Questões de Concurso
Sobre checagem em jornalismo
Foram encontradas 520 questões
A atividade de organizar e conservar cultural e tecnicamente o arquivo redatorial, procedendo à pesquisa dos respectivos dados para a elaboração de notícias, é atribuída ao:
Locais que não dispõem de cobertura jornalística local, os chamados “desertos de notícias”, têm diminuído nos últimos anos, conforme consta na última edição de relatório do Atlas da Notícia. No entanto, ainda restam 2.712 cidades e 26,7 milhões de brasileiros sem acesso a notícias sobre os seus municípios. Para combater o problema, o Redes Cordiais e a Lupa desenvolveram um projeto que acaba de ser contemplado como uma das 20 iniciativas ao redor do mundo que receberão um investimento total de US$ 2 milhões do Global Fact Check Fund. Ligado à International Fact-Checking Network, o fundo apoia o fortalecimento de organizações de checagem que promovem ações de combate à desinformação.
Esse projeto chama-se
Lançado em 2020, esse serviço chama-se
Um jornalista está preparando uma matéria investigativa sobre corrupção no setor público utilizando ferramentas digitais para coletar dados, analisar documentos vazados e conduzir entrevistas online. Durante sua investigação, ele descobre informações sensíveis que podem ter implicações legais e éticas significativas.
Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA:
Em junho de 2023, logo após a Parada LGBTQIA+ de São Paulo, um político fez uma postagem, chegou a ser compartilhada mais de 8,1 mil vezes alcançando cerda de 44 mil curtidas. A foto demostrava uma garota segurando a bandeira de arco-íris ao lado de três homens com máscara de cachorro, ajoelhados no chão – dois deles sem camisa. Na legenda, o parlamentar criticava a presença de crianças no evento, sugerindo que a imagem era da edição paulistana. Contudo, após verificação do Comprova, chegou-se à conclusão que a foto fora feita na Parada de Montreal, no Canadá, em 2019.
Por isso, com base na metodologia de checagem o consórcio, o conteúdo publicado pelo parlamentar deve ser classificado como
Considerando-se que, nesse caso, é necessário seguir uma série de boas práticas no aproveitamento do conteúdo fornecido, o seguinte procedimento deve ser evitado pelo repórter:
CHARINI, T.; SILVA NETO, V.J.; PEREIRA, L.; SZIGETHY, L. Plataformas digitais: mapeamento semissistemático e interdisciplinar do conhecimento produzido nas universidades brasileiras. Brasília, DF: Ipea, 2023 (Texto para discussão, n. 2829). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/367046050_ Plataformas_digitais_mapeamento_semissitematico_e_ ìnterdisciplinar_do_conhecimento_produzido _nas_universidades_brasileiras. Acesso em: 27 dez. 2023.
No texto acima, os autores afirmam que atividades preexistentes se transformam impulsionadas por avanços tecnológicos.
Um exemplo de uma ressignificação de atividade preexistente no campo jornalístico, que ganhou relevância após a onda de disseminação de fake news, é
Que valor é esse?
Que prática é essa?
I. Elas podem distorcer ou simplificar arbitrariamente o mundo dos acontecimentos. II. Ao promoverem padrões de cobertura noticiosa, assim como de redação e edição, elas diminuem os constrangimentos dos jornalistas. III. A utilização rotineira de fontes oficiais e a recorrência a especialistas para descodificação facilitam a manipulação. IV. A utilização frequente da informação de agência traz, por consequência, a diminuição da polifonia democratizante em favor da uniformidade.
Sobre elas, pode-se dizer que