Questões de Concurso Sobre mundo do trabalho em sociologia

Foram encontradas 349 questões

Q3276914 Sociologia
Sendo um processo de muitas vertentes que descreve o aumento de interconexão e interdependência dos países e sociedades ao redor do mundo. A globalização é um fenômeno que pode ser visto de várias maneiras e ter efeitos e implicações nos mais diversos segmentos sociais, econômicos, políticos e culturais.
Sobre a globalização e suas características, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q3239785 Sociologia
A globalização gerou profundas mudanças nas relações sociais e econômicas, afetando a estrutura do mercado de trabalho. Sobre as transformações decorrentes da globalização, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3239782 Sociologia
O trabalho, ao longo da história, passou por diferentes formas de organização. Sobre as transformações no trabalho industrial moderno, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3239775 Sociologia
A globalização impactou diretamente a formação dos movimentos sociais contemporâneos. Sobre as características desses movimentos, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3207100 Sociologia
O debate sobre o desenvolvimento agrário brasileiro, especialmente no que tange à relação entre o campesinato e o capital, foi abordado por Caio Prado Junior e Maria de Nazareth Baudel Wanderley sob diferentes óticas e contextos distintos. As duas abordagens dialogam com as formas históricas e contemporâneas da estrutura fundiária e com as estratégias de reprodução do campesinato dentro do capitalismo agrário. Enquanto Caio Prado Junior analisa a transição capitalista no campo brasileiro, marcada pela crítica à tese feudalista, Maria de Nazareth Wanderley atualiza e complexifica o entendimento da relação entre o capital e o campesinato no contexto moderno da agricultura brasileira.


(Fonte: WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. O mundo rural como espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009.)


Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir:

I. Caio Prado Jr. argumenta que as relações de produção no Brasil são pré-capitalistas, de modo que o trabalhador rural tem a autonomia do camponês, estando fora da lógica capitalista.
II. Maria de Nazareth Wanderley argumenta que a permanência do campesinato está diretamente relacionada ao seu papel na reprodução do capital, seja por meio da grande propriedade ou da propriedade familiar.
III. Para Caio Prado Jr., o campesinato teve um papel central na resistência à formação do capitalismo no Brasil, devido à sua organização interna de subsistência e autonomia frente ao latifúndio.
IV. Wanderley destaca que o Estado teve um papel importante na reprodução da grande propriedade e na manutenção de relações de exploração que envolvem tanto o campesinato quanto a força de trabalho assalariada.
V. Tanto Caio Prado Jr. quanto Maria de Nazareth Wanderley reconhecem a função do campesinato como um sujeito de resistência política e econômica, capaz de subverter o sistema capitalista agrário.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q3207079 Sociologia
A importância que a dimensão do trabalho adquiriu no contexto da produção industrial do século XIX e do início do XX, levou os três grandes pensadores clássicos da Sociologia, Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber, a tomarem o trabalho como objeto de estudo, ainda que apresentando abordagens e métodos de análise distintos.
Associe as sentenças contendo diferentes perspectivas sobre o mundo do trabalho aos seus respectivos autores, utilizando o código a seguir: 

I. Karl Marx. II. Emile Durkheim. III. Max Weber.

( ) Quanto mais especializado e dividido é o trabalho, maiores são os laços de dependência e cooperação que se formam entre os indivíduos.
( ) O trabalho assalariado denuncia uma exploração econômica e uma situação alienante em que o indivíduo não se reconhece no seu trabalho mecanizado e repetitivo.
( ) A racionalização do trabalho no capitalismo está intimamente ligada à moral empreendedora e à mentalidade puritana ascética.

A associação correta, de cima para baixo, é 
Alternativas
Q3207078 Sociologia
A crise do modelo de produção caracterizado pelo binômio produtivo taylorismo/fordismo gerou uma série de mudanças no padrão de rentabilidade capitalista, assim como novas relações sociais de produção, dentre elas a
Alternativas
Q3207077 Sociologia
Ricardo Antunes (2006, p. 09) oferece argumentos que demonstram a fragilidade das “teses que defendiam o fim da centralidade do trabalho no mundo capitalista contemporâneo”. Conforme o autor, a visão de que o trabalho acabou não encontra confirmação empírica e analítica, justamente por desconsiderar as duas dimensões fundamentais do trabalho: a dimensão ontológica e a dimensão estranhada.

(ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho: Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 11ª ed. São Paulo: Cortez. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2006, p. 09).



Tomando como base o texto acima, analise as afirmativas a seguir:


I. As transformações atuais no mundo do trabalho geraram uma nova configuração das relações sociais de produção, caracterizada pela perda de relevância da classe trabalhadora como agente de transformação social.
II. Quando concebemos a forma contemporânea do trabalho, é fundamental considerar o processo de criação de valores de troca, indispensável para a sustentação das relações de produção capitalistas.
III. Há uma diferença muito grande entre conceber, de um lado, o fim do trabalho abstrato que gera valor mercantil e, de outro, o fim do trabalho concreto que cria coisas socialmente úteis.
IV. As novas condições do desenvolvimento capitalista geram uma interação complexa entre o saber científico e o trabalho, de modo que a ciência se torna a principal força de produção do valor.

Considerando o pensamento de Ricardo Antunes, estão corretas as seguintes afirmativas
Alternativas
Q3207076 Sociologia
Ainda no século XIX, pensadores como Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber forneceram contribuições seminais para a chamada sociologia do trabalho, a qual viria a se desenvolver significativamente no século seguinte e até os dias atuais. Nesse sentido, observe os pares de temas de interesse sociológico listados a seguir:

I. Teorias de emprego do passado e do presente/impactos de mudanças científicas e tecnológicas na produção e na empregabilidade.
II. Movimentos sociais relacionados ao trabalho/organizações sindicais e cooperativas.
III. Supressões de garantias e precarização do trabalho/disparidades salariais e estratificação profissional.
IV. Estado e controle da organização do trabalho/status ocupacional e relações de poder. Dos pares de temas acima citados, alguns se situam no domínio da sociologia do trabalho.

Por esse prisma, estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3207075 Sociologia
A especialização do trabalho advinda da Revolução Industrial foi objeto de distintas e, por vezes, divergentes interpretações por parte de autores hoje considerados clássicos da sociologia, a exemplo de Karl Marx e Émile Durkheim.
Conforme Marx e Durkheim, a especialização do trabalho é capaz de promover, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164587 Sociologia

Observe a imagem a seguir.


Q65.png (313×252)

Fonte: https://gilmaronline.blogspot.com/2017/10/uber.html



Na imagem, três personagens são apresentados: O primeiro, à esquerda, diz “sou engenheiro, mas perdi o emprego”. A segunda, no centro, comenta: “sou jornalista e o jornal fechou e fui para a rua”. O terceiro, à direita, afirma “sou metalúrgico, mas fui demitido”. Na parte inferior da imagem, os três personagens estão em seus carros e, juntos, dizem: “agora somos motoristas do uber”.



É correto afirmar que a imagem ilustra

Alternativas
Q3169112 Sociologia
A globalização pode ser compreendida como um processo que envolve a intensificação de interações econômicas, políticas e culturais entre os países. Entre os fatores que mais contribuíram para a aceleração desse processo nas últimas décadas está:
Alternativas
Q3169110 Sociologia

Imagem associada para resolução da questão


O trabalhador na linha de montagem ilustra uma crítica ao processo produtivo padronizado e repetitivo, típico de certos modelos de organização do trabalho. A fala remete à alienação do trabalhador em relação à tarefa que realiza, uma vez que ele não tem uma visão clara do processo produtivo como um todo.


A alienação do trabalhador na linha de montagem está associada:

Alternativas
Q3130341 Sociologia
Em uma turma de ensino médio, o professor de sociologia deseja que os alunos compreendam a importância dos movimentos trabalhistas ao longo da história e seu papel na conquista de direitos para os trabalhadores. Ele propõe que os alunos estudem movimentos trabalhistas específicos, como o movimento operário brasileiro do início do século XX e o papel das greves na conquista de direitos como a jornada de oito horas de trabalho, o direito à sindicalização e a proteção contra o trabalho infantil. Com base nessa situação, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3130340 Sociologia
Carlos, jovem de 28 anos, perdeu seu emprego formal em uma empresa devido à redução de funcionários e precisou buscar outras alternativas para se sustentar. Com isso, ele decidiu trabalhar como motorista de aplicativo. No início, Carlos apreciou a flexibilidade de horários e a possibilidade de ser “seu próprio chefe”. Porém, com o tempo, ele percebeu que a renda era instável e que os custos com manutenção do carro e combustível eram altos. Além disso, Carlos não possui direitos trabalhistas garantidos, como férias remuneradas, décimo terceiro salário ou contribuição para aposentadoria. Com base na situação de Carlos e nas características das transformações recentes no mundo do trabalho, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3130336 Sociologia
Com base nas interpretações dos clássicos da sociologia sobre o tema trabalho, analise as afirmativas a seguir.

I. Para Émile Durkheim, o trabalho é um fator fundamental na coesão social, e a divisão do trabalho moderno representa uma transição da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, onde a interdependência entre os indivíduos promove a integração da sociedade.
II. Segundo Karl Marx, o trabalho na sociedade capitalista é uma atividade livre e autônoma que permite ao trabalhador expressar plenamente sua criatividade e individualidade.
III. Karl Marx analisa o trabalho como uma fonte de alienação no capitalismo, pois o trabalhador é separado dos frutos de seu próprio trabalho e de sua própria essência, sendo reduzido a uma ferramenta no processo de produção.
IV. Max Weber argumenta que o trabalho, sob o capitalismo, se torna uma “vocação” influenciada pela ética protestante, que valoriza a disciplina e o sucesso econômico como sinais de virtude e salvação.
V. Para Durkheim, o aumento da divisão do trabalho não traz nenhum tipo de problema para a sociedade, pois apenas fortalece a integração social de maneira harmoniosa.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q3130322 Sociologia
“Max Weber, em sua obra ‘A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo’, investiga a relação entre as crenças religiosas e o desenvolvimento econômico, especialmente nas sociedades ocidentais modernas. Weber argumenta que o capitalismo moderno foi impulsionado por um conjunto de valores éticos associados ao protestantismo, particularmente ao calvinismo. Segundo ele, a ética protestante incentivava ____________, valorizando o trabalho árduo e o ascetismo, e desestimulava ____________, pois o acúmulo de bens materiais deveria servir a um propósito produtivo e não à satisfação de desejos pessoais.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q3116200 Sociologia
A atividade laboral deixa de ser uma manifestação essencial do homem, para ser um "trabalho forçado", não voluntário, mas determinado pela necessidade externa. Por isso, o trabalho deixa de ser a "satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer necessidades externas a ele". O trabalho não é uma feliz confirmação de si e desenvolvimento de uma livre energia física e espiritual, mas antes sacrifício de si e mortificação. A consequência é uma profunda degeneração dos modos do comportamento humano;"
Assinale a alternativa que apresenta o conceito expresso no texto: 
Alternativas
Q3085191 Sociologia
Em relação ao trabalho e ao processo de trabalho na visão marxista, analise as afirmações abaixo:

1. O processo de trabalho, como uma relação do espaço microssocial, pode ser reconhecido a partir de uma concepção de trabalho mais ampla e de elementos que o constituem: a atividade orientada a uma finalidade, o objeto do trabalho e os seus meios.
2. O homem modifica seus meios de trabalho ao longo do tempo e isso é importante para reconhecer que as diferenças estão no que se produz.
3. Uma característica do trabalho em saúde é que muitos agentes podem compartilhar as mesmas finalidades, sobretudo pela complexidade do objeto.
4. Uma característica do trabalho humano é a antevisão do produto, ou seja, uma intencionalidade para que seja materializado aquilo que existia no imaginário do trabalhador, ou seja, um resultado a ser alcançado (finalidade).
5. A finalidade do trabalho de Enfermagem na Central de Materiais e Esterilização (CME) é o material esterilizado e não o cuidado que será realizado com ele, como, por exemplo, um curativo.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q3082569 Sociologia
Leia o texto a seguir:

[...] se a divisão do trabalho produz a solidariedade, não é apenas porque ela faz de cada indivíduo um “trocador”, como dizem os economistas; é porque ela cria entre os homens todo um sistema de direitos e deveres que os ligam mutualmente de maneira duradoura [...].
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 429.


Para Émile Durkheim, as formas de organização e divisão das atividades laborais na sociedade são possíveis, pois o(s)
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: C
6: A
7: A
8: B
9: D
10: B
11: D
12: E
13: C
14: C
15: D
16: C
17: D
18: B
19: D
20: C