Questões de Concurso
Sobre código de ética de radiodifusão brasileira em comunicação social
Foram encontradas 65 questões
Acerca da legislação brasileira em comunicação social, julgue o item.
De acordo com o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, as emissoras devem transmitir entretenimento de elevado nível artístico e moral, independentemente de ser uma produção própria ou uma produção de terceiros.
I. A radiodifusão estatal é aceita na medida em que seja exclusivamente cultural, educativa ou didática, podendo conter publicidade comercial. II. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) terá uma Comissão de Ética formada por 10 membros escolhidos e pertencentes à diretoria, cujo mandato será coincidente com seus mandatos na diretoria. III. As emissoras transmitirão entretenimento do melhor nível artístico e moral, somente de sua produção, considerando que a radiodifusão é um meio popular e acessível à quase totalidade dos lares.
Art. 1° – Destina-se a radiodifusão ao entretenimento e à informação do público em geral, assim como à prestação de serviços culturais e educacionais.
Art. 2° – A radiodifusão______________ a forma democrática de governo e, especialmente, a liberdade de imprensa e de expressão do pensamento._______________ , igualmente, a unidade política do Brasil, a aproximação e__________________ com a comunidade internacional e os princípios da boa educação moral e cívica.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Segundo o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, os programas transmitidos pelas emissoras não terão cunho obsceno, embora admitindo-se as sugestões de relações sexuais dentro do quadro da normalidade.
A outorga do poder público é necessária para o funcionamento do serviço de radiodifusão comunitária.
De acordo com o Código de Ética da Radiofusão Brasileira é CORRETO afirmar sobre a programação dos veículos:
I – As emissoras transmitirão entretenimento do melhor nível artístico e moral, seja de sua produção, seja adquirido de terceiros.
II – Os programas transmitidos explorarão curandeirismo e charlatanismo, desde que o veículo (rádio ou TV) seja ligado a alguma instituição religiosa ou de jogos de azar.
III – Os programas transmitidos não advogarão discriminação de raças, credos e religiões, assim como o de qualquer grupo humano sobre o outro.
IV – O uso de tóxicos, o alcoolismo e o vício de jogo de azar só serão apresentados como práticas condenáveis.
Segundo o Código de Ética da Radiodifusão, as emissoras defenderão “a forma democrática de governo e, especialmente, a liberdade de imprensa e de expressão do pensamento. Defenderá, igualmente, a unidade política do Brasil, a aproximação e convivência pacífica com a comunidade internacional e os princípios da boa educação moral e cívica”:
A quem cabe julgar os processos e
disposições disciplinares, segundo o
Código?
( ) O radialista deve lutar pela liberdade de pensamento, de expressão e pelo livre exercício da profissão.
( ) O plágio ou simples imitação de outro profissional em programas de rádio e televisão é prática condenável.
( ) O radialista possui a liberdade de pensamento, expressão e não está sujeito a sanções pela emissão de opiniões no exercício da profissão.
( ) O compromisso primeiro do radialista é com a empresa de comunicação que trabalha, responsável pelo conteúdo veiculado.
( ) O radialista não deve aceitar oferta de trabalho a preço vil, distorcer a verdade para atender a interesses escusos e contrário aos da comunidade.
A sequência correta de cima para baixo é:
A respeito da regulamentação de diferentes aspectos e setores da mídia brasileira, julgue o item a seguir.
Segundo o Código de Ética da Radiodifusão, é objetivo
primordial do rádio e da televisão o aprimoramento cultural
e educacional do público em geral, sendo o entretenimento
e a informação meios eventuais para a consecução daquele
fim.
Em função do código de ética da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (ABERT) e das normas de classificação do Ministério das Comunicações, os textos nas emissoras de TV dificilmente transmitem a postura ideológica de seus diretores ou são pautados por compromissos políticos.
Considerando os preceitos desses dois códigos, julgue o item abaixo.
Ao contrário do profissional de jornalismo, as emissoras de radiodifusão estão desobrigadas de manter o acordo de sigilo da fonte, firmado em ato de confiança entre a fonte da notícia e o repórter.
A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas que, constituídas sob as leis brasileiras, tenham sede no país.