Questões de Concurso
Sobre gêneros e formatos jornalísticos em comunicação social
Foram encontradas 1.469 questões
I. É o planejamento de edição ou parte da edição (nas redações estruturadas por editoriais – cidade, política, economia, etc.) com a lista dos fatos a serem cobertos no noticiário e dos assuntos a serem abordados em reportagens.
II. Pode conter indicações logísticas e técnicas: ângulos de interesse, dimensões pretendidas das matérias, recursos disponíveis para o trabalho e sugestões de fontes.
III. Contato pessoal ou telefônico entre o repórter de determinado veículo e uma fonte que se dispõe a fornecer informações para a produção de notícias.
Está correto o que se afirma em
E
Tipo de produção textual jornalística cuja finalidade é propiciar ao leitor dados, números, informações que lhe sejam úteis para o cotidiano de suas tarefas e atividades.
As definições apresentadas se referem a dois tipos de gêneros jornalísticos, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta estes dois tipos de gênero jornalístico, respectivamente.
Assinale a alternativa que apresenta os cinco gêneros jornalísticos.
Analise o trecho a seguir:
Informa os problemas atuais, reporta objetivamente com dados qualitativos, transmite a opinião argumentada de um especialista, orienta quanto a temas do cotidiano e tem a capacidade de refletir ou influenciar a opinião das massas.
Estas são características especificas dos:
Assinale a alternativa correta em relação à direção mínima para obtenção do diploma em relação às profissões mencionadas.
É fundamental o uso da técnica de redação jornalística. O conteúdo deve ser sintetizado pelo aspecto mais importante no _______. Deve-se apresentar um “________”, algo que “segure” o interesse pelo assunto, para estimular a continuidade da leitura. É importante identificar a pessoa que costuma decidir a pauta, o ____________. Devido à grande rotatividade nas redações, é necessário manter o _________atualizado, identificando corretamente o nome e o cargo do destinatário do release. Entrar em contato direto como jornalista para confirmar o recebimento, o chamado ___________, só deve ser feito em situações especiais. O assessor deve saber o máximo possível sobre cada assunto para facilitar o atendimento, caso um jornalista busque informações adicionais.
(DUARTE, 2018, adaptado)
Assinale a opção que completa corretamente o texto.
A respeito da edição de vídeos e do jornalismo, julgue o item.
Quando se faz uma reportagem, preocupa‐se com o valor‐notícia, que é um critério para a seleção e o destaque de um fato como produto noticioso, por meio de uma avaliação quanto ao que pode ter muita audiência. Nessa avaliação, não se leva em consideração a questão cultural.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente e respectivamente, as lacunas do seguinte texto:
Impor significa montar as páginas em cadernos de impressão. Atualmente a imposição faz-se de forma eletrônica, gerando o esquema de montagem para o trabalho em questão. A conferência é feita por meio de uma prova em ______ (ozalide digital) e, após a aprovação, é executada a saída do trabalho em ______ (CTF) ou chapa (CTP).
O planejamento editorial é um dos passos do projeto gráfico, que tem como um de seus principais objetivos tornar o visual da publicação atraente ao leitor. Além da escolha adequada de fontes e cores, é necessário organizar as linhas de composição em uma página. Se a equipe do jornal em que você trabalha optar por um arranjo sem padrão previsível na colocação das linhas, o alinhamento será:
No Brasil, a concepção de que o jornalismo é um simples espelho da realidade ainda encontra um grande espaço nas redações e faculdades de Jornalismo. Autores como Luiz Amaral (1987) e Juarez Bahia (1990) definem a atividade jornalística como uma simples técnica, reduzindo-a a uma operação meramente mecânica de meia dúzia de regras. Em oposição a essa visão mecanicista temos um campo de estudos ainda em construção que procura entender o jornalismo:
As notícias de jornal e a de televisão são semelhantes ao serem variedades de jornalismo, o que significa que ambas consistem num relato atual de acontecimentos atuais. Essa dupla contemporaneidade - o presente como ''assunto'' e o presente como a perspectiva no tempo em que é descrito - é o que explica o apelo intenso e universal ao jornalismo, e também a extraordinária dificuldade com que o jornalismo se depara para conseguir um relato dos acontecimentos que a experiência e a crítica afirmem ser coerente, equilibrado e fidedigno. Mas em outros aspectos são também diferentes. Aponte em quais.
São diversos os gêneros jornalísticos encontrados nos meios de comunicação de massa que têm como objetivo informar, entreter, apresentar uma interpretação competente sobre determinada informação. As notícias publicadas em jornais impressos possuem alguns recursos e características próprios. Analise as afirmativas a seguir.
I. O ''sublead'', segundo parágrafo do texto jornalístico, resultante do desdobramento do lead, é criação do jornalismo brasileiro, e inexistia na imprensa norte-americana e também na inglesa, de onde importamos a técnica do lead, na década de 50.
II. A sub-retranca é um texto editado abaixo do principal, para o qual traz informações complementares, análise ou contextualização.
III. ''Suelto'', em jornalismo, designa a reportagem que explora os desdobramentos de um fato que foi notícia na edição anterior.
IV. Suíte é um termo usado para designar um outro lado , da matéria. E onde se publicam assuntos paralelos.
V. Sutiã é uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar informações da matéria.
Quantas afirmativas estão corretas?
Sobre o editorial, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que indica a frase que define o que é navegabilidade nos meios digitais.
O texto jornalístico que acompanha uma foto e tem a finalidade de descrever a fotografia e relatar o fato ao leitor, em linguagem direta e objetiva, é chamado
“Dentes mais brancos e saudáveis é um desejo da maioria dos pacientes. Hoje existem processos de clareamento que embelezam a dentição e devolvem às pessoas a segurança para sorrir e a autoestima perdida pela má conservação dos dentes.”
(www.clinicaimplart.com.br. Adaptado)
Essa abertura, no meio jornalístico, seria classificada de