Questões de Concurso
Sobre impressão gráfica na comunicação social em comunicação social
Foram encontradas 226 questões
“Olho” é um recurso utilizado pelos editores para destacar outras informações a respeito da matéria principal que, necessariamente, não caberiam na estrutura do texto principal.
O espaçamento ou o entrelinhamento das fontes e dos blocos de texto estão relacionados diretamente ao tamanho da fonte utilizada.
A opção justificado forçado tem como característica principal o ajuste da última linha do parágrafo, formando um bloco único. Essa não é uma opção recomendada, pois, nem sempre, a última linha acaba com a quantidade certa de letras para o preenchimento.
O formato tabloide é o resultado da duplicação do formato standard. Cada página possui uma mancha gráfica de 26 cm horizontais por 29,7 cm verticais. O papel total de duas páginas impressas é de 56 por 32 cm, o mesmo que duas páginas standard impressas.
No formato standard, a mancha gráfica da página mede 53,5 por 29,7 cm. A área total de papel depois de impresso é de 56 por 32 cm. Para a confecção, é necessário um equipamento de impressão rotativo, que, geralmente, é disponibilizado em grandes editoras e parques gráficos de jornais diários e periódicos de grande circulação.
No jornalismo, uma lauda possui o que corresponde a um ofício de 20 linhas de 70 toques, em tamanho 12 mais ou menos.
Os títulos tentam mostrar que as notícias sobre as quais foram colocados são melhores que as outras.
Em geral, o título é o primeiro processo na composição de um texto.
Toda a formação gráfica do sistema offset é composta de pontos denominados retículas. Esses pontos são transportados eletronicamente para os fotolitos, em que são criadas as matrizes para offset.
Define‑se da seguinte forma o sistema CMYK: ciano; magenta; vermelho; e azul, que são cores primárias aditivas, pois, quando somadas, produzem luz branca, que, na quadricromia, são reproduzidas com as primárias subtrativas.
A arte gráfica digital emprega a impressão digital derivada da xerografia. Sobre essa técnica de composição, destaque o enunciado que traz um dado impreciso
Sobre este tema, assinale a alternativa que mostra a melhor postura a ser implementada pelo profissional de publicidade ao acompanhar a impressão de materiais gráficos.
A preparação de provas digitais, denominadas DDCP (direct digital color proof), dispensa o uso de filmes de seleção e não requer mão-de-obra altamente especializada, como é o caso de provas de máquinas mais caras, complexas e demoradas.
A retrancagem, que é uma forma de disposição usada no leiaute da página, pode ser usada em páginas pares ou ímpares. Sua estrutura está fundamentada em um molde decrescente, de baixo para cima.
I - A introdução apresenta o discurso inicial do livro e deve figurar na parte textual.
II - O posfácio, assim como o sumário, são integrantes da parte pré-textual.
III - As listas de ilustrações, abreviaturas e siglas fazem parte do pré-textual, mas podem também ser deslocadas para o pós-textual.
IV - O fólio deve ser colocado em todas as partes do livro, logo abaixo da mancha de texto.
V - O colofão é parte integrante do pós-texto e contém informações técnicas sobre a produção do livro: tipografia, tipo de papel (capa e miolo), gráfica, editor.
É correto apenas o que se afirma em
Existem três fatores que influenciam a definição do tamanho final do impresso.
São eles:
Com relação à produção gráfica, julgue o item.
No processo gráfico, o alceamento é o processo de organização das folhas de um projeto gráfico para que elas sejam encadernadas na ordem adequada.
Com relação à produção gráfica, julgue o item.
O couchê é o papel mais utilizado para impressão gráfica, por ser versátil e estar disponível em diferentes gramaturas.