apontadas pelo conceito de desenvolvimento sustentável contemplam cálculo econômico, aspecto biofísico e componente sociopolítico, como referenciais para a interpretação do mundo e para possibilitar interferências na lógica predatória prevalecente. O desenvolvimento sustentável não se refere especificamente a um problema limitado de adequações ecológicas de um processo social, mas a uma estratégia ou um modelo múltiplo para a sociedade, que deve levar em conta tanto a viabilidade econômica como a ecológica. Num sentido abrangente, a noção de desenvolvimento sustentável reporta-se à necessária redefinição das relações entre sociedade humana e natureza, e, portanto, a uma mudança substancial do próprio processo civilizatório, introduzindo o desafio de pensar a passagem do conceito para a ação”.
JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189- 205, 2003.
Considerando as reflexões de Pedro Jacobi sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, avalie as seguintes afirmações:
I. A educação ambiental deve considerar um conceito de desenvolvimento sustentável que seja interdisciplinar e articule ecologia, economia e política nas discussões sobre o meio ambiente.
II. O conceito de desenvolvimento sustentável não é apenas uma maneira de ver o mundo e lutar pelo meio ambiente, mas uma forma de construir a sociedade considerando vários aspectos de sua organização.
III. As estratégias de educação ambiental precisam se pautar por um conceito de desenvolvimento sustentável capaz de demonstrar como as dinâmicas ambientais são fatores preponderantes para as políticas econômicas e sociais.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FAPEC Órgão: SAD-MS Prova: FAPEC - 2021 - SAD-MS - Professor - Sociologia |
Q2012876 Sociologia
“O desuso da Língua Terena também vem desse processo colonizador em que os povos indígenas passaram, e passam até hoje, com a chegada e ocupação desse continente pelos europeus, visto que não se pode falar de descoberta quando um local já possui moradores, como no caso das Américas.” (PEREIRA, 2017,p.30). Assinale a alternativa correta acerca da luta pela sobrevivência das línguas indígenas:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor - Sociologia |
Q2006347 Sociologia
A inventividade humana provocou, ao longo do tempo, transformações que apontaram para múltiplas relações com a natureza. Nessa perspectiva, diferentes culturas e interesses implicam em distintas maneiras de satisfazer as necessidades humanas. A despeito da relação histórica entre meio ambiente e desenvolvimento tecnológico, temos de forma geral um quadro que revela   
Alternativas
Q1974539 Sociologia

Sempre defendi que os direitos do homem, por mais fundamentais que sejam, são direitos históricos, nascidos em certas circunstâncias, caracterizadas por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, não todos de uma vez e nem de uma vez por todas. A liberdade religiosa, por exemplo, é um efeito das guerras de religião; as liberdades civis, da luta dos parlamentos contra os soberanos absolutos; a liberdade política e as liberdades sociais, do nascimento, crescimento e amadurecimento do movimento dos trabalhadores assalariados e dos mais pobres, que exigem dos poderes públicos também a proteção do trabalho contra o desemprego. Ao lado dos direitos sociais (de segunda geração), emergiram hoje os chamados direitos de terceira geração, como o de viver em um ambiente não poluído, e os de quarta geração, referentes aos efeitos cada vez mais traumáticos da pesquisa biológica e do desenvolvimento da informática.

Adaptado de BOBBIO, N. A Era dos Direitos.

Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 9-11.


Com base no texto, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a reflexão sociológica de Norberto Bobbio sobre os direitos humanos. 

Alternativas
Q909413 Sociologia
“Quando grupos humanos são considerados, a simples observação nos convence de que as diferenças na constituição física (por exemplo, cor da pele, altura etc.) são biológicas. Mas há também diferenças em muitos traços comportamentais e estes costumam confrontar o observador com um problema: as diferenças comportamentais são determinadas cultural ou geneticamente? Historicamente, grande parte das discussões sobre as origens ou causas do comportamento nos revela a existência de uma questão altamente controvérsia.” (Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36039/22228.)
O comportamento nada mais é do que a expressão manifesta, expressa, aparente, de formulações bem mais profundas das pessoas e, por que não dizer, também das organizações, que são sempre constituídas de pessoas em permanente interação. Tendo em vista as influências sociais na formação da personalidade do indivíduo, analise as afirmativas a seguir.
I. O ambiente é, de certa forma, responsável pela formação de algumas características básicas do homem, tais como sua capacidade intelectual. II. A mente do recém-nascido é por excelência o local intacto e obscuro onde serão impregnadas as noções culturais necessárias à vida social. III. As condições e experiências de vida do indivíduo (sua inteligência, personalidade, traços físicos etc.) já estão formadas, ‘prontas’ ao nascimento, devido à sua herança biológica. IV. Qualquer traço, caráter ou característica que o indivíduo apresenta na infância é, por definição, inato ou congênito e, portanto, trata-se de uma herança genética.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FADESP Órgão: COSANPA Prova: FADESP - 2017 - COSANPA - Sociólogo |
Q905884 Sociologia
O projeto desenvolvimentista implantado na Amazônia pela ditadura militar a partir de 1966 trouxe
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNCAB Órgão: MPE-RO Prova: FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Analista - Sociologia |
Q738902 Sociologia
A degradação ambiental é um reflexo da crise da sociedade do trabalho e do aumento das desigualdades sociais. As origens sobre as crises socioambiental e do mundo do trabalho estão associadas, entre outros fatores a(à):
Alternativas
Q575456 Sociologia
Atrelar a noção de desenvolvimento sustentável à melhoria na qualidade de vida humana requer pensar nos indivíduos com novas condições mentais e novas habilidades necessárias a um processo de mudança social. Desta forma, é fundamental, entre outros aspectos, considerar a centralidade da relação entre:
Alternativas
Q199185 Sociologia
No que se refere à temática da inclusão digital no Brasil, julgue os seguintes itens.

A exclusão digital é um fenômeno resultante essencialmente do fator demográfico, já que os jovens tendem a possuir maior acesso a recursos financeiros e maior habilidade computacional que as pessoas de idade mais elevada.
Alternativas
Q199184 Sociologia
No que se refere à temática da inclusão digital no Brasil, julgue os seguintes itens.

O Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), do governo brasileiro, oferece gratuitamente ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, conectividade e capacitação para multiplicadores, em todo o território nacional, por meio de uma plataforma de rede, serviços e aplicações, para promover inclusão digital e ações de governo eletrônico.
Alternativas
Q185505 Sociologia
O Plano Nacional de Energia Elétrica (PNEE) contém algu- mas diretrizes gerais. Dentre elas, destacam-se os focos nos empreendimentos setoriais na Amazônia e no desenvolvimento regional. Nos estudos de longo prazo, deve-se considerar que a região amazônica se caracteriza pela existência de áreas que apresentam diferentes níveis de restrição à implantação de empreendimentos hidrelétricos e à passagem dos siste- mas de transmissão associados. Tendo em vista os focos do PNEE sinalizados, as áreas da Amazônia descritas acima referem-se mais explicitamente a

Alternativas
Q185503 Sociologia
A construção e o funcionamento da barragem de Sobradinho, no Vale do São Francisco, foram objeto de avaliação de diversos setores da sociedade que ressaltam principalmente seus efeitos socioeconômicos negativos. A organização sindical dos trabalhadores rurais representou um dos setores que apresentaram um rol de itens sobre os efeitos negativos da construção. Dentre os itens mais enfatizados pela organização sindical, NÃO se pode(m) citar

Alternativas
Q185502 Sociologia

A análise dos fatos ligados à cronologia de Machadinho e demais barragens do Alto Uruguai revela, em primeiro lugar, tratar-se de uma situação limite na qual o efeito antecede a própria decisão de construir barragens.

SIGAUD, L. Efeitos sociais de grandes projetos hidrelétricos: as barragens de Sobradinho e Machadinho. In: Rosa, P et alii (orgs) Impactos de grandes projetos hidrelétricos e nucleares. S. Paulo: Marco Zero, 1988, p. 152.

Considerando a interpretação da autora e a previsão de impactos negativos provocados por barragens, no caso de Machadinho, a sociedade regional assumiu, em geral, a seguinte posição:

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: C
5: B
6: D
7: D
8: B
9: A
10: D
11: A
12: A
13: D
14: C
15: E
16: C
17: E
18: E
19: D