Questões de Concurso
Comentadas sobre cidadania e movimentos sociais em sociologia
Foram encontradas 455 questões
A plena cidadania é um direito universal conferido a todos os indivíduos em todos os países do mundo, sem restrições baseadas em nacionalidade, idade ou status migratório, garantindo igualdade total de direitos e responsabilidades civis e políticas.
Exercer a cidadania plena é quando o cidadão tem direitos civis, políticos e sociais. Ou seja, é a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas e socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos.
Leia os textos a seguir, e assinale:
1. Cidadania.
2. Participação Social.
3. Participação Cidadã.
4. Participação Comunitária.
( ) È considerada na Constituição Federal uma das formas mais avançadas de democracia, pois determina uma nova relação entre o Estado e a Sociedade, de maneira que as decisões sobre as ações na saúde deverão ser negociadas com os representantes da sociedade, uma vez que eles conhecem a realidade da saúde das comunidades.
( ) Significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o
cidadão está sujeito no seu relacionamento com a
sociedade em que vive.
( ) É a redistribuição de poder que permite aos cidadãos,
excluídos dos processos políticos e econômicos,
serem ativamente incluídos.
( ) É um termo que lança um olhar mais amplo sobre o
tema, em que a comunidade pode participar na
política, economia, saúde, etc. O fruto dessa
participação é um benefício universal.
Assinale a sequência CORRETA é:
“O autor que desenvolveu a distinção entre as várias dimensões da cidadania, T. A. Marshall, sugeriu também que ela, a cidadania, se desenvolveu na Inglaterra com muita lentidão. Primeiro vieram os direitos civis, no século XVIII. Depois, no século XIX, surgiram os direitos políticos. Finalmente, os direitos sociais foram conquistados no século XX. Segundo ele, não se trata de sequência apenas cronológica: ela é também lógica. Foi com base no exercício dos direitos civis, nas liberdades civis, que os ingleses reivindicaram o direito de votar, de participar do governo de seu país. A participação permitiu a eleição de operários e a criação do Partido Trabalhista, que foram os responsáveis pela introdução dos direitos sociais.”
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 19. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. p. 10 e 11.
Sobre o trajeto histórico da cidadania no Brasil, marque a alternativa CORRETA.
No que diz respeito às noções de cidadania e de relações públicas, julgue o item a seguir.
A cidadania representa a expressão máxima do direito,
pressupondo que os cidadãos são dotados de direitos
civis, políticos e sociais, sem quaisquer deveres que
lhes sejam impostos.
Quanto à pobreza, uma das principais preocupações da sociologia moderna, assinale a opção correta.
Um projeto social deve ser entendido como o nível mais específico de ações articuladas dirigidas ao campo social. Representa a unidade básica de intervenção e tem sempre por objetivo produzir alterações nas condições de vida de indivíduos, grupos, famílias e regiões.
Dentre os elementos abaixo, utilizados para o desenho e a avaliação de projetos sociais, NÃO é correto o ittem:
Indicador é uma medida quantitativa ou qualitativa utilizada para verificar o alcance dos insumos na implantação dos processos, bem como para aferir mudanças e objetivos de um programa ou projeto social em termos de quantidade, qualidade e tempo. Os indicadores podem ser classificados como indicadores de insumo, processo, produtos, efeitos e impacto.
Em relação a essas categorias de indicadores, é CORRETO afirmar:
Em relação ao planejamento, à coordenação, à execução e ao acompanhamento de programas e projetos sociais, é CORRETO afirmar:
Em relação à questão da segurança pública no Brasil, NÃO é correto afirmar:
Em relação ao pensamento social de Karl Marx, é CORRETO afirmar:
É correto afirmar que, em uma perspectiva marxista,
Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da sociologia, segundo Emile Durkheim.
A sociologia era a ciência que contribuiria para levar a sociedade capitalista à perfeição. Essa é uma ideia de
“O capitalismo é o sistema econômico mais compatível com a liberdade do ser humano. Não conheço sociedade com liberdade política sem mercado livre. Com o capitalismo, o consumidor é protegido pela presença de outros vendedores com quem pode negociar. O vendedor é protegido por outros consumidores a quem pode vender. O empregado é protegido devido aos outros empregadores com quem pode trabalhar”, explica Milton Friedman, americano, Prêmio Nobel de Economia em 1986, em seu livro Capitalismo e liberdade.
“O capitalismo é uma religião fanática, intolerante e dogmática com três divindades: a Moeda, o Mercado e o Capital. É um culto com suas igrejas (as bolsas de valores), seus Santos Ofícios (FMI, OMC etc.) e a exigir terríveis sacrifícios humanos, ao transformar tudo em mercadoria”, analisa Michael Lowy, brasileiro, cientista social, diretor do Instituto de Ciências Políticas de Paris.
Superinteressante. São Paulo: Abril, n.º 222, jan./2006, p. 43 (com adaptações).
Acerca do tema abordado no texto acima, assinale a alternativa correta.
O estado da sociedade em que desaparecem os padrões normativos de conduta e de crença, e o indivíduo, em conflito íntimo, encontra dificuldade para conformar-se às contraditórias exigências das normas sociais, corresponde ao conceito sociológico de
Analise as afirmativas abaixo em relação ao conceito de cidadania:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.