Questões de Concurso Sobre jornalismo diversional em comunicação social

Foram encontradas 47 questões

Q3211651 Comunicação Social
Leia o lead a seguir publicado no portal G1 em 25.10.2024.

“A Prefeitura de Sertãozinho (SP) anunciou na manhã desta sexta-feira (25) a suspensão do rodeio no distrito de Cruz das Posses. O evento começaria na noite de quinta (24) e iria até domingo (27), mas o temporal que atingiu a cidade causou uma séria de danos à estrutura.”

De acordo com a estrutura do texto, é correto afirmar que se trata de uma matéria do gênero
Alternativas
Q3211650 Comunicação Social
Assinale a alternativa que apresenta o título, publicado pelo portal “jornalcidadesonline”, que se refere a uma notícia classificada como fait divers.
Alternativas
Q3211322 Comunicação Social
        Em 1967, eu era repórter iniciante do Jornal do Brasil quando fui enviado pelo editor nacional para a cidade de São João Nepomuceno, no interior de Minas Gerais, para fazer uma matéria sobre um fato inusitado: uma urubu-fêmea havia chocado e criado pintinhos de galinha no quintal de uma casa, tornando-se atração turística da cidade. Escrevi a reportagem e, no dia seguinte, fui surpreendido pelo enorme destaque que o editor deu à matéria. O caso era manchete de página do jornal e dividia espaço com outras notícias nacionais e internacionais. Naquela época, jornalista ainda ingênuo, comecei a conjeturar: por que um fato simples, sem nenhuma importância política, econômica ou social, ganhara tanta atenção em um jornal sério, de grande circulação e influência?

Luiz Gonzaga Motta. Jornal do Brasil, 19/3/1967 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, julgue o seguinte item, relativo à teoria da notícia.


Esse tipo de notícia costuma ser chamado de notícias de interesse humano, features ou, ainda, faits divers.

Alternativas
Q2457183 Comunicação Social
Os autores José Marques de Melo e Francisco de Assis definem gênero jornalístico como uma categoria que agrupa diferentes formatos com características comuns e desempenha uma função social.
Eles listam cinco gêneros jornalísticos e suas respectivas funções, a saber:

• Gênero informativo: vigilância social;
• Gênero opinativo: fórum de ideias;
• Gênero interpretativo: papel educativo e esclarecedor;
• Gênero diversional: distração e lazer;
• Gênero utilitário: auxilio nas tomadas de decisões cotidiana


De acordo com a “Classificação Marques de Melo”, provavelmente uma das mais difundidas no Brasil, os formatos: 1. Perfil; 2. Caricatura; 3. Nota pertencem respectivamente aos gêneros
Alternativas
Q2452441 Comunicação Social
A respeito dos gêneros jornalísticos, analise as assertivas a seguir:

I.   Perfil, dossiê e enquete integram o jornalismo interpretativo.
II.  História colorida, serviço e roteiro são exemplos de jornalismo diversional.
III. O gênero informativo abarca entrevista, reportagem e notícia.
IV. Na classificação do opinativo, há resenha, coluna e crônica.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2105946 Comunicação Social
Feature pode ser visto como um gênero jornalístico que supera o caráter factual das notícias ao aprofundar um assunto e buscar uma dimensão mais atemporal.
Nesse sentido, ele se opõe a
Alternativas
Q2105931 Comunicação Social
A First Draft propõe sete categorias para tentar classificar os tipos de desordem informacional. São elas: Conexão Falsa; Conteúdo Enganoso; Contexto Falso; Sátira; Conteúdo Impostor; Conteúdo Manipulado e Conteúdo Fabricado.
Imagem associada para resolução da questão

A peça acima se enquadra na categoria
Alternativas
Q1932460 Comunicação Social
Na área da comunicação, o conceito de infotenimento pode ser relacionado com: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Jornalista |
Q1902055 Comunicação Social
Dentre os gêneros jornalísticos, há diferentes tipos de textos. Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2, de acordo com o gênero e seus respectivos exemplos de texto. 
Coluna 1
1. Gênero informativo.
2. Gênero opinativo.
3. Gênero interpretativo.
4. Gênero diversional.
5. Gênero utilitário.

Coluna 2
( ) Análise, perfil, enquete, cronologia, dossiê.
( ) Nota, notícia, reportagem, entrevista.
( ) Editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, caricatura.
( ) Indicador, cotação, roteiro, serviço.
( ) História de interesse humano, história colorida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1868011 Comunicação Social

Sobre os gêneros jornalísticos, classificados por Marques de Melo e Assis (2016), assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as assertivas a seguir.


( ) O gênero informativo visa à prestação de serviços e ao auxílio na tomada de decisões cotidianas, tais como indicadores, cotação, roteiro e serviços.

( ) O gênero opinativo tem finalidade educativa e esclarecedora, aprofunda e analisa o tema abordado.

( ) O gênero interpretativo visa ao debate de ideias, através de argumentação e posicionamento de uma pessoa ou do veículo, acerca de algum assunto relevante.

( ) O gênero diversional traz para pauta temas mais leves, para entreter, como as histórias de interesse humano.

( ) O gênero utilitário é baseado no factual, primando pela objetividade e imparcialidade no relato dos fatos, tendo como exemplo a entrevista.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q1850582 Comunicação Social
Considerando os diversos gêneros e formatos jornalísticos em suas características principais, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. Partindo de uma perspectiva funcionalista, é possível classificar os textos jornalísticos entre informativos, opinativos, interpretativos, diversionais e utilitários. II. O editorial é um formato de caráter opinativo que apresenta um posicionamento institucional. III. A notícia, assim como o artigo, deve garantir a imparcialidade e a objetividade jornalísticas, evitando apresentar opiniões do autor.
Alternativas
Q1845658 Comunicação Social
    O gênero jornalístico é definido como a classe de unidades da comunicação massiva periódica que agrupa diferentes formas e respectivas espécies de transmissão e recuperação oportuna de informações da atualidade, por meio de suportes mecânicos ou eletrônicos, potencialmente habilitados para atingir variadas audiências.  Disponível em: <https://www.scielo.br/j/interc/a/YYXs6KPXhp8d7pRvJ vnRjDR/?lang=pt>. Acesso em: 24 ago. 2021, com adaptações.  Com base nessa definição, são considerados gêneros jornalísticos  
Alternativas
Q1821065 Comunicação Social
De acordo com Melo e Assis (“Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório”, 2016), gênero é um termo que remete a agrupamento e coliga certos elementos, os formatos, os quais podem ser entendidos como formas de expressão com certas características comuns, mas com lógicas próprias. No jornalismo, a tradicional “Classificação Marques de Melo” divide os gêneros em informativo, opinativo, interpretativo, diversional e utilitário. De acordo com essa classificação, são formatos que pertencem ao gênero interpretativo
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Jornalista |
Q1258585 Comunicação Social
“Proveniente do latim factum (particípio passado do verbo facere – fazer) e diversus (diverso; que separa; que diverte), o fait divers é uma expressão francesa que tem sido traduzida para a língua portuguesa como ‘algo que faz divertir’, ‘algo que faz diverso ou diferente’, enfim, ‘fato que entretém’. No jornalismo, um fato torna-se notícia que é divulgada pelos meios de comunicação de massa ou mídia. Entreter alguém pode ser de várias maneiras, indo do hilariante ao trágico”. (trecho de “Fait divers: o atrator estranho do entretenimento”, de Christina Sega)
Os fait divers sempre existiram no jornalismo a partir da exploração de acontecimentos bizarros ou inacreditáveis, mas que chamavam muito a atenção dos leitores. Quando divulgados em grande quantidade, são nocivos ao jornalismo, principalmente porque:
Alternativas
Q1112726 Comunicação Social
O Jornalismo articula-se a partir de dois núcleos de interesse: a informação (saber o que se passa) e a opinião (saber o que se pensa sobre o que se passa). Trata-se de um caminho que percorre a descrição dos fatos e a versão dos fatos (a reprodução do real e a leitura do real). Considerando estes dois aspectos que norteiam os conceitos sobre os gêneros jornalísticos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Informativo. 2. Opinativo. 3. Interpretativo. 4. Diversional ou entretenimento.
( ) Identifica as causas e os motivos que deram origem ao fato. Busca compreender a significação e efetuar análises, comparações e realizar previsões. É objetivo e determina o sentido de um fato. ( ) Visa entreter e abrir espaço para prender o interesse do público. ( ) A instituição reage diante das notícias e difunde opiniões: sejam opiniões da própria empresa, sejam as que leem, ouvem ou veem. ( ) A instituição jornalística assume o papel de observadora da realidade, registrando os fatos e informando a sociedade.
A sequência está correta em
Alternativas
Q1088000 Comunicação Social
Segundo Medina (2001), a maioria dos jornais brasileiros divide os gêneros jornalísticos em quatro grandes grupos: opinativo, informativo, interpretativo e entretenimento. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo.
I. Opinativo, com a preocupação de relatar os fatos de uma forma mais objetiva possível. II. Informativo, que, além de informar, procura interpretar os fatos. III. Entretenimento, que são informações que visam à distração dos leitores.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q996256 Comunicação Social

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.


Em uma empresa, as publicações internas funcionam como um jornalismo diversional, na medida em que propiciam aos empregados, público-alvo desse tipo de publicação, uma sensação de identificação com o conteúdo produzido.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Jornalista |
Q993648 Comunicação Social
Na “classificação Marques de Melo”, provavelmente uma das mais difundidas no Brasil – e que se fundamenta “em observações empíricas do jornalismo brasileiro no quinquênio 2002-2007” (MARQUES DE MELO, 2009, p.35) –, a distribuição dos formatos é assim sugerida: Gêneros informativo, opinativo, interpretativo, diversional e utilitário. Pertencem ao gênero diversional:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Jornalista |
Q993645 Comunicação Social
De acordo com Marques de Melo (2016), o Jornalismo como categoria pertencente à modalidade de comunicação periódica, é inserida no conjunto da comunicação massiva, dentro do campo da comunicação. O autor aponta duas características básicas para a definição de um gênero: sua aptidão para agrupar diferentes formatos e sua função social. Como panorama dos gêneros jornalísticos e de suas respectivas funções, temos o informativo, o opinativo, o interpretativo, o diversional e o utilitário. São características do gênero utilitário:
Alternativas
Q1857672 Comunicação Social
Os meios de comunicação social, através de suas plataformas, têm algumas funções. Quais são elas?
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: C
6: C
7: E
8: B
9: B
10: D
11: A
12: C
13: A
14: E
15: C
16: D
17: C
18: C
19: A
20: B