Questões de Concurso
Sobre webjornalismo em comunicação social
Foram encontradas 195 questões
I. Primeira geração: os produtos, em sua maioria, são cópias do conteúdo de jornais existentes no papel.
II. Segunda geração: identificada no final dos anos 1990; começam a ocorrer tentativas de explorar as características oferecidas pela rede.
III. Terceira geração: entre outras possibilidades, os produtos jornalísticos apresentam recursos como sons e animações, enriquecendo a narrativa jornalística.
Quais estão corretas?
A fusão de dois pigmentos primários é denominada policromia e as cores compostas são secundárias.
A formação gráfica do sistema offset é composta de pontos chamados de retículas.
O espaçamento ou entrelinhamento das fontes e dos blocos de texto estão relacionados diretamente ao tamanho da fonte utilizada.
O bloco de texto alinhado à esquerda é utilizado principalmente por assessorias de imprensa, que não têm a preocupação do espaço físico, e, sim, da agradabilidade visual.
Um conceito tradicional do jornalismo que não pode ser utilizado na web é o lide. Ao escrever online, é essencial dizer ao leitor, de forma rápida, qual é a notícia.
Texto elástico (stretch text) é aquele que se expande e se contrai conforme as solicitações do leitor, como se estivesse em uma grande biblioteca digital.
Rede hipertextual é uma tecnologia que proporciona ao leitor a possibilidade de ler um aplicativo na ordem que desejar, já que ela engloba hipertextos e recursos multimídia.
Hipertexto é um bloco de diferentes informações digitais interconectadas.
A web 3.0 é marcada pelo uso da inteligência artificial, em que os computadores executam as funções de forma automática.
Ciberespaço é o conjunto de técnicas, de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores, que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.
Diversos autores afirmam que o jornalismo online impõe aos profissionais da comunicação uma reflexão sobre o processo de produção jornalística, especialmente em relação à adaptação dos conteúdos. Nesse sentido, seria correto afirmar que:
No âmbito do jornalismo da internet, o expediente do webjornal é um conteúdo do tipo
Na medição de resultado de um site, portal ou blog, o índice que permite mensurar a sua atratividade é:
São parâmetros utilizados pelos sistemas de busca para fazer o ranking de websites e sua consequente posição nas buscas orgânicas:
A Web 2.0 facilita as formas de publicação e compartilhamento de dados na internet, permitindo a interação entre os usuários. Nesse contexto, vimos emergir o webjornalismo participativo que, por sua vez, apresenta uma nova concepção de construção de notícia. Daí se infere que os valores-notícia na web estão mais relacionados à:
Na web, páginas de “leia mais” são conhecidas como camadas de conteúdo de que tipo?
Uma característica da estrutura textual no webjornalismo é a possibilidade de, a partir de um texto-base, abrir outras páginas com informações afins, por meio de links.
Como é chamada essa escrita eletrônica não sequencial e não linear?
Os navegadores de web ainda são a principal maneira pela qual boa parte dos usuários acessa a internet. Eles são a porta de entrada (gaceways) para usar sites, serviços online, aplicativos web etc. Atualmente, há vários concorrentes, após medidas judiciais nos EUA, no ano de 2001, para impedir o monopólio no fornecimento de web browsers. Até aquele momento, a disputa pelo dominio desse mercado se dava entre os navegadores:
O webjornalismo tem uma série de características específicas, entre elas o conceito de hipertexto, “forma de escrita não linear, com bifurcações em rede”. Uma das especificidades do hipertexto é estar associado à ideia de polifonia de Bakhtin, que sustenta a possibilidade de coexistência de diversas vozes na narrativa literária. Em termos de hipertextualidade, ele aponta para uma qualidade importante desse meio de informação, que consiste em não permitir uma voz única, mas a que emana da experiência combinada do enfoque do momento, da lexia que um está lendo e da narrativa em perpétua formação segundo o próprio trajeto da leitura (REGES, 2011). O trecho acima descreve o conceito de: