Questões de Concurso Comentadas sobre violência e conflitos urbanos em sociologia

Foram encontradas 57 questões

Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Sociólogo |
Q2905407 Sociologia

Michel Foucault observa que, nos regimes absolutistas o poder se exercia e se reafirmava por meio do severo exercício da punição. Com a Revolução Francesa, surge uma sociedade disciplinar calcada no dispositivo de vigiar e disciplinar. Löic Wacquant assinala que, nos países da Europa, a regulamentação punitiva das parcelas pauperizadas do novo proletariado pós-fordista efetua-se principalmente por intermédio de dispositivos panópticos cada vez mais sofisticados e intrusivos, diretamente integrados aos programas de proteção e assistência. Na França, a Direção da Prevenção e da Ação Social elaborou um sistema de informação que permite construir tipologias das pessoas e lares. Esse sistema tem como objetivo

Alternativas
Q2772108 Sociologia

Um dos grandes e urgentes problemas da sociedade brasileira é a violência policial. Em nome do combate à criminalidade, a repressão policial tornou-se mais ostensiva e potente, vitimando principalmente os membros das classes baixas. A violência policial, sociologicamente, demonstra que

Alternativas
Q2716913 Sociologia

Sobre a relação entre xenofobia e genocídio, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2511998 Sociologia
A Coalizão Negra por Direitos apresentou o manifesto “Enquanto houver racismo, não haverá democracia”.
Acerca da temática do movimento negro e do antirracismo no Brasil, é correto afirmar que
Alternativas
Q2511994 Sociologia
Interseccionalidade é a interação ou sobreposição de fatores sociais que definem a identidade de uma pessoa e a forma como isso irá impactar sua relação com a sociedade e seu acesso a direitos. (...) O conceito foi criado em 1989 por Kimberlé Crenshaw no contexto do movimento de mulheres negras dos Estados Unidos. Kimberlé é estudiosa da teoria crítica racial, área de estudo que analisa o racismo como algo naturalizado por meio de instituições e leis e não apenas como ações isoladas de indivíduos.

(disponível em https://www.tjdft.jus.br/acessibilidade/publicacoes/sementes-daequidade/o-que-e-interseccionalidade#)

A esse respeito, é correto afirmar que
Alternativas
Q2488042 Sociologia

Em relação à realidade política, econômica e social do Brasil, julgue o item a seguir.


O último Atlas da Violência, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), indicou aumento da taxa de homicídios no Brasil entre 2016 e 2021, justificado pelo crescimento do narcotráfico e da letalidade policial no combate ao crime em geral.

Alternativas
Q2440018 Sociologia
[Questão inédita] A violência do preconceito, além de produzir o isolamento entre os indivíduos, introduz a desconfiança entre os pares e funciona nos moldes de uma severa autopunição do sentimento de culpabilidade. Preconceito e violência estão intimamente ligados e sobre os dois podemos afirmar que:
Alternativas
Q2403875 Sociologia

[...] a sociedade brasileira vem conhecendo crescimento das taxas de violência nas suas mais distintas modalidades: crime comum, violência fatal conectada com o crime organizado, graves violações de direitos humanos, explosão de conflitos nas relações pessoais e intersubjetivas. Em especial, a emergência do narcotráfico, promovendo a desorganização das formas tradicionais de sociabilidade entre as classes populares urbanas, estimulando o medo das classes médias e altas e enfraquecendo a capacidade do poder público em aplicar lei e ordem.


ADORNO, Sérgio. Exclusão socioeconômica e violência urbana. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 84-135, jul./dez., 2002.


Sérgio Adorno é um importante pesquisador brasileiro do campo da sociologia da violência. Tal campo vem produzindo explicações sociológicas para o crescimento das taxas de violência que já eram observadas por Adorno no início deste século. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2384666 Sociologia
Na primeira década dos anos 2000, refletindo sobre as condições de encarceramento nos Estados Unidos, o sociólogo Loïc Wacquant afirma que
A irresistível ascensão do Estado penal nos Estados Unidos durante as três últimas décadas não é uma resposta ao aumento da criminalidade – que permanece praticamente constante [...] – mas sim aos deslocamentos provocados pela redução de despesas do Estado na área social e urbana e pela imposição do trabalho assalariado e precário como nova norma de cidadania para aqueles encerrados na polarizada estrutura de classes.
WACQUANT, L. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos [a onda punitiva] 3.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2018. p. 15. Adaptado.

O trecho acima, em analogia com a realidade brasileira, permite concluir que o aumento agudo da população carcerária
Alternativas
Q2275962 Sociologia
João decidiu estudar as causas do crescimento da violência no ambiente urbano brasileiro. Ao fim de suas reflexões, observou que não é sustentável a tese de que os dogmas e os desdobramentos do capitalismo poderiam de algum modo ter contribuído para o crescimento da violência e da exclusão social.
Maria, ao analisar a afirmação de João, observou corretamente que 
Alternativas
Q1909312 Sociologia
O filme ''Cidade de Deus'' , lançado em 2002, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, foi sucesso de público e crítica no Brasil e no exterior. O longa-metragem é baseado no livro homônimo do escritor carioca Paulo Lins. O autor do livro conheceu a antropóloga e socióloga Alba Zaluar quando estudava na UFRJ e a ajudou a fazer entrevistas para pesquisa que antropóloga carioca desenvolvia na comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Alba Zaluar produziu uma extensa obra, que influencia até hoje, em especial, pesquisadores da antropologia e sociologia urbana. Alba Zaluar foi pioneira em pesquisas antropológicas na área de:
Alternativas
Q1893138 Sociologia
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um princípio em que se baseiam as diretrizes da Política Nacional de Redução de Acidentes e Violência.
Alternativas
Q1893137 Sociologia
O conceito de mortalidade por causas externas sempre incluiu os homicídios, os suicídios e os ____________; e o de morbidade, as _________, os envenenamentos, os ferimentos, as fraturas, as _________ e intoxicações por agressões interpessoais e coletivas. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q1893136 Sociologia
Por ser um fenômeno sócio-histórico, a violência não é, em si, uma questão de saúde pública e nem um problema médico típico, mas ela afeta fortemente a saúde, pelos seguintes motivos, EXCETO um. Assinale-o.
Alternativas
Q1893135 Sociologia
Sobre a relação entre armas de fogo e violência, considere as seguintes afirmações.
I - O comércio de armas de fogo é o segundo mercado mais lucrativo do mundo, depois do petróleo. E os mapas da violência no Brasil mostram o crescimento das taxas de homicídios nos últimos 25 anos, acompanhado, paralela e concomitantemente, do aumento do uso de armas de fogo nas mãos da população.
II - Pesquisas dos Centros para Prevenção e Controle das Doenças (Centers for Diseases Control and Prevention – CDC) calculam que a presença de armas de fogo nos lares aumentou em 43 vezes o número de mortos ou feridos, incluindo casos envolvendo membros da mesma família.
III- Infelizmente, mais da metade dos crimes cometidos com armas acontecem fora do confronto com os bandidos, e sim nos espaços onde vive, trabalha e se diverte a população comum. Elas costumam ser usadas para dirimir conflitos interpessoais. Muita gente morre nas desavenças, nas brigas de vizinhos, nas contendas conjugais e, sobretudo, depois de bebedeiras nos bares, quando as pessoas perdem o controle emocional.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1893134 Sociologia
Sobre as relações entre violência, crime e saúde pública, considere as seguintes afirmações.
I - Ao sistema de assistência à saúde propriamente dito, as consequências da violência, dentre outros aspectos, infligem elevados gastos com estruturas pré-hospitalares, emergência, assistência e reabilitação, processos muito mais custosos que a maioria dos procedimentos médicos convencionais.
II - Além daqueles que lucram com comercialização de armas, de drogas, de seres humanos e de animais, dentre outros crimes e contravenções internacionais, há outros atores e grupos interessados no mercado da violência. São os que comercializam os sentimentos de insegurança da população.
III- No contexto social da violência, as maiores vítimas são as classes com renda mais alta, uma vez que são visadas pela delinquência urbana, sendo as vítimas preferenciais de roubos, furtos e latrocínios.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1893133 Sociologia
Podemos concluir que as formas de ____________ no Brasil, classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na categoria de ____________, presentes nos últimos 25 anos no Brasil, são subprodutos da esfera política: denunciam o fim de uma época desenvolvimentista e a decomposição dos sistemas sociais e dos aparatos formais que consolidaram o ____________. Enunciam, também, a exacerbação de novas formas de ___________, construídas com ingredientes que fazem parte de uma emergente ideologia dominante: a que mescla o consumismo com o hedonismo e o individualismo com o egocêntrico e o imediatismo. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q1854173 Sociologia
    Em termos históricos, a gestão do complexo capitalista-escravocrata no Brasil requereu, no marco de um projeto de construção nacional socialmente excludente e de modernização pelo alto, a montagem de uma maquinaria institucional de controle preventivo e repressivo de condutas das classes desprivilegiadas, operando como suporte das distinções de classe e raça que importavam manter na passagem da colônia à nação independente. Em certo sentido, a formação das polícias no Brasil significou a transferência e a extensão das tecnologias de poder mobilizadas pelo senhor no controle dos escravos para os homens livres e pobres circulando pelas cidades em rota de urbanização acelerada. Por aí se pode ver algo como a constituição de um aparato repressivo de Estado no espelho da gestão soberana, disciplinar e privada das classes subalternas.

Laurindo Dias Minhoto. Encarceramento em massa, racketeering de Estado e
racionalidade neoliberal. In: Lua Nova, 109, jan.-abr./2020, p. 175 (com adaptações).
Com base na discussão sociológica do tema da violência e na perspectiva colocada no texto precedente, julgue o item seguinte.
Os meios de comunicação que destacam, de maneira elogiosa, a ação policial repressiva contribuem para reproduzir certos estereótipos de violência.
Alternativas
Q1790574 Sociologia
“A violência doméstica é toda agressão ocorrida no contexto familiar. Pode ser física, psicológica ou socioeconômica. A física é aquela em que há o uso da força, como, por exemplo, por meio de tapas, socos, empurrões e abuso sexual. A psicológica envolve o uso de palavras ofensivas, ameaças e até mesmo gestos que insinuam uma agressão física – quando se levanta o braço ameaçando dar um tapa, por exemplo. Já a socioeconômica pode consistir no controle sobre a vida social da vítima e também de seus recursos econômicos, para que ela se torne dependente financeiramente do agressor. São vítimas de violência doméstica todos os que sofrem agressão por parte de seus parentes naturais (pai, mãe, irmãos, filhos, entre outros) ou parentes civis (esposa, marido, padrasto, sogro, por exemplo). O perfil do agressor é caracterizado por autoritarismo, impaciência, irritabilidade, e, em alguns casos, acompanhado do uso de drogas lícitas, principalmente o álcool, ou ilícitas”. (Notícias do Jardim São Remo – ECA/USP. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/njsaoremo/?p=2776)
Com base no texto e seus estudos sobre o tema, é correto afirmar que
Alternativas
Q1375717 Sociologia
Acerca da violência humana, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: C
5: D
6: E
7: B
8: D
9: C
10: D
11: B
12: C
13: A
14: E
15: E
16: D
17: E
18: C
19: C
20: D