Questões de Concurso
Sobre comunicação audiovisual em comunicação social
Foram encontradas 738 questões
A respeito da edição de vídeos e do jornalismo, julgue o item.
As quatro funções atribuídas pelo autor Herbert Zettl à atividade de edição de vídeo são: combinar; ordenar; corrigir; e construir.
O diagrama (grid) é utilizado para:
I. Limitar o uso de imagens e ilustrações.
II. Organizar o conteúdo em relação ao espaço que ele irá ocupar.
III. Padronizar e garantir o sentido de unidade e continuidade.
IV. Permitir a criação de diferentes layouts sem fugir à estrutura predeterminada.
V. Permitir o uso de programas vetoriais.
Verifica-se que está(ão) correta(s)
"O interesse em encontrar soluções visuais através da livre experimentação constitui, contudo, um dever imprescindível para qualquer artista ou designer que parta da folha em branco com o objetivo de chegar à composição e à finalização de um projeto visual" (DONDIS, 1997, p. 104).
As opções abaixo descrevem atividades diretamente relacionadas a esse tipo de experimentação citado pela autora, EXCETO:
Em geral, produtores utilizam atacadistas em vez de vender diretamente a varejistas, desempenhando importantes funções de canal. A função de canal em que os atacadistas mantêm estoques, reduzindo, assim, os custos e os riscos de manutenção de produtos para fornecedores e clientes, é chamada de
O efeito de vídeo criado ao filmar a imagem de primeiro plano contra um fundo pintado com cor sólida, normalmente azul ou verde, e inserir eletronicamente aquele sinal sobre um outro sinal de fundo, é chamado de
Integra a “nota coberta” veiculada durante um telejornal apresentado por dois jornalistas que se posicionam em pé e em plano americano.
A veiculação de uma chamada que antecede uma campanha publicitária e desperta curiosidade sobre ela é denominada de:
Sobre o uso de áudio a BG, é correto afirmar:
Sobre a “claquete” de um comercial que será veiculado em uma emissora de TV aberta, é correto afirmar:
Segundo Bernard (2008), um modo de pensar na seleção do elenco é olhar cada indivíduo que aparece na tela, seja como o personagem que se está seguindo ou como alguém que se está entrevistando (ou ambos), como tendo um trabalho a fazer no filme. Eventualmente eles representam um aspecto particular de um argumento. Outras vezes, representam um elemento que, de outro modo, não se poderia filmar.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
Acerca da coordenação de produção audiovisual, assinale a alternativa correta.
Como estratégia visual para aguçar o significado, um determinado elemento não só é capaz de estimular e atrair a atenção do observador, mas pode também dramatizar esse significado, para torná-lo mais importante e mais dinâmico. É, portanto, um instrumento essencial de controle dos efeitos visuais e, consequentemente, do significado, sendo considerado o elemento mais importante das técnicas visuais. Pode ser operado em termos de tom, de cor, de forma e de escala. O nome desse elemento é
Existem dois fundamentos da composição visual que são considerados como forças de movimento e que atuam de forma a despertar nas pessoas o desejo de procurar a boa forma ou ‘forma correta’, isto é, a presença, na imagem observada, de equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade. O primeiro desses fundamentos funciona quando, numa mesma área estão dispostos dois elementos iguais ou semelhantes que, justamente por esta característica, atraem-se uns aos outros. O segundo diz respeito à união que a visão faz dos elementos iguais ou semelhantes, relacionando-os numa configuração. Esse fundamento se baseia em uma tendência de completar os elementos que ‘faltam’ numa figura. Os referidos fundamentos são, respectivamente:
Os elementos básicos da linguagem visual, por si só, não constituem uma mensagem visual, sendo necessário, para isso, seguir alguns fundamentos de como compor a imagem para que transmita e expresse ideias e emoções. Um desses fundamentos é o equilíbrio, qu e se apoia na busca constante do ser humano pela estabilidade em qualquer objeto visto ou situação vivenciada. Na linguagem visual, o equilíbrio é verificado quando traçamos um eixo vertical sob uma linha horizontal secundária como base, obtendo uma estrut ura visual chamada de eixo sentido, que funciona como referência para nossa orientação. O elemento oposto do equilíbrio é
Ao efetuarem o ato de observar, as pessoas em geral tendem a ter um direcionamento no olhar que, na cultura ocidental, é registrado como sendo da esquerda para a direita e de cima para baixo, como que se o olhar entrasse, passeasse e saísse da imagem, fazendo uma espécie de ‘varredura’ do que ela contém. Sabendo como as pessoas observam a imagem, podemos compor seus elementos de maneira que atraia a atenção do observador e que a mensagem visual seja transmitida e expressada tal como desejamos.
A imagem abaixo representa uma página cujas áreas são identificadas por algarismos de 1 a 5.
Esses algarismos correspondem, respectivamente, a:
O elemento visual do movimento se encontra mais frequentemente implícito no modo visual. Contudo, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes da experiência humana. O movimento funciona como uma ação que se realiza através da ilusão cria da pelo olho humano. Podemos observar uma imagem estática num papel e parecer que ela está se movimentando para os nossos olhos. Isso acontece devido à maneira como os elementos básicos são arranjados e combinados entre si para criar a ilusão do movimento. O movimento, portanto, trabalha prioritariamente em conjunto com outros dois elementos da linguagem visual, que são