Questões de Concurso
Sobre o processo de socialização em sociologia
Foram encontradas 185 questões
Chamo ação comunicativa aquela forma de interação social em que os planos de ação dos diversos atores ficam coordenados pelo intercâmbio de atos comunicativos, fazendo, para isso, uma utilização da linguagem (ou das correspondentes manifestações extraverbais) orientada ao entendimento. À medida que a comunicação serve ao entendimento (e não só ao exercício das influências recíprocas) pode adotar para as interações o papel de um mecanismo de coordenação da ação e com isso fazer possível a ação comunicativa.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid: Cátedra, 1997, p. 418.
Segundo as ideias desenvolvidas pelo autor, a compreensão das relações sociais é possível pela
Numa perspectiva crítica, a educação deve combater a
Os conceitos de socialização e identidade são termos pronunciados na linguagem corrente e mesmo dentro das Ciências Sociais, com significados e conotações diversas. Muitas vezes, esses significados são ultrapassados. É o caso do conceito de socialização que quase sempre se refere ao processo de inculcação de normas, imposição de valores. Por um lado, este conceito está passando por novas concepções, que visam sobretudo suprimir a dimensão passiva que classicamente a socialização assinalava aos indivíduos. Por outro, a sociologia incorporou recentemente, em seu debate teórico, o conceito de identidade. Este conceito veio influenciar e redefinir a dimensão subordinada do indivíduo frente aos problemas da socialização vista como aculturação.
MEDEIRO, M. S. F. A construção teórica dos conceitos de socialização e identidade. Revista de Ciências Sociais, v. 33, n.1, p. 80, 2002.
Segundo o tema sociológico apresentado, o que vai prevalecer na relação entre os conceitos é a
Observe a tirinha a seguir:
Mafalda sugere que seu aprendizado no mundo social é resultado de processos de socialização, evidenciando um conceito sociológico bastante relevante para compreender esses processos.
Segundo a abordagem funcionalista, este conceito operacionaliza a vida social e se caracteriza por
Entre as assertivas a seguir, qual está em desacordo com os princípios da História de Vida enquanto método de análise dos fenômenos sociais?
“[...] tradução em atos do princípio de solidariedade que se expressa pela referência a um bem comum, valorizando pertenças herdadas, no caso da solidariedade tradicional, ou pertenças construídas, no caso da solidariedade moderna filantrópica ou democrática. [...] é impulsionada pelo sentimento de que a defesa de um bem comum supõe a ação coletiva. Em sentido genérico, incluindo tanto as formas jurídicas [...], como as cooperativas e mutualistas, pode ser abordada sociologicamente como um espaço que opera a passagem, graças a um encontro interpessoal, entre redes de socialidades primária e secundária, entre esferas privada e pública” (CHANIAL, P.; LAVILLE, J., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.
As características apresentadas no trecho acima definem a:
Segundo o paradigma sociológico do consenso, a escola é um lugar no qual a sociedade transmite valores e prepara seus membros para a vida adulta. Conforme a sociologia durkheimiana, o papel da escola na educação moral é o de desenvolver nos alunos regularidade e autodomínio. Assim, é correto afirmar que o paradigma sociológico do consenso
Para a elaboração de um plano de aula, o professor de sociologia, segundo os PCN, deve ter como critério para seleção de conteúdo
Para Barbara Freitag, os sociólogos franceses Passeron e Bourdieu divergem fundamentalmente da abordagem de Durkheim, Dewey e outros. Acerca da concepção de educação de Bourdieu e Passeron, assinale a opção correta.
Entre os autores discutidos por Barbara Freitag, está o norteamericano John Dewey, que exige que não se separe a educação da vida. Segundo Dewey, "educação não é preparação, nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver-se, é crescer." Acerca da concepção de Dewey sobre a escola e a educação, assinale a opção correta.
Ao construir o quadro teórico de sua obra Escola, Estado e Sociedade, Barbara Freitag afirma existir concordância entre quase todos os autores no que diz respeito aos pontos fundamentais do conceito de educação. Acerca dos pontos de concordância arrolados por essa autora, julgue os itens que se seguem.
I A educação sempre expressa uma doutrina pedagógica, que, implícita ou explicitamente, se baseia em uma filosofia de vida, concepção de homem e sociedade.
II A educação é um processo de desenvolvimento de aptidões, de atitudes e de outras formas de conduta exigidas pela sociedade, um processo globalizado que visa à formação integral da pessoa, para o atendimento às necessidades e às aspirações de natureza pessoal e social.
III Em uma realidade educacional concreta, o processo educacional se dá por meio de instituições específicas — família, igreja, escola, comunidade — que se tornam portavozes de determinada doutrina pedagógica.
Assinale a opção correta.
É incorreto afirmar, sobre o surgimento da Sociologia no Brasil, e sua relação com a educação:
Assinale a alternativa que apresenta a palavra que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maduras para a_________. Ela tem como objetivo suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais exigidos tanto pelo conjunto da sociedade política quanto pelo meio específico ao qual ela está destinada em particular.(DURKHEIM, É. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 54-55).
Com referência à comunicação de massa, assinale a opção correta.
Quando um grupo passa a adotar o modo de vida de outro grupo sem coação ou uso da força dize-se que ocorreu assimilação: aceitação voluntária dos padrões de conduta atitudes, sentimentos, ideias de outros grupos sociais ou sociedades. Assinale a alternativa em que corresponde a um fator de assimilação.
A educação é um tipo de processo social mais elementar no que tange à preparação para o convívio social. BOTTOMORE ,T: 1978; 248 , diz que "A função da educação no preparo da criança para um determinado meio na sociedade significa o seu preparo para a participação
Em 1967 é publicado o texto “A sociedade do espetáculo”, que marca o ponto extremo da crítica da sociedade da abundância, operando a partir de uma noção de espetáculo não apenas como um conjunto de imagens, “mas uma relação social entre pessoas, midiatizadas por imagens”. O autor desse importante texto é
A ilustração ao lado serve de referência para responder às questões 33 e 34:
Castells observa que o novo sistema de comunicação tem possibilitado também a
“A juventude não se apresenta progressista nem conservadora por natureza, mas é uma potencialidade que está pronta para qualquer nova orientação da sociedade.”
MANNHEIM, Karl. Funções das gerações novas. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice (orgs.). Educação e Sociedade. São Paulo: Nacional, 1976, p. 95.
Segundo este autor, isso é explicado pela