Questões de Concurso
Sobre fontes em jornalismo
Foram encontradas 545 questões
Acerca do processo de produção do noticiário, julgue o item subsequente.
A função de seleção dos fatos a serem noticiados cabe melhor às fontes jornalísticas que aos veículos de comunicação, visto que estes apenas absorvem o conteúdo que lhes é repassado.
Sobre essa classificação, analise as afirmativas a seguir.
I. As fontes independentes são consideradas as mais confiáveis e é comum não serem mencionadas, pois os dados que propõem são tomados a priori como verdadeiros.
II. A expressão fontes oficiosas foi banalizada pelo jornalismo estadunidense, aplicando-a, quando a fonte (que não quer ser mencionada) são organizações não governamentais (ONGs), chamadas nos EUA, de sem fins lucrativos.
III. Fontes oficiais são mantidas pelo Estado; por instituições que preservam algum poder de Estado, como as juntas comerciais e os cartórios de ofício; por empresas e organizações, como sindicatos e associações.
Está correto o que se afirma em
Um jornalista está trabalhando em uma reportagem sobre mudanças climáticas e precisa acessar dados históricos de temperatura. Ao buscar no arquivo jornalístico, encontra informações desorganizadas e sem fontes claras.
Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA:
(Forechi, Marcilene, et al. Jornalismo digital e cibercultura. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2020.)
Em uma classificação proposta por Lage (2002), as fontes podem ser divididas em três tipos; assinale a afirmativa INCORRETA.
Segundo Nilson Lage (2002) em A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística, as fontes, sejam elas pessoais, institucionais, oficiais ou documentais, podem ser mais ou menos confiáveis.
Sobre as fontes oficiais, assinale a alternativa correta.
Cabe ao jornalista científico buscar a fonte adequada para falar oficialmente sobre o tema, que, nesse caso, é
Com referência aos fundamentos do discurso jornalístico e às técnicas de redação aplicadas no jornalismo, bem como às características dos diversos tipos de produção no meio impresso, julgue o seguinte item.
Classificam-se como oficiais as fontes vinculadas ao poder
público (municipal, estadual ou federal), a empresas, a
associações de classe e a instituições religiosas, por exemplo.
I. Elas podem distorcer ou simplificar arbitrariamente o mundo dos acontecimentos. II. Ao promoverem padrões de cobertura noticiosa, assim como de redação e edição, elas diminuem os constrangimentos dos jornalistas. III. A utilização rotineira de fontes oficiais e a recorrência a especialistas para descodificação facilitam a manipulação. IV. A utilização frequente da informação de agência traz, por consequência, a diminuição da polifonia democratizante em favor da uniformidade.
Sobre elas, pode-se dizer que