Questões de Concurso
Sobre história das comunicações em comunicação social
Foram encontradas 279 questões
No que se refere à história da publicidade no Brasil, julgue o item que se segue.
A transposição da linguagem radiofônica para a televisiva marcou o surgimento da TV no Brasil, momento em que a publicidade começou a ser compreendida e estudada.
No que se refere à história da publicidade no Brasil, julgue o item que se segue.
A televisão vem se transformando em um dos setores mais oligopolistas do mundo e está mais comercializada do que jamais esteve.
Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório. Quanto à forma, a Comunicação pode ser:
Em 1935, em plena ditadura Vargas, foi criado um programa que, com a ascensão do Estado Novo, foi transformado em carro-chefe do Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP – com a intenção de manter o projeto de poder do ditador. Em 1938, todas as emissoras passaram a, obrigatoriamente, divulgar os atos de Poder Executivo que era transmitido das 19 às 20 horas. Em 1962, a Lei n.º 4.117 instituiu o Código Brasileiro de Telecomunicações, que obrigava a todas as emissoras a transmitirem, integralmente, o seguinte programa:
Em 07 de agosto de 2012, a PEC 33/2009, relacionada ao jornalismo, foi aprovada no Senado com 60 votos favoráveis e quatro votos contrários. O texto, que será apreciado na Câmara dos Deputados,
José Maria Lisboa e Américo de Campos fundaram, em 1884, um jornal que sobreviveu até setembro de 2001. Quando encerrou suas atividades, depois de 116 anos, Alberto Dines publicou artigo fazendo críticas a o que motivou o fim do periódico que ficou conhecido pelos seus classificados baratos. Dizia o articulista que “acabou a solenidade, jornal virou produto. O marketing é que manda, jornalista não apita. Neste ambiente de supermercado, mata-se um jornal com a mesma frieza com que se muda a embalagem do biscoito”.
O jornal que mereceu esse comentário de Dines chamava-se
João Jorge Saad morreu, em 1999, deixando um dos maiores conglomerados de comunicação do país, formado por jornais, emissoras de rádio, televisão e mídias dirigidas. Era vendedor viajante quando se casou com a filha do governador Adhemar de Barros que lhe pediu para administrar uma emissora de rádio localizada no centro de São Paulo. Em 1967, fundou a emissora de TV que é cabeça da Rede
Dos argumentos abaixo, assinale o que se apresenta favorável à cultura de massa.
Indique a opção correta.
A Guerra dos Mundos,
João Anzanello Carrascoza defende que o esquema aristotélico é utilizado na propaganda brasileira desde 1960, visando à coerência do discurso. Essa organização textual pode ser também utilizada na redação de textos interpretativos e opinativos. O esquema aristotélico consiste em quatro etapas básicas.
Marque a alternativa CORRETA.
Sobre o pensamento e a linha argumentativa do trabalho de historiador de Nelson Werneck Sodré, em A História da Imprensa no Brasil, analise as afirmativas abaixo.
I. A questão da liberdade da imprensa, que estaria diretamente articulada à liberdade do povo de uma nação, é bastante importante.
II. A história da imprensa estaria diretamente relacionada à do capitalismo, tanto no Brasil como no mundo.
III. Uma de suas principais preocupações foi discorrer sobre datas de aparecimento e tempo de circulação dos diversos periódicos que existiram no Brasil.
IV. A evolução das tiragens dos jornais e revistas, a recepção do público e o aparecimento, o desenvolvimento e as mudanças no método da entrevista não serviram como norte de sua linha expositiva.
Das afirmativas apresentadas, estão corretas somente