Questões de Concurso Sobre política, poder e estado em sociologia

Foram encontradas 486 questões

Q3300977 Sociologia
Mulher brasileira, vereadora e socióloga, internacionalmente reconhecida por sua atuação na luta pelos direitos humanos e que foi assassinada em 2018 após denunciar diversos casos de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes. A descrição apresentada refere-se à:
Alternativas
Q3300863 Sociologia
No início do século XXI, o Estado brasileiro passou a desempenhar um papel ativo em inúmeras áreas culturais. Tal processo tem início na gestão do então Ministro Gilberto Gil, que, já em seu discurso de posse, apontou que a marca de sua gestão seria a abrangência. Observa-se que o papel ativo do Estado ocorre a partir da conexão estabelecida com a sociedade em diferentes processos participativos. Gil afirmou em diferentes ocasiões que o Ministério da Cultura não era para exclusivo atendimento a criadores e produtores culturais, mas sim de toda a sociedade brasileira. Com esse novo entendimento de Cultura, agora adotado pelo estado brasileiro, podemos verificar o seguinte
Alternativas
Q3288177 Sociologia
Salles (2020) afirma que, atualmente, as universidades públicas têm sido muito atacadas externamente, inclusive por governantes, mas que não são apenas as ameaças externas que têm pressionado as instituições e tornado o ambiente hostil à sua própria natureza autônoma e reflexionante. Neste sentido, ele afirma que “os pactos acadêmicos não estão suficientemente consolidados, à medida que o cenário das instituições, para além das restrições orçamentárias, determina-se por um duplo déficit – um déficit de representação e outro de representatividade”.

Em relação ao déficit de representatividade analisado pelo autor, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3264240 Sociologia
Na realização de análise de conjuntura, é necessário o uso de algumas ferramentas próprias, ou seja, de algumas categorias. Nesse sentido, os fatos quando adquirem um sentido especial para um país, para uma classe social, para um grupo social ou para uma pessoa é, na análise de conjuntura, a categoria:
Alternativas
Q3239780 Sociologia
A ética e o poder político são conceitos amplamente debatidos nas ciências sociais. Sobre a relação entre ética e política, marque a alternativa correta: 
Alternativas
Q3239778 Sociologia
Os partidos políticos desempenham funções centrais em democracias modernas. Sobre os partidos políticos, marque a alternativa correta: 
Alternativas
Q3239769 Sociologia

A transição do autoritarismo para a democracia é um tema recorrente nas ciências sociais. Sobre os processos de transição democrática, assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Q3207096 Sociologia
Leia o fragmento a seguir:

“No espesso matagal das ideias sobre a democracia, às vezes impenetrável, é possível identificar alguns critérios a que um processo para o governo de uma associação teria de corresponder, para satisfazer a exigência de que todos os membros estejam igualmente capacitados a participar nas decisões da associação sobre sua política? Acredito que existam pelo menos cinco desses critérios (...)”.
(DAHL, Robert. Sobre a democracia. Tradução de Beatriz Sidou. Editora Universidade de Brasília, 2001 - p. 49-50.)

Segundo Dahl, quais são os critérios para satisfazer a exigência por ele referida?
Alternativas
Q3207094 Sociologia
Uma das principais contribuições de Max Weber para a compreensão do ordenamento político e jurídico das sociedades modernas situa-se em suas análises da correlação entre indivíduos e Estado, atribuindo ênfase à violência física praticável por este. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. Segundo Weber, à exceção de períodos de beligerância, o Estado não possui legitimidade para fazer uso de violência física.
II. Weber considera que, embora possuindo suporte legal, a violência física utilizada pelo Estado carece invariavelmente de legitimidade.
III. Para Weber, o Estado é a única instituição de direito apta a utilizar a violência física nos marcos da legalidade.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q3207093 Sociologia
A obra O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, rompeu com a filosofia política medieval e clássica ao instituir as bases de uma nova forma de análise política.

(MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Prefácio de Fernando Henrique Cardoso. Companhia das Letras, 2010).

Em que aspecto Maquiavel se distancia das análises políticas anteriores?
Alternativas
Q3196887 Sociologia
Democracia é a prática política de dissolução, de alguma maneira, do poder e das decisões políticas em meio aos cidadãos. O termo democracia tem origem grega, podendo ser etimologicamente dividido da seguinte maneira:
Alternativas
Q3177370 Sociologia
As manifestações culturais, ligadas à liberdade e à memória, podem ser limitadas por lei para equilibrar direitos em conflito. Em casos de violação ou uso inadequado dessa liberdade, o Judiciário ou o Ministério Público (MP) podem intervir, firmando Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) ou propondo ações civis públicas para reparação e imposição de obrigações. Um exemplo foi o encerramento antecipado de uma exposição de arte sobre diversidade, financiada pela Lei Rouanet, após críticas de grupos conservadores que alegaram desrespeito a valores morais. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a reabertura até a data inicialmente prevista para o seu encerramento, mas o grupo empresarial responsável recusou. Meses depois, recuou de sua posição e firmou um TAC, comprometendo-se a realizar novas exposições relacionadas ao tema. A situação descrita acima refere-se ao caso de qual exposição de arte?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164575 Sociologia
Assinale a afirmativa que descreve corretamente o conceito de Estado Democrático de Direito.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164573 Sociologia
Leia o trecho a seguir.

O Estado é uma ilusão bem fundamentada, uma realidade que existe essencialmente porque acreditamos que ela existe. Esta realidade ilusória, mas validada coletivamente por meio do consenso, é o lugar para o qual somos remetidos quando recuamos em vários fenômenos, como títulos acadêmicos, títulos profissionais ou o calendário. Recuando cada vez mais, chegamos a um ponto que é a origem de tudo isso. Esta realidade misteriosa existe por seus efeitos e pela crença coletiva em sua existência, que é o princípio desses efeitos. Não se pode tocá-la com as mãos ou tratá-la da maneira que um agente da tradição marxista faria, dizendo: "O Estado faz isso", "O Estado faz aquilo". Poderia citar quilômetros de textos nos quais a palavra "Estado" aparece como sujeito das ações. Trata-se de uma ficção perigosa que nos impede de pensar o Estado. Portanto, como advertência, eu diria: cuidado, todas as frases que têm o Estado como sujeito são frases teológicas, o que não significa que sejam falsas, pois o Estado é uma entidade teológica, ou seja, uma entidade que existe devido à crença.

Adaptado de: BOURDIEU, Pierre. Sobre el Estado. Cursos en el Collège de France (1989-1992). Barcelona: Anagrama, 2014, pp. 15-16.

Com base na leitura do trecho, analise as afirmativas a seguir e assinale a (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O autor descreve o Estado como uma realidade fictícia, sustentada por ideias preconcebidas e construídas socialmente, cuja existência é validada coletivamente pela crença das pessoas.
( ) O autor afirma que a materialidade do Estado decorre de suas ações concretas como sujeito histórico, capaz de alterar dinâmicas sociais.
( ) O autor considera que as manifestações do Estado não têm fundamento sólido, sendo ele uma ficção e vez de uma realidade.

Assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q3272618 Sociologia
À luz da teoria e do método materialista históricodialético pode-se inferir que a reforma da previdência social no Brasil, objetivada na forma da Emenda Constitucional nº 103/2019, cumpre a função do Estado no interior do modo de produção capitalista. Neste prisma, a referida função do Estado é de:
Alternativas
Q3257714 Sociologia
É incontestável que, a partir dos anos 80, a sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que vivenciou um processo de democratização política, superando o regime ditatorial instaurado em 1964, também experimentou uma profunda e prolongada crise econômica, que persiste até dos dias atuais. Sobre a conjuntura descrita acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3228029 Sociologia
Assinale a alternativa que reflete, corretamente, a relação entre democracia e inclusão social:
Alternativas
Q3130344 Sociologia
Após o final da Guerra dos Cem Anos, muitos reinos europeus iniciaram um processo de centralização política e fortalecimento das monarquias. Esse período marca o surgimento do Estado moderno, que se afastava das características fragmentadas e estabelecia novas bases de organização do poder. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O Estado moderno se caracteriza pela centralização do poder, garantindo a soberania sobre um território unificado e a autoridade de um governo centralizado.
II. Com o desenvolvimento do Estado moderno, surgem estruturas burocráticas e impessoais que buscam assegurar eficiência na administração pública e racionalidade nas decisões governamentais.
III. O Estado moderno descentraliza o poder para manter a organização política em pequenas regiões autônomas, seguindo o modelo do sistema feudal.
IV. O fortalecimento do Estado moderno foi acompanhado pela diminuição da influência da Igreja sobre a política e pela centralização do poder nas mãos de autoridades civis.
V. O Estado moderno, ao se constituir, assume como função garantir o bem-estar social da população, oferecendo serviços básicos, como saúde, educação e segurança.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q3130343 Sociologia
Em uma aula sobre formas e sistemas de governo, o professor de sociologia explica aos alunos as diferenças entre sistemas parlamentares e presidenciais, bem como os modelos de monarquia e república. Ele pede que os alunos analisem como cada sistema influencia a distribuição de poder entre os diferentes órgãos governamentais e como esses modelos afetam a relação entre os governantes e os cidadãos. Com base nessa situação, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3130330 Sociologia
Em seu estudo sobre poder e sociedade, Michel Foucault examina como as instituições exercem controle sobre os indivíduos não apenas por meio de coerção direta, mas também por mecanismos sutis de vigilância e disciplina, que moldam comportamentos e produzem subjetividades. Foucault argumenta que, em vez de um poder centralizado e evidente, o poder moderno é disseminado e se manifesta em práticas cotidianas, como as normas e os procedimentos aplicados em instituições como escolas, prisões, hospitais e fábricas. Com base no pensamento de Foucault, analise a situação hipotética a seguir:

Em uma escola moderna, câmeras de segurança monitoram todos os corredores, e os alunos sabem que estão constantemente sendo observados. Além disso, a instituição adota um sistema de pontuação que premia o comportamento adequado e registra as infrações, afetando a avaliação dos alunos ao longo do ano. Essa prática tem como objetivo incentivar a disciplina e o bom comportamento. Os alunos, cientes das regras e da vigilância constante, passam a regular suas próprias ações para se ajustarem às expectativas da escola, mesmo quando não estão sendo observados diretamente.

Diante do exposto e de acordo com o pensamento de Foucault sobre poder e vigilância, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: C
5: B
6: B
7: D
8: A
9: C
10: B
11: C
12: D
13: C
14: A
15: B
16: A
17: C
18: A
19: A
20: D