Questões de Concurso Sobre espiral do silêncio em jornalismo

Foram encontradas 37 questões

Q3184506 Jornalismo
Um caso clássico de uma teoria da opinião pública pode ser verificado no esquema eleitoral. Muitas vezes, os candidatos que estão à frente nas pesquisas recebem ainda mais votos graças à percepção popular de que eles devem ter a preferência da maioria e, provavelmente,serão eleitos. Além disso, essa mecânica também aparece nas próprias relações de bairro, quando muitas pessoas evitam discordar dos vizinhos com medo de ficarem isoladas, ou seja, as pessoas imaginam que pensam diferente da maioria, calam-se e, posteriormente, adaptam-se à opinião contrária. Assim, aquela ideia que talvez não fosse majoritária acaba prevalecendo. A pesquisadora Noelle-Neuman relacionou essa ideia e desenvolveu a teoria:
Alternativas
Q3104648 Jornalismo

Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.



De acordo com a teoria da espiral do silêncio, indivíduos tendem a silenciar suas opiniões quando percebem que elas estão em desacordo com a opinião majoritária, por medo do isolamento social.

Alternativas
Q3048238 Jornalismo
De acordo com a Teoria da Opinião Pública, formulada pela cientista política Elizabeth Noelle-Newmann, a espiral do silêncio
Alternativas
Q2612285 Jornalismo

A transição do modelo de comunicação proposto por Lasswell para o paradigma da Espiral do Silêncio de Noelle-Neumann representa uma revolução na maneira como compreendemos o impacto dos meios de comunicação na sociedade. A teoria da Espiral do Silêncio traz à tona uma reflexão sobre como, muitas vezes, escolhemos silenciar nossas próprias opiniões, temendo o isolamento social, caso percebamos essas opiniões como minoritárias ou contrárias à visão predominante. Essa perspectiva trouxe uma grande mudança ao destacar aspectos até então menos explorados na comunicação. Qual das seguintes alternativas melhor descreve essa mudança?

Alternativas
Q2501564 Jornalismo
Acerca das teorias da comunicação e da informação, julgue as frases abaixo.

I. A teoria do agendamento afirma que a mídia não diz ao público o que pensar, mas é bem-sucedida ao dizer ao público sobre o que pensar.
II. A teoria da espiral do silêncio sugere que as pessoas tendem a permanecer em silêncio quando acreditam que suas opiniões são minoritárias.
III. A teoria do gatekeeping afirma que todos os indivíduos na sociedade têm igual oportunidade de ter suas vozes ouvidas na mídia.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
Alternativas
Q2449138 Jornalismo
De acordo com a teoria da espiral do silêncio, proposta pela socióloga alemã Elisabeth Noelle-Neumann, as pessoas tendem a evitar manifestar opiniões que percebem como minoritárias em determinado ambiente social. No contexto das interações sociais e políticas, a teoria sugere que a opinião pública é moldada pela percepção da opinião dominante e pela conformidade social. De acordo com a teoria da espiral do silêncio, qual é o principal fator que influencia as pessoas a evitarem expressar opiniões consideradas minoritárias em um grupo social? 
Alternativas
Q2105928 Jornalismo
Os indivíduos, em geral, têm medo de se sentirem isolados em seus comportamentos, atitudes e crenças, o que muitas vezes justifica o fato de as pessoas evitarem expressar opiniões que não coincidam com a opinião dominante. Essa concepção embasa a hipótese proposta por Elisabeth Noelle-Neumann conhecida como
Alternativas
Q2056586 Jornalismo
O conjunto de estudos consagrados ao pensamento complexo sobre a comunicação de massas recebe a denominação genérica de Teoria da Comunicação. Assinale a alternativa que se refere à Teoria da Comunicação, que tem como uma de suas premissas a seguinte afirmação: os sujeitos têm percepção apurada para identificar tendências hegemônicas (a opinião tendencial), ou majoritárias, produzidas, geradas e reproduzidas pela opinião pública:
Alternativas
Q2018688 Jornalismo
Sobre as terias jornalísticas, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 Teoria do espelho 2 Teoria do newsmaking 3 Teoria do gatekeeper 4 Teoria organizacional  5 Teoria gnóstica 6 Teoria do agendamento
7 Teoria instrumentalista 8 Teoria etnográfica 9 Teoria dos definidores primários  10 Teoria da Nova História
( ) Defende uma nova atitude dos historiadores diante dos acontecimentos.
( ) A atividade jornalística é influenciada por rotinas produtivas e pelo poder de fontes privilegiadas.
( ) Está relacionada à antropologia social, ao estudo de outras culturas.
( ) Transmissão de valores e vocabulário a partir de ritos de iniciação.
( ) Trabalho jornalístico é dependente dos meios utilizados pelas empresas.
( ) Pressupõe a construção social da realidade.
( ) Notícias são filtradas por agentes selecionadores.
( ) Notícias servem a certos interesses políticos.
( ) Jornalismo reflete a realidade.
( ) Consumidores de notícias consideram mais importantes os assuntos que são veiculados na imprensa.
A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1961515 Jornalismo
Acerca das teorias da comunicação, suas principais escolas e seus pensadores, julgue o item subsequente. 

De acordo com a espiral do silêncio, os meios de comunicação criam opiniões públicas que forçam as pessoas a se associar às opiniões dominantes para evitar o isolamento social.
Alternativas
Q1927123 Jornalismo
Idealizada pela cientista política alemã Elizabeth Noelle-Neuman, no âmbito dos estudos sobre a influência dos meios de comunicação de massa no comportamento do indivíduo, esta Teoria tem entre seus pressupostos o fato de que pessoas tendem a expressar menos sua opinião quando imaginam que podem estar em minoria ou serem recebidas com desdém. Essa posição seria tomada para evitar um possível isolamento do indivíduo, temeroso do que pode acontecer caso declare uma opinião contrária à da maioria. Assinale a alternativa que apresenta a Teoria citada acima.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRMV-MS Prova: Quadrix - 2022 - CRMV-MS - Jornalista |
Q1909877 Jornalismo

Com relação à comunicação (teorias e diferentes áreas), julgue o item.


Segundo a espiral do silêncio, a opinião pública se forma a partir do processo de interação entre as atitudes individuais e as crenças individuais sobre a opinião da maioria.

Alternativas
Q1906810 Jornalismo
Sobre as teorias da comunicação e seus processos de recepção, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(  ) A agenda setting pressupõe que os meios de comunicação fixam determinados temas através da chamada agenda midiática, que são absorvidos e incorporados automaticamente pela agenda pública, tendo um efeito direto e imediato nas conversas do público.
(  ) Um dos conceitos-chave da espiral do silêncio é o clima de opinião, que consiste na percepção, ou na imaginação pelo indivíduo do que a maioria das pessoas pensa, de forma a adaptar ou mesmo se calar se perceber que sua opinião é diferente da maioria.
(  ) A hipótese de newsmaking (os “fazedores” de notícia) é mais uma teoria do jornalismo do que propriamente da comunicação, enfatizando as rotinas de produção, os processos de filtragem e distribuição da informação.
(  ) As pesquisas de opinião em ano eleitoral demonstram o que sugere a hipótese da espiral do silêncio, de que os indecisos podem ter a sua opinião e, consequentemente, a sua decisão de voto, moldadas a partir do que se imagina que será o resultado da eleição.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Jornalista |
Q1902042 Jornalismo
No âmbito das teorias da comunicação e seus processos de recepção, encontram-se a agenda setting e a espiral do silêncio. Nas assertivas que seguem, assinale 1, para as características da agenda setting, ou 2, para as características da espiral do silêncio.
( ) Linha de pesquisa em comunicação desenvolvida pela alemã Elisabeth Noelle-Neumann, que destacou a onipresença da mídia como influenciadora da opinião do indivíduo.
( ) Os meios de comunicação, através da fixação sistemática de determinados temas, sugerem às pessoas sobre o que pensar e o que falar.
( ) Integra os estudos dos efeitos da mídia de longo prazo, provocando um efeito cognitivo e de acumulação.
( ) O medo do isolamento e do julgamento dos demais torna o indivíduo menos propenso a manifestar sua opinião, se achar que ela estará em desacordo com o restante do grupo.
( ) A consonância dos temas propostos pela mídia depende também do grau de interesse e relevância atribuído pelo próprio receptor, além do nível de exposição deste aos conteúdos midiáticos.
( ) Uma minoria que verbaliza sua opinião ante uma maioria silenciosa tende a parecer que aquela é a opinião majoritária, influenciando, inclusive, a opinião dos indecisos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1867126 Jornalismo
Acerca das teorias da comunicação clássicas e contemporâneas, julgue o item.
Ao defender o grande poder de influência da mídia sobre a opinião pública, a Espiral do Silêncio, de Elizabeth Noelle-Neumann, retoma a lógica e valida a teoria hipodérmica de efeitos imediatos e ilimitados dos meios de comunicação sobre a sociedade. 
Alternativas
Q1862131 Jornalismo
A teoria da espiral do silêncio, formulada por Elisabeth Noelle-Neumann, afirma que: 
Alternativas
Q1850589 Jornalismo
Em meados da década de 1970, a alemã Elisabeth Noelle-Neumann apresentou a Teoria da Espiral do Silêncio, buscando explicar a dinâmica de funcionamento, os efeitos e funções da opinião pública. As afirmativas abaixo são coerentes com esta teoria, EXCETO
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE - CE Prova: FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Jornalista |
Q1842217 Jornalismo
Muitas teorias propostas para entender a comunicação e a opinião pública no século XX foram ressignificadas para a compreensão de fenômenos do século XXI. Nesse contexto, avalie a seguinte situação: Grupos de família em aplicativos de mensagens costumam ser permeados por divergências. Quando a opinião dominante envia uma informação demarcada politicamente muitos aplaudem e comentam; já a minoria tende a ficar calada ou, em casos extremos, a sair do grupo. Essa minoria que age temendo o isolamento e a rejeição, tem um comportamento que se adéqua à teoria
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2019 - UFES - Jornalista |
Q1017606 Jornalismo
Mesmo com a multiplicidade de plataformas comunicacionais disponíveis, alguns posicionamentos expressos nas redes sociais virtuais têm afastado as pessoas, sobretudo aquelas que não querem se posicionar em relação a temas polêmicos, para não serem excluídas do convívio do grupo. Tal fenômeno pode ser melhor compreendido com o uso do fundamento teórico do pensamento comunicacional
Alternativas
Q1031109 Jornalismo
A Teoria Espiral do silêncio é resultado de pesquisas realizadas por Elisabeth Noelle-Neumann. Segundo a autora, as pesquisas apontaram para “um processo em espiral que incita os indivíduos a perceber as mudanças de opinião e segui-las até que uma opinião se estabelece como atitude prevalecente, enquanto as outras opiniões são rejeitadas ou evitadas por todos, à exceção dos duros de espírito”. Neumann afirmava que, para entender melhor como funciona a Espiral do Silêncio, é preciso conhecer três mecanismos que explicam a influência da mídia sobre o público. São eles:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: C
5: E
6: C
7: D
8: E
9: E
10: C
11: C
12: C
13: D
14: A
15: E
16: D
17: D
18: B
19: D
20: C