Questões de Concurso Sobre desigualdades de raça, classe e gênero em sociologia

Foram encontradas 269 questões

Q3082583 Sociologia
Leia o texto a seguir:

Num certo sentido, a sociedade brasileira criou o melhor dos dois mundos. Ao mesmo tempo que mantém a estrutura de privilégio branco e a subordinação não branca, evita a constituição da raça como princípio de identidade coletiva e ação política. A eficácia da ideologia racial dominante manifesta-se na ausência de conflito racial aberto e na desmobilização política dos negros, fazendo com que os componentes racistas do sistema permaneçam incontestados, sem necessidade de recorrer a um alto grau de coerção.
NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco: estudos de relações raciais. São Paulo: T. A. Queiroz.1979, p. 246.

Diante da perspectiva abordada pelo texto, a Sociologia pode contribuir para desconstruir as ideias apresentadas por meio da(do)
Alternativas
Q3082576 Sociologia

Observe os gráficos a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



A reflexão sociológica acerca dos temas apresentados nos gráficos permite concluir que

Alternativas
Q3082572 Sociologia

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Várias análises podem ser elaboradas com base na imagem. No entanto, um tema se torna central e pode ser compreendido como a(o,as)

Alternativas
Q3076623 Sociologia
A participação da população negra, em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do País será promovida, prioritariamente, por meio de
Alternativas
Q3076614 Sociologia
O poder público adotará as medidas necessárias para o combate à intolerância com as religiões de matrizes africanas e à discriminação de seus seguidores, especialmente com o objetivo de
Alternativas
Q3076610 Sociologia
Por discriminação racial ou étnico-racial compreende-se
Alternativas
Q3058542 Sociologia
Em julgamento histórico, o Supremo Tribunal decidiu declarar a inconstitucionalidade da tese da legítima defesa da honra em agosto de 2023. Segundo Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal na época do julgamento: “A teoria da legítima defesa da honra traduz expressão de valores de uma sociedade patriarcal, arcaica, autoritária, cuja cultura do preconceito e da intolerância contra as mulheres sucumbiu à superioridade ética e moral dos princípios humanitários da igualdade, da liberdade e da dignidade da pessoa humana”. Com base na declaração da Ministra Rosa Weber, é CORRETO concluir que a tese da legítima defesa da honra foi declarada inconstitucional em razão
Alternativas
Q3058541 Sociologia
Em relação à divisão sexual do trabalho, não é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q3058540 Sociologia
Analise as afirmativas abaixo a respeito das relações sociais de gênero e da família na contemporaneidade:

I. A família é uma organização naturalmente hierarquizada, na qual os adultos naturalmente têm o direito de submeter as crianças ao seu poder, e a mulher espontaneamente e de forma natural submete-se ao homem designado chefe da família.
II. As desigualdades de gênero entre homens e mulheres advêm de uma construção sociocultural que não encontra respaldo nas diferenças biológicas dadas pela natureza.
III. Não se pode afirmar que as relações sociais entre homens e mulheres são marcadas pela desigualdade e hierarquia, posto que a lei já assegure o ideal igualitário.
IV. Por funcionar como um sistema e fazer-se presente nas relações sociais, o patriarcado também é reproduzido pelas mulheres, mesmo sem a presença direta de um homem.

A partir das perspectivas trazidas pela epistemologia feminista, estão INCORRETAS 
Alternativas
Q3058538 Sociologia
Com o objetivo de prevenir mortes violentas de mulheres em razão da desigualdade de gênero, e visando garantir direitos e acesso à justiça para mulheres mediante ações governamentais intersetoriais, o Governo Federal instituiu o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios (Decreto n. 11.640, de 16 de agosto de 2023). Analise as afirmativas abaixo sobre os eixos estruturantes do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios:

I. Ações planejadas para evitar que a violência aconteça e que visem à mudança de atitudes, crenças e comportamentos para eliminar os estereótipos de gênero, promover a cultura de respeito e não tolerância à discriminação, à misoginia e à violência com base no gênero e em suas interseccionalidades, e para construir relações de igualdade de gênero, envolvidas as ações de educação, formal e informal, com a participação de setores da educação, da cultura, do esporte, da comunicação, da saúde, da justiça, da segurança pública, da assistência social, do trabalho, do emprego, dentre outros.
II. Ações planejadas para a intervenção precoce e qualificada que visem evitar a repetição e o agravamento da discriminação, da misoginia e da violência com base no gênero e em suas interseccionalidades, desenvolvidas por meio das redes de serviços especializados e não especializados nos setores da segurança pública, saúde, assistência social e justiça, dentre outros, e apoiadas com o uso de novas ferramentas para identificação, avaliação e gestão das situações de risco, da proteção das mulheres e da responsabilização das pessoas autoras de violência.
III. Ações planejadas para mitigar os efeitos da discriminação, da misoginia e da violência com base em gênero e em suas interseccionalidades e para promover a garantia de direitos e o acesso à justiça por meio de medidas de reparação, compreendidos programas e políticas que abordem a integralidade dos direitos humanos e garantam o acesso à saúde, à educação, à segurança, à justiça, ao trabalho, à habitação, dentre outros. 
IV. Ações planejadas para mitigar os efeitos da discriminação, da misoginia e da violência com base em gênero e em suas interseccionalidades e para promover a garantia de direitos e o acesso à justiça por meio de medidas de reparação, que incluam o direito à memória, à verdade e à justa responsabilização de pessoas agressoras e reparações financeiras às vítimas sobreviventes e às vítimas indiretas.

São ações compreendidas no eixo estruturante de prevenção terciária do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios:
Alternativas
Q3058533 Sociologia
A Lei federal n. 14.786, de 28 de dezembro de 2023, criou o protocolo “Não é Não”, voltado para a prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher e para a proteção à vítima. Nos termos da Lei do protocolo “Não é Não”, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q3029020 Sociologia

“Minha definição de gênero tem duas partes e diversos subconjuntos, que estão interrelacionados (...)”


(SCOTT, 1995. p. 86).



Qual alternativa apresenta essas duas partes? 

Alternativas
Q3023524 Sociologia

Conforme Kergoat, “[...] essa forma é historicamente adaptada a cada sociedade. Tem por características a destinação prioritária dos homens à esfera produtiva e das mulheres à esfera reprodutiva e, simultaneamente, a ocupação pelos homens das funções de forte valor social agregado (políticas, religiosas, militares etc.)” (KERGOAT, D. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, H. et al. (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Unesp, 2009).


O trecho faz referência a qual conceito sociológico?

Alternativas
Q3023512 Sociologia
No clássico texto “Racismo e sexismo na cultura brasileira” (2020), Lélia Gonzalez aborda a força simbólica do mito da democracia racial e seus efeitos danosos sobre a sociedade brasileira e a mulher negra, em particular. A autora parte de referenciais teóricos da Psicanálise e das Ciências Sociais para criar sínteses originais. Qual foi o conceito desenvolvido pela autora para se referir à sintomática do racismo no Brasil? 
Alternativas
Q2602513 Sociologia
A obra "A Integração do Negro na Sociedade de Classes", de Florestan Fernandes, publicada em 1965, se torna um marco sociológico brasileiro ao apontar tensões e romper com a ideia de democracia racial. Nesta obra, a análise sociológica das relações históricas e de poder na formação da sociedade brasileira e que vincula as questões de raça à análise das relações de classe, considera
Alternativas
Q2602497 Sociologia

A sociedade brasileira enfrenta diversos problemas raciais, incluindo o racismo e as várias formas de discriminação presentes no país e suas consequências para a população negra. Uma explicação para a manutenção do racismo após a abolição da escravidão é a de que

Alternativas
Q2602496 Sociologia
As identidades étnico-raciais e culturais que se formaram ao longo da história do Brasil, sofreram a influência de diversos grupos étnicos existentes na constituição da sociedade brasileira. As identidades étnico-raciais no Brasil
Alternativas
Ano: 2024 Banca: ACAFE Órgão: CELESC Prova: ACAFE - 2024 - CELESC - Assistente Social |
Q2590189 Sociologia

“De um modo geral, o racismo é considerado uma ideologia que justifica a existência de supremacia de uma raça sob a/s outra/s e privilégios dela decorrentes.” (SANTOS, 2020, p. 70). O combate ao racismo constitui um Assistente Social 40 compromisso ético da categoria dos/as assistentes sociais, tema que tem estado presente em discussões, publicações e campanhas promovidas pelo Conselho Federal de Serviço Social.


Sobre o racismo é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Q2580097 Sociologia

No 46° Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, realizado na cidade de Brasília-DF, em 2017, aprovou-se a revisão e atualização do documento intitulado “Bandeiras de Luta do Serviço Social”, que condensa parte da pauta política construída coletivamente pela categoria profissional, norteado pela necessidade de consolidá-lo como um mecanismo de diálogo, expressando tanto o acúmulo teórico, as experiências das mobilizações sociais e os princípios ético políticos do Serviço Social. No que refere ao eixo da “Defesa dos Direitos Humanos”, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2570993 Sociologia
Os princípios e as práticas de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (DEIA) estão cada vez mais presentes nos discursos acadêmicos, na pesquisa científica e na agenda das políticas públicas. Eles envolvem a discussão das dimensões das desigualdades, abordando aspectos étnicos, raciais, geracionais, sexuais, de gênero, classe, dentre outros, que interagem em níveis múltiplos e, muitas vezes, simultâneos. Tais princípios são permeados pela compreensão de que aspectos das identidades sociais e políticas se combinam para criar diferentes formas de discriminação e, também, de privilégios.

Essa compreensão expressa uma perspectiva
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: B
5: A
6: E
7: E
8: B
9: A
10: A
11: B
12: B
13: D
14: E
15: A
16: D
17: C
18: A
19: B
20: D