Questões de Concurso Comentadas sobre processo de urbanização em sociologia

Foram encontradas 45 questões

Q2665291 Sociologia
TEXTO I

    Em sua definição primeira, o termo refere‑se a processos de mudança das paisagens urbanas, aos usos e significados de zonas antigas e(ou) populares das cidades que apresentam sinais de degradação física, passando a atrair moradores de rendas mais elevadas. Essas pessoas mudam‑se gradualmente para tais locais, cativados por algumas de suas características – arquitetura das construções, diversidade dos modos de vida, infraestrutura, oferta de equipamentos culturais e históricos, localização central ou privilegiada, baixo custo em relação a outros bairros –, passando a demandar e consumir outros tipos de estabelecimentos e serviços inéditos.

Internet: <www.ea.fflch.usp.br> (com adaptações).

TEXTO II

    A segunda maior cidade do País, o Rio de Janeiro, também sofre com tal problema, e não é de hoje. A reforma higienista realizada há mais de um século formatou a capital fluminense a partir de uma tendência que ainda se repete. Para ampliar as vias e implementar praças no Rio, houve um custo humano. Os cortiços foram fechados, e a população foi despejada para o que viria a se consolidar como as favelas atuais.

Internet: <www.summitmobilidade.estadao.com.br> (com adaptações).

Os textos I e II referem‑se à questão social intitulada
Alternativas
Q2524647 Sociologia
Um documentário da TV pública estadunidense PBS descreveu como “a luta urbana do século” (do século XX), em Nova York, a batalha contra a construção da via expressa de Lower Manhattan, que cortaria o bairro de Soho e praticamente destruiria o parque de Washington Square. Essa luta opôs, em meados da década de 1950, de um lado, os planos de inspiração rodoviarista e a visão top-down do planejamento urbano então dominante e, de outro, articulações de vizinhanças em reação a esses planos.

Polarizaram esse embate:
Alternativas
Q2334932 Sociologia
Como falar em instinto materno, quando sabemos que o infanticídio é um fato muito comum entre diversos grupos humanos? Tomemos o exemplo das mulheres Tapirapé, tribo Tupi do Norte do Mato Grosso, que desconheciam quaisquer técnicas anticoncepcionais ou abortivas e eram obrigadas, por crenças religiosas, a matar todos os filhos após o terceiro. Tal atitude era considerada normal e não criava nenhum sentimento de culpa entre as praticantes do infanticídio.
Laraia, R.B. Cultura, um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: 2009.

No trecho acima, o autor faz uma crítica ao:
Alternativas
Q2275962 Sociologia
João decidiu estudar as causas do crescimento da violência no ambiente urbano brasileiro. Ao fim de suas reflexões, observou que não é sustentável a tese de que os dogmas e os desdobramentos do capitalismo poderiam de algum modo ter contribuído para o crescimento da violência e da exclusão social.
Maria, ao analisar a afirmação de João, observou corretamente que 
Alternativas
Q2248838 Sociologia

Quanto à urbanização, julgue o item subseqüente.


Os processos de urbanização no Brasil não estão relacionados a mudanças econômicas.


Alternativas
Q2248837 Sociologia

Quanto à urbanização, julgue o item subseqüente.


O Brasil assistiu a um processo de rápida urbanização a partir dos anos 60 do século XX.


Alternativas
Q2248836 Sociologia

Quanto à urbanização, julgue o item subseqüente.


Estudos acerca da urbanização independem da análise das cidades.


Alternativas
Q2248835 Sociologia

Quanto à urbanização, julgue o item subseqüente.


A difusão da influência dos centros urbanos para a zona interior rural pode denotar urbanização.


Alternativas
Q2248834 Sociologia

Quanto à urbanização, julgue o item subseqüente.


Esse processo pode ser constatado pelo aparecimento de características ou traços urbanos em uma população.

Alternativas
Q2248813 Sociologia
Quanto a mudança social, que designa uma diferença observada em relação aos estados anteriores de estrutura, instituições e hábitos sociais, julgue o item que se segue. 
No Brasil, a imigração não interferiu no mercado de trabalho.

Alternativas
Q2248811 Sociologia
Quanto a mudança social, que designa uma diferença observada em relação aos estados anteriores de estrutura, instituições e hábitos sociais, julgue o item que se segue. 
Muitas inovações tecnológicas ajudaram a produzir mudanças sociais amplas na sociedade.

Alternativas
Q2011367 Sociologia

A respeito de sociedade, trabalho e emprego, e de relações sociais e transformações do trabalho, julgue o item subsequente.


Transição demográfica, fator evocado pelos defensores da reforma da previdência, significa crescimento exponencial da população de um país.

Alternativas
Q2011348 Sociologia

Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.


O aumento desenfreado do número de carros nos centros urbanos é uma questão de saúde pública, pois o trânsito é uma das principais causas da poluição, de mortes violentas e de doenças respiratórias.

Alternativas
Q2011345 Sociologia

Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.


O aumento excessivo de carros nas cidades é um indicador da ascensão de parcela significativa da população a novas faixas de consumo.

Alternativas
Q2006768 Sociologia
Flávio Villaça em sua obra: Espaço intra-urbano no Brasil, segue uma linha lógica de raciocínio envolvendo o processo de mudanças que estavam ocorrendo em algumas cidades. Sobre a ótica do autor citado no processo de urbanização podemos AFIRMAR corretamente que:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UDESC Órgão: IMA-SC Prova: UDESC - 2019 - IMA-SC - Sociólogo |
Q1640597 Sociologia
“Convém estudar com maior profundidade os fatores de atração do meio urbano sobre os migrantes. O estereótipo de que os migrantes vêm à cidade grande iludidos, com esperanças falsas de prontamente se integrar à sociedade de consumo, está a merecer uma crítica bem fundamentada. Uma hipótese que valeria a pena ser verificada é que os principais fatores de atração da cidade são constituídos pelos laços sociais, decorrentes de uma situação de classe comum, entre migrantes antigos e novos” (Paul Singer, A economia política da urbanização. São Paulo, Contexto, 2002. p. 62)
Com base neste texto de Paul Singer sobre as migrações internas em países latino-americanos, analise as proposições. I. Os principais fatores de atração para as cidades não são somente os de ordem econômica. II. As migrações estão relacionadas à existência de redes migratórias. III. As redes migratórias envolvem laços sociais entre pessoas de uma mesma classe. IV. A atração exercida pela sociedade de consumo sobre os migrantes não deve ser considerada um fator de atração do meio urbano.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1116688 Sociologia
A diferença entre controle social e sociedade controlada é a seguinte:
Alternativas
Q940769 Sociologia

Considere o texto e as proposições abaixo sobre os fluxos migratórios internos mais recentes no Brasil:


Os movimentos migratórios internos no Brasil, dos últimos 60 anos, estão fortemente relacionados aos processos de urbanizaçãoe de redistribuição espacial da população, marcados pela intensa mobilidade populacional, e inseridos nas distintas etapaseconômicas, sociais e políticas experimentadas pelo país ao longo desse período.

(BAENINGER, Rosana. “Rotatividade migratória: um novo olhar para as migrações internas no Brasil”. Revista Interdisciplinar daMobilidade Humana. Brasília, ano XX, n.39, p. 77-100, jul./dez., 2012)


I. Dado o novo contexto socioeconômico e urbano, os processos migratórios diversificam-se, com áreas de retenção depopulação, áreas de perdas migratórias e áreas de rotatividade migratória.

II. A migração rural-urbana permanece como tendência migratória predominante no país, tal como ocorrera nas décadas de1960 e 1970.

III. Ocorre a interiorização das migrações, com trajetórias mais curtas em direção a aglomerações urbanas não-metropolitanas.

IV. Há intensa dispersão de migrantes das metrópoles em direção ao interior, marcada por reversões migratórias decaracterísticas diversas.

V. Configuram-se novos espaços de migração, fortemente relacionados às características de suas regiões e localidades.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q940766 Sociologia
A escola sociológica de Chicago produziu diversas reflexões teóricas e metodológicas acerca do desenvolvimento das cidades norte-americanas e dos agrupamentos humanos a elas correspondentes. Os estudos iniciais de ecologia humana, em particular, propuseram inovadoras explicações da estrutura urbana, que ficaram conhecidas por
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: DPE-SP Prova: FCC - 2015 - DPE-SP - Cientista Social |
Q908101 Sociologia
No início do século XX, a escola sociológica de Chicago constituiu-se por um diversificado e eclético conjunto de temas de pesquisa e orientações teóricas, com destaque para os estudos de ecologia humana. A respeito da abordagem ecológica do espaço urbano, desenvolvida na primeira fase da escola de Chicago, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: D
5: E
6: C
7: E
8: C
9: C
10: E
11: C
12: E
13: C
14: C
15: C
16: D
17: C
18: E
19: D
20: D