Questões de Concurso Sobre desigualdades de raça, classe e gênero em sociologia

Foram encontradas 301 questões

Q3300985 Sociologia
Opinião formada antecipadamente sobre pessoas, grupos ou sociedades, frequentemente sem fundamento ou baseada em estereótipos, resultando em um julgamento negativo e prévio. O trecho refere-se ao(à): 
Alternativas
Q3288207 Sociologia
O lazer, enquanto prática social, não está disponível a toda a sociedade de maneira congênere. Diversos fatores incidem sobre as desigualdades presente no direito ao lazer, especialmente o poder econômico. Contudo, segundo Marcelino (2002), mesmo nas camadas mais pobres da sociedade, há grupos em que as barreiras ao lazer se impõem de forma ainda mais patente. Segundo o autor, esses grupos são:
Alternativas
Q3288177 Sociologia
Salles (2020) afirma que, atualmente, as universidades públicas têm sido muito atacadas externamente, inclusive por governantes, mas que não são apenas as ameaças externas que têm pressionado as instituições e tornado o ambiente hostil à sua própria natureza autônoma e reflexionante. Neste sentido, ele afirma que “os pactos acadêmicos não estão suficientemente consolidados, à medida que o cenário das instituições, para além das restrições orçamentárias, determina-se por um duplo déficit – um déficit de representação e outro de representatividade”.

Em relação ao déficit de representatividade analisado pelo autor, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3283839 Sociologia
“Acreditamos que a política sexual sob o patriarcado é tão onipresente nas vidas das mulheres negras, quanto as políticas de classe e raça. Também achamos, muitas vezes, difícil separar opressões de raça, classe e sexo porque, nas nossas vidas, elas são sempre experimentadas simultaneamente”.

Fonte: AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019. p. 27-28. (Adaptado)

A partir do excerto, considere as afirmações a seguir.

I  →  A interseccionalidade no feminismo negro visa superar uma abordagem universalista do feminismo, reconhecendo que experiências de opressão variam de acordo com os marcadores sociais de cada indivíduo. 
II  →  O conceito de interseccionalidade assume que as categorias de opressão (raça, gênero e classe) operam de forma independente, podendo ser avaliadas separadamente.
III  →  O racismo estrutural está diretamente relacionado com a noção de interseccionalidade, pois a estrutura social reflete múltiplas hierarquias interligadas que marginalizam mulheres negras de forma específica.
IV  →  O feminismo negro nega a possibilidade de solidariedade entre mulheres negras e brancas, dado o foco exclusivo nas diferentes experiências de opressão.

Estão corretas
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AM Prova: FUNDATEC - 2025 - IF-AM - Assistente Social |
Q3273503 Sociologia
No Módulo 3 – Ética e Direitos Humanos da publicação “Ética em Movimento”, é evidenciada uma teoria racista que permeava o pensamento de intelectuais brasileiros nos séculos XIX e XX. Tal teoria disseminava a crença em um clareamento geral – não só físico, mas também moral e social – para neutralizar e até mesmo dizimar a influência da cultura africana, em um processo de supervalorização e imposição da cultura europeia. De acordo com Schwarcz (2001), que nome se dá a esse modelo de pensamento? 
Alternativas
Q3272380 Sociologia
Com base na obra “Mulheres, Raça e Classe” (1981) de Angela Davis, analise as seguintes assertivas sobre o movimento sufragista nos Estados Unidos:

I. Foi um movimento homogêneo, que sempre priorizou as necessidades de todas as mulheres, independentemente de raça ou classe.
II. Mulheres negras apoiaram o sufrágio feminino, pois acreditavam que o voto poderia melhorar suas condições de vida, considerando as opressões de raça, gênero e classe.
III. As líderes do movimento sufragista eram predominantemente mulheres brancas de classe média, cuja principal preocupação era o direito ao voto.
IV. O racismo e o viés de classe presentes no movimento sufragista impediram a formação de uma aliança efetiva com as mulheres negras.
V. Compreendia a importância da conexão entre a luta pela igualdade de gênero e a luta contra o racismo e a exploração de classe.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3270864 Sociologia
Sobre a política de cotas nas universidades, analise as afirmativas seguintes.

I. Cotas raciais são reservas de vagas em vestibulares destinadas somente a pessoas do sexo feminino de origem negra, parda ou indígena.
II. As cotas visam a extinguir com a desigualdade racial e o racismo estrutural resultantes de anos de escravidão no Brasil, que ainda excluem pessoas negras e indígenas da universidade, do mercado de trabalho e dos espaços públicos.
III. No atual sistema de ações afirmativas para ingresso em universidades e institutos federais de ensino, 50% das vagas devem ser destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, e de pessoas com deficiência, bem como as oriundas de escolas públicas.

Está(ão) correta(s)
Alternativas
Q3265628 Sociologia
No Brasil, a educação sempre foi considerada um instrumento fundamental para reduzir desigualdades sociais e raciais, além de atender às demandas da população negra. Historicamente, diversos grupos negros se mobilizaram para garantir o direito à educação, quais sejam:

I. União Quilombola (UQ). II. Movimento Negro Unificado (MNU). III. Teatro Experimental do Negro (TEN). IV. Frente Negra Brasileira (FNB).


Quais estão corretos?
Alternativas
Q3221444 Sociologia
István Mészáros (2002) apresentou uma reflexão particular sobre os limites da sociedade capitalista. Tanto na dimensão econômica quanto na dimensão ambiental, o autor húngaro indicou que estamos vivendo o momento da ativação dos limites absolutos do capital, como parte de sua crise estrutural. Considerando essa abordagem, qual das seguintes alternativas NÃO apresenta uma repercussão das relações sociais orientadas pelo capital?
Alternativas
Q3221441 Sociologia
De acordo com a contribuição de Helena Hirata e Daniele Kergoat (1994) no conhecido artigo “A classe operária tem dois sexos”, assinale a alternativa correta sobre a relação entre classe e gênero.
Alternativas
Q3221437 Sociologia
Octavio Ianni aborda questões de classe social e raça em suas análises sociológicas. Em relação ao autor e à sua perspectiva teórica, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ianni sustenta que as desigualdades de raça e de classe podem ser resolvidas dentro de um processo histórico nos marcos da democracia, por meio da ampliação dos sistemas de cotas e outras formas de participação que não expressem o antagonismo social.
( ) Para Ianni, a questão racial influencia as criações culturais e a relação entre economia e sociedade.
( ) O autor sustenta que há uma dicotomia entre classe social e raça, e que elas são mutuamente excludentes, pois o processo de escravidão é anterior ao processo da formação industrial brasileira, enquadrando-se mais no conceito de escravismo colonial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:  
Alternativas
Q3221434 Sociologia
O capitalismo é o sistema que revoluciona de forma permanente as forças produtivas. As diferentes mudanças sugerem novas caracterizações que provocam os cientistas sociais na continuidade de estudos sobre o entendimento desse complexo sistema. No século XX, o chamado neoliberalismo foi a principal forma de denominação dessas mudanças econômicas. Nesse sentido, são características que fazem parte do neoliberalismo:

1. Corte nos gastos públicos. 2. Redução das taxas alfandegárias. 3. Fortalecimento dos blocos econômicos. 4. Estabilidade econômica. 5. Privatização das empresas estatais.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Q3221432 Sociologia
Em relação à caracterização do neoliberalismo nas Ciências Sociais, analise as assertivas a seguir:

I. Michel Foucault vê o neoliberalismo como uma racionalidade política que reconfigura normativamente práticas e instituições, uma forma de governamentalidade em que os indivíduos internalizam normas de mercado e regulam seu próprio comportamento de acordo.
II. Pierre Bourdieu considera o neoliberalismo uma utopia da teoria econômica convertida em projeto político, que busca destruir estruturas coletivas e submeter a política aos mercados financeiros globais.
III. O marxismo, em termos gerais, entende o neoliberalismo como uma estratégia política que visa reforçar a hegemonia de classe e expandi-la globalmente, surgindo como resposta à crise do capitalismo na década de 1970.
IV. Foucault e Bourdieu concordam que o neoliberalismo é basicamente um projeto de desregulamentação econômica que visa reduzir o papel do Estado ao mínimo.
V. A abordagem marxista e a de Bourdieu discordam na análise do papel do Estado. Os marxistas o definem como um instrumento de hegemonia de classe, já Bourdieu o caracteriza enquanto agente neutro na implementação do neoliberalismo.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3207092 Sociologia
Leia o fragmento a seguir:

“Racismo? No Brasil? Quem foi que disse? Isso é coisa de americano. Aqui não tem diferença porque todo mundo é brasileiro acima de tudo, graças a Deus. Preto aqui é bem tratado, tem o mesmo direito que a gente tem. Tanto é que, quando se esforça, ele sobe na vida como qualquer um. Conheço um que é médico; educadíssimo, culto, elegante e com umas feições tão finas… Nem parece preto”.

(GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano. Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio de Janeiro, Zahar, 2020 - p. 69.)

No fragmento apresentado acima, a autora
Alternativas
Q3207091 Sociologia
Abdias do Nascimento, ao analisar um processo histórico que atravessa diversos séculos, destaca o “mascaramento” como característica inerente ao racismo praticado no Brasil.
Conforme Nascimento, destaca(m)-se como causa(s) desse “mascaramento”

I. o empenho da Igreja Católica no combate à escravidão de africanos durante o período colonial.
II. o chamado “mito do senhor benevolente”, difundido enquanto falsificação da história do país.
III. as denúncias presentes nas obras de Gilberto Freyre quanto ao exacerbado racismo do colonizador português.
IV. a mistificação da sobrevivência cultural africana, a despeito dos condicionamentos impostos pela escravidão.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3207080 Sociologia
Leia o fragmento a seguir:

“Argumento que a divisão sexual do trabalho é um lócus importante da produção do gênero. O fato de ela não incidir igualmente sobre todas as mulheres implica que a produção do gênero que assim se dá é racializada e atende a uma dinâmica de classe”.

(BIROLI, Flávia. Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018 - p. 23.)


Tomando como referência a argumentação da autora, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) As hierarquias de gênero nas sociedades contemporâneas têm na divisão sexual do trabalho uma base fundamental.
( ) A divisão sexual do trabalho modula as trajetórias das mulheres em sociedade, à medida que ativa restrições e desvantagens.
( ) A existência de hierarquias de gênero independe de outros fatores, como posições de raça e classe das mulheres.
( ) A divisão sexual do trabalho não se relaciona com o acesso das mulheres à esfera política.

A sequência correta, de cima para baixo, é 
Alternativas
Q3177366 Sociologia
O ativismo doo _______________ tem sido central na construção da topografia da memória no tecido social brasileiro. Desde o final dos anos 1970, na redemocratização do país, os movimentos negros contemporâneos se esforçaram por denunciar o racismo estrutural na sociedade brasileira, rompendo com a imagem de harmonia da mestiçagem ou o mito da “democracia racial”. Junto com isso, promoveram um movimento de “reafricanização” do Brasil, em que o o _______________ social da comunidade nacional é ressignificado pelo enfoque de identidades diaspóricas, pelas experiências sociais de negros(as) na luta pela construção da o _______________ e pelo esforço de reposicionar a identidade afro-brasileira na comunidade imaginada, uma vez que ela foi subalternizada ou silenciada por narrativas hegemônicas assimilacionistas ou investidas da utopia do “embranquecimento” (Borges; Oliveira, 2017).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3174922 Sociologia
A violência estrutural está difundida por toda sociedade. Uma das características centrais da violência estrutural reside na:
Alternativas
Q3174921 Sociologia
Existem vários tipos de violência, como a simbólica, a física, a verbal etc. Quem vive em família, está sujeito à violência doméstica. Estatisticamente, o principal alvo da violência doméstica são:
Alternativas
Q3174920 Sociologia
Anthony Giddens, em seu livro “Sociologia”, afirma que a casa é, de fato, o lugar mais perigoso da sociedade moderna. Para dar validade a sua afirmação, ele diz que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: B
5: C
6: C
7: D
8: D
9: B
10: C
11: E
12: E
13: C
14: D
15: C
16: A
17: A
18: D
19: C
20: A