Questões de Concurso
Sobre espiral do silêncio em jornalismo
Foram encontradas 36 questões
Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.
De acordo com a teoria da espiral do silêncio, indivíduos tendem a silenciar suas opiniões quando percebem que elas estão em desacordo com a opinião majoritária, por medo do isolamento social.
A transição do modelo de comunicação proposto por Lasswell para o paradigma da Espiral do Silêncio de Noelle-Neumann representa uma revolução na maneira como compreendemos o impacto dos meios de comunicação na sociedade. A teoria da Espiral do Silêncio traz à tona uma reflexão sobre como, muitas vezes, escolhemos silenciar nossas próprias opiniões, temendo o isolamento social, caso percebamos essas opiniões como minoritárias ou contrárias à visão predominante. Essa perspectiva trouxe uma grande mudança ao destacar aspectos até então menos explorados na comunicação. Qual das seguintes alternativas melhor descreve essa mudança?
I. A teoria do agendamento afirma que a mídia não diz ao público o que pensar, mas é bem-sucedida ao dizer ao público sobre o que pensar.
II. A teoria da espiral do silêncio sugere que as pessoas tendem a permanecer em silêncio quando acreditam que suas opiniões são minoritárias.
III. A teoria do gatekeeping afirma que todos os indivíduos na sociedade têm igual oportunidade de ter suas vozes ouvidas na mídia.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
1 Teoria do espelho 2 Teoria do newsmaking 3 Teoria do gatekeeper 4 Teoria organizacional 5 Teoria gnóstica 6 Teoria do agendamento
7 Teoria instrumentalista 8 Teoria etnográfica 9 Teoria dos definidores primários 10 Teoria da Nova História
( ) Defende uma nova atitude dos historiadores diante dos acontecimentos.
( ) A atividade jornalística é influenciada por rotinas produtivas e pelo poder de fontes privilegiadas.
( ) Está relacionada à antropologia social, ao estudo de outras culturas.
( ) Transmissão de valores e vocabulário a partir de ritos de iniciação.
( ) Trabalho jornalístico é dependente dos meios utilizados pelas empresas.
( ) Pressupõe a construção social da realidade.
( ) Notícias são filtradas por agentes selecionadores.
( ) Notícias servem a certos interesses políticos.
( ) Jornalismo reflete a realidade.
( ) Consumidores de notícias consideram mais importantes os assuntos que são veiculados na imprensa.
A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é:
De acordo com a espiral do silêncio, os meios de comunicação criam opiniões públicas que forçam as pessoas a se associar às opiniões dominantes para evitar o isolamento social.
Com relação à comunicação (teorias e diferentes áreas), julgue o item.
Segundo a espiral do silêncio, a opinião pública se forma
a partir do processo de interação entre as atitudes
individuais e as crenças individuais sobre a opinião da
maioria.
( ) A agenda setting pressupõe que os meios de comunicação fixam determinados temas através da chamada agenda midiática, que são absorvidos e incorporados automaticamente pela agenda pública, tendo um efeito direto e imediato nas conversas do público.
( ) Um dos conceitos-chave da espiral do silêncio é o clima de opinião, que consiste na percepção, ou na imaginação pelo indivíduo do que a maioria das pessoas pensa, de forma a adaptar ou mesmo se calar se perceber que sua opinião é diferente da maioria.
( ) A hipótese de newsmaking (os “fazedores” de notícia) é mais uma teoria do jornalismo do que propriamente da comunicação, enfatizando as rotinas de produção, os processos de filtragem e distribuição da informação.
( ) As pesquisas de opinião em ano eleitoral demonstram o que sugere a hipótese da espiral do silêncio, de que os indecisos podem ter a sua opinião e, consequentemente, a sua decisão de voto, moldadas a partir do que se imagina que será o resultado da eleição.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Linha de pesquisa em comunicação desenvolvida pela alemã Elisabeth Noelle-Neumann, que destacou a onipresença da mídia como influenciadora da opinião do indivíduo.
( ) Os meios de comunicação, através da fixação sistemática de determinados temas, sugerem às pessoas sobre o que pensar e o que falar.
( ) Integra os estudos dos efeitos da mídia de longo prazo, provocando um efeito cognitivo e de acumulação.
( ) O medo do isolamento e do julgamento dos demais torna o indivíduo menos propenso a manifestar sua opinião, se achar que ela estará em desacordo com o restante do grupo.
( ) A consonância dos temas propostos pela mídia depende também do grau de interesse e relevância atribuído pelo próprio receptor, além do nível de exposição deste aos conteúdos midiáticos.
( ) Uma minoria que verbaliza sua opinião ante uma maioria silenciosa tende a parecer que aquela é a opinião majoritária, influenciando, inclusive, a opinião dos indecisos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A teoria hipodérmica é considerada ainda hoje como aquela que forneceu os principais paradigmas científicos para o estudo das ciências da comunicação. Entre tais paradigmas podem ser destacados: o modelo de Lasswell, que deu origem à análise de conteúdo e ao modelo do lead jornalístico, o paradigma funcionalista das relações públicas, o paradigma da dissonância cognitiva na publicidade e a espiral do silêncio.
1. Acumulação. ( ) Valorização individual dada pelo receptor a um determinado assunto noticiado, que se traduz pela percepção que o receptor venha a emprestar à opinião pública.
2. Consonância. ( ) Quadro de informações que se forma ao longo de um determinado período de tempo da pesquisa e que permite a interpretação contextualizada do acontecimento.
3. Onipresença. ( ) Capacidade que a mídia tem de dar relevância a um determinado tema, destacando-o do imenso conjunto de acontecimentos diários que serão transformados posteriormente em notícia.
4. Relevância. ( ) É avaliada pela consonância do tema nas diferentes mídias.
5. Frame temporal. ( ) Apesar de suas diferenças e especificidades, as mídias possuem traços em comum na maneira pela qual atuam na transformação do relato de um acontecimento que se torna notícia.
6. Time-lag. ( ) É um acontecimento que, transformado em notícia, ultrapassa os espaços tradicionalmente a ele determinados.
7. Saliência. ( ) É o intervalo decorrente entre o período de levantamento da agenda de mídia e a agenda do receptor.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo.