Questões de Concurso Sobre construção social da realidade em jornalismo

Foram encontradas 246 questões

Q2421193 Jornalismo

Em relação aos fenômenos da comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2421192 Jornalismo

A situação atual da imprensa de saúde é o ponto culminante de uma evolução muito rápida e ainda em processo de mudança. Foi no ano de 1978 que o The New York Times criou uma seção de ciência, o primeiro suplemento no qual eram publicadas especificamente notícias relativas aos avanços médicos. Essa ideia se globalizou e começaram a surgir, nos jornais de todo o mundo, páginas especializadas semanais nas quais, com tempo, espaço e dose de reflexão maior do que o habitual, médicos e jornalistas abordavam temas de saúde.

.

TABAKMAN, R. A saúde na mídia: medicina para jornalistas, jornalismo para médicos.

Summus Editorial, 2013, com adaptações.

.

A mídia tem um papel social relevante na difusão de conhecimentos relacionados à ciência. Quanto à responsabilidade social da mídia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2309657 Jornalismo
O século XX foi marcado pela extensa difusão e popularização dos meios de comunicação de massa. Foi nessa época que o rádio e a televisão se tornaram veículos domésticos. E, nesse mesmo período, o mundo vivenciou momentos de terror pelo impacto das duas grandes guerras mundiais. Nesse cenário, a propaganda passou a ser empregada como importante instrumento ideológico para convencer o público da necessidade da guerra. Foram esses os aspectos contextuais que marcaram o início dos estudos da Mass Communication Research. Sobre a teoria hipodérmica, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2200800 Jornalismo
No livro “Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”, o autor Matthew D’ancona defende que o ano de 2016 marcou o início da chamada era da pós-verdade. Sobre o conceito de pós-verdade, é correto afirmar que
Alternativas
Q2197340 Jornalismo
        “Uma visão otimista da expansão das tecnologias da informação é desenvolvida pelo filósofo francês Pierre Levy (1956). Para ele, a propagação das redes socias on-line pode transformar as relações culturais e políticas, gerando novos modos de exercício da cidadania e da democracia no que ele chama de cibercultura.” (SILVA et al. 2016)
Assinale a alternativa que demonstra a relação entre política e cultura no terreno da cibercultura.
Alternativas
Q2056594 Jornalismo
Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I. A narrativa jornalística, por mais que se pretenda isenta e imparcial, é também fortemente determinada por um fundo ético ou moral. Os jornalistas só destacam certos fatos da realidade como notícia porque esses fatos transgridem algum preceito ético ou moral, alguma lei, algum consenso cultural. A notícia representa sempre uma ruptura ou transgressão em relação a algum significado estável. Cabe ao analista identificar, interpretar e elucidar esse significado simbólico
II. A análise da narrativa jornalística deve observar particularmente o contrato cognitivo implícito entre jornalistas e audiência em seu contexto operacional. Esse contrato segue as máximas da objetividade, da co-construção da verdade dos fatos: o objetivo é co-construir a verdade, a “realidade objetiva”.
III. O discurso narrativo objetivo distingue-se pela presença (implícita ou explícita) do narrador, de um sujeito que narra. A narração como dispositivo argumentativo é evidente. O discurso subjetivo (a ficção) do jornalismo, ao contrário, define-se pelo distanciamento do narrador. Ele narra como se a verdade estivesse lá fora, nos objetos mesmos, independentemente da intervenção do narrador: dissimula sua fala como se ninguém estivesse por trás da narração.
Alternativas
Q2056576 Jornalismo

Imagem associada para resolução da questão

A Propaganda Institucional tem características próprias, diferente da propaganda comercial. Analise a charge e marque a opção daquela característica que foi DESPREZADA pelo criador da campanha. 
Alternativas
Q2035340 Jornalismo
“As notícias devem ser encaradas como o resultado de um processo de interação social. As notícias são uma construção social onde a natureza da realidade é uma das condições, mas só uma, que ajuda a moldar as notícias.”
“Nas suas definições das notícias, os jornalistas também interagem silenciosamente com a sociedade, por via dos limites com que os valores sociais marcam as fronteiras entre normal e anormal, legítimo e ilegítimo, aceitável e desviante. As notícias têm uma estrutura profunda de valores que os jornalistas partilham, como membros da sociedade, com a sociedade. Como um todo. Como seus membros.”
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005.
Analisando os trechos anteriores, é correto afirmar que a notícia
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: DPE-MT Prova: IBFC - 2022 - DPE-MT - Analista - Jornalista |
Q1972559 Jornalismo

“Não há como não perceber que a ______, tratando especificamente dos conglomerados midiáticos, transformou também o próprio papel do jornalismo, gerando uma economia da informação (SODRÉ, 2009) que outrora não existia, fazendo com que a ______ seja algo extremamente perigoso nas mãos apenas do jornalista (MARSHALL, 2003), incentivando o desenvolvimento do mercado publicitário e de gerenciamento de comunicação que produz e distribui informações através até dos próprios jornalistas, por um processo silencioso da tentativa de controle da ______.” (Cirino, Tuzzo e Temer, 2014)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: DPE-MT Prova: IBFC - 2022 - DPE-MT - Analista - Jornalista |
Q1972558 Jornalismo

“Ao preencher todo o silêncio e vazio do espaço de tempo dos indivíduos, a mídia proíbe que ele possa e consiga pensar sobre outros assuntos que não estão ali mencionados”. (Cirino, Tuzzo e Temer, 2014). Tomando como base essa análise dos autores, relacionada a leitura crítica da mídia, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Uma das principais críticas que se faz aos meios de comunicação diz respeito à divulgação de produtos e ideologias para o controle social.

( ) Ao privilegiar entretenimento, a mídia segue seu papel de ser espelho da sociedade, mostrando o que interessa aos receptores.

( ) Ao priorizar alguns assuntos, isso está sendo feito em detrimento de outros, que não estão sendo veiculados.

( ) O não dizer também é uma forma de dizer: deixa-se claro que não pode se pensar sobre isso ou aquilo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: DPE-MT Prova: IBFC - 2022 - DPE-MT - Analista - Jornalista |
Q1972557 Jornalismo

Para o jornalista Matthew D’ancona, autor do livro “Pós verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”, o ano de 2016 marcou o início da chamada era da pós verdade. Nesse mesmo ano, a pós verdade foi considerada a palavra do ano pela Oxford University Press. Sobre o conceito de pós verdade, analise as afirmativas abaixo.


I. Suspensão completa de referência a fatos e verificações objetivas, substituídas por opiniões tornadas verossímeis apenas à base de repetições, sem confirmação de fontes.

II. Impele os sujeitos a já predisporem de determinada leitura cativa dos fatos, rejeitando o que distingue, compartilhando o que assemelha, sem maiores reflexões acerca do que ali é informado.

III. O prefixo “pós”, em pós-verdade, não se refere a ‘tempo posterior’ mas a ‘tempo em que o conceito verdade tornou-se sem importância ou irrelevante’.

IV. Algo que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência para definir a opinião pública do que o apelo à emoção ou crenças pessoais.


Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Q1954104 Jornalismo
A teoria do Newsmaking trata da produção de notícias, independente de estilos puramente informativos ou interpretativos a partir de análises ou comentários. As notícias são como elas são. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à teoria do Newsmaking
Alternativas
Q1907852 Jornalismo

Acerca das relações com a comunidade, julgue o item que se segue. 


Folkmarketing consiste no tipo de ação comunicacional caracterizado pela mobilização da memória coletiva da comunidade e apropriação dos saberes da cultura popular para divulgar produtos e serviços de uma empresa. 

Alternativas
Q1906809 Jornalismo
A pesquisa norte-americana em comunicação, conhecida como Mass Communication Research, pode ser dividida em três grandes grupos. O primeiro grupo analisou a comunicação sob o ponto de vista do suporte. Elaborada por dois engenheiros matemáticos, Shannon e Weaver, a ____________________ tratava sobre o processo comunicativo a partir de uma ótica puramente técnica e quantitativa. O segundo grupo foi a ____________________, cujo principal representante foi Harold Lasswell, considerado pioneiro na criação de uma teoria, de fato, da comunicação. Por fim, o terceiro grupo centrou seus estudos nos efeitos da comunicação e deu origem à chamada ___________________________, que entende a comunicação como um processo que se dá em duas etapas, dos meios para os líderes de opinião e destes para os demais indivíduos.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1868032 Jornalismo

Analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta.


I. A hipótese da agenda setting admite que os meios de comunicação de massa podem modificar a compreensão das pessoas sobre parte da realidade social. Nesse sentido, a imprensa pode definir sobre quais temas as pessoas devem pensar.

II. A teoria hipodérmica sustenta uma conexão direta entre a exposição às mensagens e o comportamento. Tal entendimento supõe que uma pessoa atingida pela propaganda pode ser controlada, manipulada, induzida a agir.

III. De acordo com a Escola de Palo Alto, todo o comportamento humano tem valor comunicativo. O que significa que, em situações relacionais, é impossível não comunicar.

IV. A abordagem dos Estudos Culturais prevê que a cultura atravessa todas as práticas sociais e constitui a soma de suas inter-relações. Ela se diferencia das análises econômicas sobre os meios de comunicação de massa e da produção cultural. Os Estudos Culturais estudam as estruturas e os processos por meio dos quais as instituições das comunicações de massa sustentam e reproduzem a estabilidade social e cultural.

Alternativas
Q1868000 Jornalismo

Ao afirmar que o _________ é a mensagem, ___________ quer dizer que além de as tecnologias virarem extensões de nosso corpo, a máquina introduziu uma série de mudanças nas relações entre as pessoas e delas com si mesmas. Pouco importa o que máquina estivesse produzindo, mas sim que ela estava sendo usada e que, sem ela, provavelmente, ____________ não seria possível.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Q1867995 Jornalismo
A palavra “comunicação” tem origem latina, cujo significado é “ação de tornar comum”. A comunicação é uma habilidade humana, um processo social complexo de troca de mensagens que vem acompanhando o desenvolvimento das civilizações ao longo da história. Por outro lado, a comunicação como campo de pesquisa e seu desenvolvimento enquanto teoria(s) é relativamente recente. Acerca do campo de estudos da Comunicação, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Jornalista |
Q1806924 Jornalismo
Entre as teorias do jornalismo, o Newsmaking estuda os processos de produção da notícia. Para essa perspectiva teórica, o relato noticioso deve ser entendido como
Alternativas
Q1316107 Jornalismo
Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de “indústria cultural” na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque
Alternativas
Q1248904 Jornalismo
Leia o texto a seguir e responda a questão.

“ESTEREÓTIPOS
Cada um de nós vive e trabalha numa pequena parte da superfície da Terra, move-se num pequeno círculo, e destas coisas familiares conhece somente algumas intimamente. Das ocorrências públicas que têm largos efeitos vemos, na melhor das hipóteses, somente uma fase e um aspecto. Isso é tão verdade para os eminentes bem-informados que rascunham tratados, fazem as leis e dão ordens, como para aqueles para os quais os tratados foram estabelecidos, para quem as leis foram promulgadas, e as ordens foram dadas. Inevitavelmente nossas opiniões cobrem um largo espectro, um longo período de tempo, um número maior de coisas que podemos diretamente observar. Elas têm, portanto, que ser formadas de pedaços juntados do que outros nos relataram e do que podemos imaginar.”
LIPPMAN, W., 2008, p. 83)
Com base no trecho dado, é CORRETO afirmar que:
I– As opiniões de cada indivíduo são formadas a partir de narrativas precedentes ao que ele vive no período presente. II– Uma fato público pode influenciar historicamente a sociedade, entretanto o cidadão contemporâneo a esta ocorrência só vive um fragmento desta ocorrência. III– O relato de um evento, ainda que documentado e analisado, é apenas uma narrativa daquele evento.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: C
5: D
6: A
7: C
8: A
9: A
10: A
11: C
12: E
13: C
14: A
15: D
16: A
17: C
18: B
19: C
20: A