Questões de Concurso Sobre teorias do jornalismo em comunicação social

Foram encontradas 202 questões

Q2609272 Comunicação Social

Dentro da Teoria da Comunicação, em qual das escolas a seguir a comunicação é vista como fenômeno externo, dominação e vínculo social complexo, com menos foco na mídia e mais no imaginário cultural?

Alternativas
Q2581480 Comunicação Social

A comunicação apresenta em sua composição elementos que se fazem necessários para que ocorra o processo de transmissão e recebimento de uma mensagem.


Quem envia a mensagem através da palavra oral ou escrita, assume a posição de:

Alternativas
Q2579052 Comunicação Social

Com relação aos principais conceitos associados a comunicação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) A informação acontece quando um emissor passa para um receptor um conjunto de dados codificados, que elimina uma série de indefinições e dúvidas.

( ) Um ruído pode acontecer durante o processo de comunicação e causar prejuízo na codificação da mensagem pelo receptor.

( ) O ruído nas mensagens pode acontecer por falha humana ou mecânica.

Alternativas
Q2525862 Comunicação Social
Em uma pesquisa por amostragem é imprescindível que a amostra seja representativa da população. Isto é, a amostra deve possuir as características básicas da população em relação ao que se pesquisa. Adriana Barbosa Santos (“Formas de Amostragem”) distingue dois tipos de amostragem: Probabilística e Não Probabilística. A primeira ocorre quando todos os elementos da população tiverem chance conhecida e diferente de zero de integrar a amostra e a segunda, quando essa possibilidade inexiste.


Quando os elementos da população se apresentam ordenados e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente, tem-se uma amostragem probabilística
Alternativas
Q2404865 Comunicação Social

Sobre a Cultura da Convergência apontada por Jenkins (2008), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2404858 Comunicação Social

“A aparente liberdade de navegação, podendo o leitor-ouvinte-espectador da internet optar pelo caminho que deseja para entrar na matéria e criar novas dimensões. [...] Há uma mudança significativa no papel do receptor da mensagem vista na forma clássica da comunicação. Há mais condições de este receptor tentar entender a informação por vários ângulos, principalmente com as novas perspectivas de interatividade.”


FERRARI, Pollyana (Org.). Hipertexto Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007. p. 143.


De acordo com o que foi trazido pela autora, essa navegação recebe o nome de

Alternativas
Q2380328 Comunicação Social
A economia política da comunicação é uma teoria que começa a se desenvolver nos anos 1960. Um de seus principais expoentes na América Latina é César Bolaño, que escreveu em 2007 um artigo de onde foi retirado o texto abaixo.

A problemática da subsunção do trabalho é, portanto, crucial, e a expropriação recorrente do conhecimento produzido pela classe trabalhadora faz parte, de uma ou de outra forma, dessa problemática, desde o início. A sua acumulação primitiva, primeiro, é que permite, de fato, o real domínio do capital sobre processos de trabalho que ele próprio não inventou, mas herdou do artesanato, aperfeiçoando-os, ao adicionar-lhes o trabalho de mecânicos, engenheiros e outros intelectuais. Essa reorganização dos processos de trabalho tinha como objetivo ampliar a produtividade e redundou, com a Primeira Revolução Industrial, na desqualificação generalizada da classe trabalhadora e a decorrente concentração do conhecimento no interior do capital. A isto Marx chama subsunção real do trabalho no capital, e a Segunda Revolução Industrial é definida por ele como a extensão desse processo ao setor produtor das próprias máquinas, com o que as potências do trabalho, a serviço da acumulação capitalista, ampliam- -se de forma exponencial. [...] O significado último do desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), vinculadas à Terceira Revolução Industrial, reside justamente na subsunção desse trabalho intelectual, o que vem acompanhado de uma intelectualização geral de todos os processos de trabalho convencionais e do consumo, de modo que o conjunto das relações de produção e das relações sociais em geral se altera para adequar-se às novas exigências da acumulação capitalista.

BOLAÑO, C. Trabalho, comunicação e desenvolvimento. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.3, n.1, mar. 2007, p.33-42. Disponível em: http://www.ibict.br/liinc. Acesso em: 20 dez. 2023. Adaptado.

O ponto central discutido no texto é a(o)
Alternativas
Q2213298 Comunicação Social
Novidade, atualidade, pressuposição, desvio e negatividade, constituem, segundo Van Dijk,
Alternativas
Q2174691 Comunicação Social
O debate em torno da Comunicação como um saber interdisciplinar está intrinsecamente presente nas teorias elaboradas para pensar o campo ao longo dos últimos dois séculos.
À luz da Filosofia, da Sociologia e da Antropologia, afirma-se, por exemplo, que “o laço intersubjetivo inerente à coesão comunitária até as relações sociais regidas pela mídia” faz da comunicação a
Alternativas
Q2158809 Comunicação Social
Fluidez é a qualidade de líquidos e gases. (…) Os líquidos, diferentemente dos sólidos, não mantêm sua forma com facilidade. (…) Os fluidos se movem facilmente. Eles fluem, escorrem, esvaem-se... No contexto, a cultura é um bem a ser consumido.
BAUMAN, Zygmunt, Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001. ___________A cultura no mundo líquido moderno, Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.
Características marcantes da modernidade líquida, a substituição da ideia de coletividade pelo individualismo e a transformação do cidadão em consumidor marcam a produção cultural contemporânea. Dos itens abaixo, aquele que exemplifica a influência dessas características na produção estético-cultural é:
Alternativas
Q2158794 Comunicação Social
“Os drones podem ser agora tão minúsculos quanto um beija-flor, porém, o néctar que procuram é cada vez mais composto de imagens de alta resolução das pessoas que encontra em seu caminho. De qualquer forma, contudo, por que se preocupariam? Afinal, o anonimato já está em processo de auto-erosão no Facebook e em outras mídias sociais. O privado é público, é algo a ser celebrado e consumido tanto por incontáveis “amigos” quanto por “usuários” casuais.”
BAUMAN, Zygmunt – Vigilância Líquida, Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 15


A partir do pensamento acima pode-se afirmar que a vigilância líquida marca o momento contemporâneo:
Alternativas
Q2158793 Comunicação Social
O sucesso do exercício da cidadania, na sociedade em rede, depende da interligação em rede entre as diversas mídias, mas também do domínio individual das habilidades necessárias, para interagir com as ferramentas de mediação, seja das que fornecem acesso à informação, seja das que nos permitem organizar, participar e influenciar os acontecimentos e as escolhas. (...) As tecnologias de comunicação e informação, na sociedade em rede, não se substituem umas às outras, pelo contrário, criam ligações entre si. A televisão comunica-se com a internet, com os SMS ou com os telefones. Como também a internet oferece conectividade com todos os meios de comunicação de massa, telefones, e milhares de endereços e páginas pessoais e institucionais na web. Essa rede de tecnologia não é o mero produto de uma mera convergência tecnológica, mas sim de uma forma de organização social criada por quem delas faz uso. A sugestão de que se escreve e se ouve música pela internet, mas escuta-se a vida pelo rádio e vê-se o mundo pela televisão (Castells, 2001) é um dos exemplos dessa nossa relação pessoal em rede com a mídia. E é da seleção e articulação dessas diferentes mídias, em função dos nossos projetos, que a autonomia é gerada e a cidadania exercida na era da informação.” 
CARDOSO. Gustavo. A Mídia na Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007, p.32/33.
Acerca do assunto podem ser feitas as seguintes afirmações:
I As aulas em streaming ou gravadas e exibidas de forma remota durante a pandemia Covid-19 nas escolas públicas não atenderam a todos os alunos da rede porque nem todos tinham acesso à internet e/ou a dispositivos para acompanhar o que era ensinado.
II A veiculação e propagação de conteúdos negacionistas durante a pandemia Covid-19 atrapalhou o controle da doença no Brasil. Fake News disseminadas pelo WhatsApp são até alvo de investigação criminal em função de seu efeito catastrófico.
III O acesso a mídias tradicionais e eletrônicas atualmente existentes não é suficiente para o efetivo exercício da cidadania. É necessário garantir um amplo grau de liberdade e independência ao setor de mídia em relação ao poder político e econômico, a fim de fortalecer o setor de modo a garantir a democracia, a checagem de fatos e o acesso do público a informações a respeito de seus direitos e deveres em sociedade.
Sobre elas podemos dizer que as afirmações estão:

Alternativas
Q2158788 Comunicação Social
Referência no campo, o semioticista italiano Andrea Semprimi entende que as marcas, contemporaneamente, têm complexos níveis de significado e significação, sendo que três dimensões caracterizam sua atuação como objeto semiótico enunciador de significados relevantes (natureza semiótica), evidenciando ainda a necessidade de manter uma unidade no discurso dos diversos sujeitos que definem a marca em dois aspectos principais na sua relação com o consumidor e no contrato da comunicação (natureza relacional) e, por último, a importância de as marcas pós-modernas serem mutáveis e adaptáveis ao ambiente no qual se situam (natureza evolutiva).
No tocante a riscos, aquele que pode ser atribuído à natureza evolutiva de uma marca pós-moderna é:
Alternativas
Q2105929 Comunicação Social
Leia o texto abaixo:
A Teoria Matemática da Comunicação, lançada pelo matemático, engenheiro e criptógrafo _____ e pelo matemático _____, caracteriza o prelúdio do que, tempos depois, seria a _____, cuja finalidade maior seria investigar as forças que governam os fluxos de informação. A teoria consiste em um modelo esquemático _____ de um sistema de comunicações que, por ter origem na engenharia, expressa a busca por “um conhecimento _____ da informação, manifestado principalmente em pesquisas envolvendo a Recuperação da Informação”.
(PRADO, Magaly. Fake News e Inteligência Artificial: O poder dos algoritmos na guerra da desinformação, 2022, p. 63-64, adaptado)
Assinale a opção que completa corretamente o texto.
Alternativas
Q2105927 Comunicação Social
Apesar das múltiplas perspectivas, muitos buscam organizar os estudos de comunicação em torno de “escolas” de pensamento, que abarcam autores de diversas formações. Entre as mais conhecidas estão:
1. Escola de Frankfurt 2. Escola de Toronto 3. Escola de Palo Alto 4. Escola de Chicago 5. Escola Latino-Americana
Entre os autores comumente a elas associados, temos:
( ) Jesús Martín-Barbero e Juan Diaz Bordenave ( ) Eric Alfred Havelock e Marshall McLuhan ( ) Gregory Bateson e Don D. Jackson ( ) Jürgen Habermas e Herbert Marcuse ( ) Robert Erza Parker e Herbert Blumer
Assinale a opção que apresenta a correspondência correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q2088937 Comunicação Social

Considerando as teorias da comunicação, julgue o item. 


A indústria cultural expressa a concepção de que as mídias de massa (que, à época em que surgiu a teoria, eram o rádio, o cinema e as revistas impressas) não formam um sistema econômico e social integrado, pois geram produtos estandartizados e de baixa qualidade cultural para o consumo das massas. 

Alternativas
Q2088936 Comunicação Social

Considerando as teorias da comunicação, julgue o item. 


Desenvolvida no período paralelo aos estudos empírico-experimentais, a teoria dos efeitos limitados leva em consideração o papel das mídias dentro de um contexto social mais amplo, em que incidem sobre os indivíduos diversos fatores de influência. Os dois conceitos fundamentais dessa teoria são a figura do líder de opinião e o fluxo de comunicação em dois níveis (two-step flow). 

Alternativas
Q2088935 Comunicação Social

Considerando as teorias da comunicação, julgue o item. 


O objetivo da teoria da persuasão é possibilitar que a mensagem seja estruturada de forma a garantir o convencimento dos destinatários. 

Alternativas
Q2088934 Comunicação Social

Considerando as teorias da comunicação, julgue o item. 


A teoria funcionalista concentra-se nos efeitos dos meios de comunicação de massa sobre as funções que as mídias assumem no contexto social; portanto, essa corrente parte de uma teoria sociológica geral: o estrutural-funcionalismo. 

Alternativas
Q2088931 Comunicação Social

Considerando as teorias da comunicação, julgue o item. 


Para o modelo de Lasswell, as perguntas fundamentais que devem guiar os estudos em comunicação são as seguintes: “Quem?”; “Diz o quê?”; “Por meio de qual canal?”; “A quem?”; e “Com que efeito?”. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: A
6: A
7: D
8: B
9: E
10: B
11: A
12: D
13: D
14: C
15: E
16: E
17: C
18: C
19: E
20: C