Questões de Concurso Sobre estratificação e desigualdade social em sociologia

Foram encontradas 541 questões

Q3082585 Sociologia
Leia o texto a seguir:

Cada derrota do imperialismo, como na Síria e Iraque (menor na Líbia e Palestina) é um passo concreto na direção da libertação do Oriente Médio. As forças populares, democráticas e de esquerda devem ampliar sua capacidade organizativa entre as massas e construir as condições para edificar uma nova sociedade. E o Oriente também anseia por grandes mudanças, afinal, foi onde a Revolução Russa ocorreu há 100 anos.
BUZETTO, Marcelo. As lutas sociais e políticas no Grande oriente Médio: entre as guerras imperialistas e a resistência popular. Lutas Sociais, São Paulo, vol. 20, n.37, p.181, jul./dez. 2016.

A perspectiva apresentada no texto impulsiona sociologicamente a
Alternativas
Q3082583 Sociologia
Leia o texto a seguir:

Num certo sentido, a sociedade brasileira criou o melhor dos dois mundos. Ao mesmo tempo que mantém a estrutura de privilégio branco e a subordinação não branca, evita a constituição da raça como princípio de identidade coletiva e ação política. A eficácia da ideologia racial dominante manifesta-se na ausência de conflito racial aberto e na desmobilização política dos negros, fazendo com que os componentes racistas do sistema permaneçam incontestados, sem necessidade de recorrer a um alto grau de coerção.
NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco: estudos de relações raciais. São Paulo: T. A. Queiroz.1979, p. 246.

Diante da perspectiva abordada pelo texto, a Sociologia pode contribuir para desconstruir as ideias apresentadas por meio da(do)
Alternativas
Q3082576 Sociologia

Observe os gráficos a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



A reflexão sociológica acerca dos temas apresentados nos gráficos permite concluir que

Alternativas
Q3082572 Sociologia

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Várias análises podem ser elaboradas com base na imagem. No entanto, um tema se torna central e pode ser compreendido como a(o,as)

Alternativas
Q3082568 Sociologia
A estratificação social para Max Weber pode ser dividida em três sistemas. Cada um deles apresenta uma hierarquia própria, embora haja uma relação estreita entre eles.
Os conceitos sociológicos que possibilitam compreender esses sistemas de estratificação são:
Alternativas
Q3076623 Sociologia
A participação da população negra, em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do País será promovida, prioritariamente, por meio de
Alternativas
Q3076614 Sociologia
O poder público adotará as medidas necessárias para o combate à intolerância com as religiões de matrizes africanas e à discriminação de seus seguidores, especialmente com o objetivo de
Alternativas
Q3076610 Sociologia
Por discriminação racial ou étnico-racial compreende-se
Alternativas
Q3067264 Sociologia
Sobre a pobreza, seus conceitos e possibilidades de mensuração, analise as afirmativas a seguir.
I- Uma das formas mais tradicionais de se caracterizar a pobreza tem sido defini-la como insuficiência de renda. Para medir sua incidência sobre as populações, são utilizados indicadores como o PIB per capita de um país.
II- O conceito de pobreza absoluta está relacionado à linha da pobreza, representada por um valor de renda capaz de garantir a satisfação de necessidades básicas, sejam elas alimentares ou outras.
III- O PIB é um indicador de pobreza adequado tanto para economias baseadas em trocas monetárias, nas quais o atendimento às diversas necessidades é garantido através do dinheiro, como para aquelas em que a obtenção do bem-estar não se dá apenas através do dinheiro.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3067261 Sociologia
Entre os fenômenos típicos do capitalismo está a mercantilização. As sociedades, na Idade Média, eram pouco mercantilizadas, e o indivíduo tinha sua sobrevivência pautada pelo apoio de instituições como igreja e família e não pelos contratos de trabalho. A consolidação do capitalismo destruiu as formas pré-mercantilizadas de proteção social, o que implicou a necessidade da venda da força de trabalho, causando a alienação dos trabalhadores. Por isso, de acordo com o sociólogo dinamarquês Esping-Andersen, os movimentos trabalhistas sempre lutaram pela desmercantilização do trabalho. Atualmente, esse conceito é considerado uma inovação nas análises de políticas sociais dentro do contexto de proteção social.
Com relação à ideia de desmercantilização do trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I- A concepção de desmercantilização deve incorporar a possibilidade de cada cidadão decidir e optar livremente por não trabalhar quando assim considerar ou julgar necessário, podendo e tendo como sobreviver dignamente por meio da sua inserção no mercado.
II- A desmercantilização do trabalho é uma pré-condição para que os trabalhadores tenham um nível tolerável de bem-estar e segurança social. Sem desmercantilização os trabalhadores teriam maiores dificuldades em agir coletivamente.
III- A desmercantilização do trabalho faz referência ao grau de autonomia e independência que as políticas sociais conseguem garantir aos indivíduos de sobreviverem através das relações do mercado, uma vez que a mercantilização fortaleceria a organização dos trabalhadores e enfraqueceria o poder e a autoridade dos patrões.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3058542 Sociologia
Em julgamento histórico, o Supremo Tribunal decidiu declarar a inconstitucionalidade da tese da legítima defesa da honra em agosto de 2023. Segundo Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal na época do julgamento: “A teoria da legítima defesa da honra traduz expressão de valores de uma sociedade patriarcal, arcaica, autoritária, cuja cultura do preconceito e da intolerância contra as mulheres sucumbiu à superioridade ética e moral dos princípios humanitários da igualdade, da liberdade e da dignidade da pessoa humana”. Com base na declaração da Ministra Rosa Weber, é CORRETO concluir que a tese da legítima defesa da honra foi declarada inconstitucional em razão
Alternativas
Q3058541 Sociologia
Em relação à divisão sexual do trabalho, não é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q3058540 Sociologia
Analise as afirmativas abaixo a respeito das relações sociais de gênero e da família na contemporaneidade:

I. A família é uma organização naturalmente hierarquizada, na qual os adultos naturalmente têm o direito de submeter as crianças ao seu poder, e a mulher espontaneamente e de forma natural submete-se ao homem designado chefe da família.
II. As desigualdades de gênero entre homens e mulheres advêm de uma construção sociocultural que não encontra respaldo nas diferenças biológicas dadas pela natureza.
III. Não se pode afirmar que as relações sociais entre homens e mulheres são marcadas pela desigualdade e hierarquia, posto que a lei já assegure o ideal igualitário.
IV. Por funcionar como um sistema e fazer-se presente nas relações sociais, o patriarcado também é reproduzido pelas mulheres, mesmo sem a presença direta de um homem.

A partir das perspectivas trazidas pela epistemologia feminista, estão INCORRETAS 
Alternativas
Q3058538 Sociologia
Com o objetivo de prevenir mortes violentas de mulheres em razão da desigualdade de gênero, e visando garantir direitos e acesso à justiça para mulheres mediante ações governamentais intersetoriais, o Governo Federal instituiu o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios (Decreto n. 11.640, de 16 de agosto de 2023). Analise as afirmativas abaixo sobre os eixos estruturantes do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios:

I. Ações planejadas para evitar que a violência aconteça e que visem à mudança de atitudes, crenças e comportamentos para eliminar os estereótipos de gênero, promover a cultura de respeito e não tolerância à discriminação, à misoginia e à violência com base no gênero e em suas interseccionalidades, e para construir relações de igualdade de gênero, envolvidas as ações de educação, formal e informal, com a participação de setores da educação, da cultura, do esporte, da comunicação, da saúde, da justiça, da segurança pública, da assistência social, do trabalho, do emprego, dentre outros.
II. Ações planejadas para a intervenção precoce e qualificada que visem evitar a repetição e o agravamento da discriminação, da misoginia e da violência com base no gênero e em suas interseccionalidades, desenvolvidas por meio das redes de serviços especializados e não especializados nos setores da segurança pública, saúde, assistência social e justiça, dentre outros, e apoiadas com o uso de novas ferramentas para identificação, avaliação e gestão das situações de risco, da proteção das mulheres e da responsabilização das pessoas autoras de violência.
III. Ações planejadas para mitigar os efeitos da discriminação, da misoginia e da violência com base em gênero e em suas interseccionalidades e para promover a garantia de direitos e o acesso à justiça por meio de medidas de reparação, compreendidos programas e políticas que abordem a integralidade dos direitos humanos e garantam o acesso à saúde, à educação, à segurança, à justiça, ao trabalho, à habitação, dentre outros. 
IV. Ações planejadas para mitigar os efeitos da discriminação, da misoginia e da violência com base em gênero e em suas interseccionalidades e para promover a garantia de direitos e o acesso à justiça por meio de medidas de reparação, que incluam o direito à memória, à verdade e à justa responsabilização de pessoas agressoras e reparações financeiras às vítimas sobreviventes e às vítimas indiretas.

São ações compreendidas no eixo estruturante de prevenção terciária do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios:
Alternativas
Q3058533 Sociologia
A Lei federal n. 14.786, de 28 de dezembro de 2023, criou o protocolo “Não é Não”, voltado para a prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher e para a proteção à vítima. Nos termos da Lei do protocolo “Não é Não”, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q3029020 Sociologia

“Minha definição de gênero tem duas partes e diversos subconjuntos, que estão interrelacionados (...)”


(SCOTT, 1995. p. 86).



Qual alternativa apresenta essas duas partes? 

Alternativas
Q3023524 Sociologia

Conforme Kergoat, “[...] essa forma é historicamente adaptada a cada sociedade. Tem por características a destinação prioritária dos homens à esfera produtiva e das mulheres à esfera reprodutiva e, simultaneamente, a ocupação pelos homens das funções de forte valor social agregado (políticas, religiosas, militares etc.)” (KERGOAT, D. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, H. et al. (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Unesp, 2009).


O trecho faz referência a qual conceito sociológico?

Alternativas
Q3023512 Sociologia
No clássico texto “Racismo e sexismo na cultura brasileira” (2020), Lélia Gonzalez aborda a força simbólica do mito da democracia racial e seus efeitos danosos sobre a sociedade brasileira e a mulher negra, em particular. A autora parte de referenciais teóricos da Psicanálise e das Ciências Sociais para criar sínteses originais. Qual foi o conceito desenvolvido pela autora para se referir à sintomática do racismo no Brasil? 
Alternativas
Q2949054 Sociologia

Quanto às teorias a respeito da expansão da pobreza no mundo ocidental e às críticas ao capitalismo, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2777665 Sociologia

A respeito da questão racial e da exclusão social no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: D
5: A
6: B
7: A
8: E
9: E
10: B
11: E
12: B
13: A
14: A
15: B
16: B
17: D
18: E
19: B
20: C