Questões de Concurso
Comentadas sobre função social da imagem em jornalismo
Foram encontradas 115 questões
Na história das teorias da comunicação, houve divergências e várias tentativas de articulação dos termos criados por diferentes pensadores. A esse respeito, julgue o item que se segue.
De acordo com algumas teorias da comunicação de massa, a
reprodução em série do quadro da Mona Lisa cria uma áurea
que a destaca das demais obras de Michelangelo,
transformando-a no seu trabalho mais conhecido.
O Capítulo III do Código de Ética dos Jornalistas trata da responsabilidade profissional. O jornalista deve “___________ alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ___________ o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras ____________”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível
(Portal da Linguagem. Disponível em https://bit.ly/36dDt9n. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)
A classificação em relação à temporalidade das imagens fabricadas faz a distinção entre imagens
Nesse excerto de texto, Barthes define a fotografia como uma “imagem sem código”. Com isso, ele quer dizer que a fotografia:
Ao longo da pesquisa em Comunicação, muitos estudiosos refletiram sobre o discurso das imagens e as formas pelas quais elas foram utilizadas pelas mídias para provocar certos sentidos no receptor. No clássico texto “A mensagem fotográfica”, no qual discorre sobre a fotografia de imprensa, o pensador francês Roland Barthes sustenta que “a imagem não ilustra a palavra; é a palavra que, estruturalmente, é parasita da imagem”. A partir dessa discussão, assinale a alternativa que explica essa ideia.
Com o surgimento de novas tecnologias, rádios, TVs e revistas, não se busca mais, no fotojornalismo, a chamada imagem síntese — aquela que resume, em um único fragmento, a narrativa em questão.
As técnicas de manipulação de imagens nascem junto com a fotografia. Nos últimos 190 anos, a manipulação fotográfica foi usada para diversos tipos de interesses visando alterar a veracidade dos acontecimentos. Com o advento da fotografia digital, a manipulação virou uma rotina quase obrigatória no fotojornalismo. A distorção das informações de uma imagem pode levar as pessoas a acreditar em uma falsa realidade. Apesar de não existir um regulamento específico que proteja as imagens jornalísticas da manipulação digital, o Código de Ética dos Jornalistas e a Lei de Direitos Autorais são utilizados como referência.
Com base nestas premissas e nos procedimentos de edição de imagem digital aceitos no fotojornalismo, considere as afirmativas a seguir.
I. Mudar a expressão facial de uma pessoa, gestos, roupa, partes do corpo ou acessórios pessoais é permitido pelo Código de Ética.
II. Encobrir a identidade de alguém, por exigência ou recomendação legal, feito de forma óbvia (venda, pixelização) é permitido pelo Código de Ética.
III. Cortes (crop), escurecimento ou suavização de foco para reduzir/eliminar material supérfluo, preservando o contexto do evento é permitido pelo Código de Ética.
IV. Realçar uma imagem, ou parte de uma imagem, é permitido pelo Código de Ética, quando atende um propósito investigativo. O uso de técnicas de realce deve ser descrito na legenda.
Assinale a alternativa correta.
A fotografia, antes de tudo, é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história. Cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las. A frase do grande fotógrafo norte-americano Ansel Adams (1902–1984) nos dá pistas sobre a importância da Linguagem Fotográfica. A compreensão e o domínio de todos os seus elementos é o que pode transformar uma imagem em uma obra de arte.
Com relação aos elementos que fazem parte da Linguagem Fotográfica, considere os itens a seguir.
I. Alternação.
II. Linhas e Formas.
III. Texturas.
IV. Luz e tons.
Assinale a alternativa correta.
( ) O mundo das imagens pode ser dividido em dois domínios: as imagens como representações visuais (objetos materiais) e as imagens formadas pela nossa mente (domínio imaterial).
( ) O estudo das representações visuais e mentais é o tema de estudo de duas ciências: a semiótica e a ciência cognitiva.
( ) Os conceitos unificadores dos dois domínios da imagem (material e imaterial) são os conceitos de signo e representação.
Sobre enquadramentos, leia as afirmativas.
I. São, frequentemente, analisados com o auxílio das analogias dos enquadramentos na imagem (fotográfica, cinematográfica, entre outras.) ou dos conjuntos matemáticos.
II. A p r e s e n t a m - s e c o m o d i s p o s i t i v o s especificamente inclusivos porque incluem algumas ações e mensagens.
III. Desempenham uma função que visa permitir aos seus utilizadores a explicação de ocorrências que se dão a conhecer na vida social, utilizando o conhecimento disponível e previamente estabelecido.
Está correto, apenas, o que se afirma em:
Com base no texto apresentado e considerando a estrutura da imagem organizacional e a identidade visual das instituições, assinale a alternativa correta.
Existe em qualquer empresa uma preocupação com a imagem institucional que leva a um cauteloso arranjo de variantes tangíveis de comunicação em um todo coerente, para conseguir reconhecimento em meio à diversidade encontrada no mercado.
Segundo Strunch (2007), “Desde que nascemos, começamos a nos acostumar com um mundo de símbolos e logotipos. Esses símbolos são úteis a quem produz, vende e consome, porque distinguem e identificam a marca num contexto complexo global.”
O texto acima faz referência direta à(a)
No mundo corporativo moderno, as empresas cada vez mais diversificam seus negócios e atuam em mercados com as mais diferentes culturas. Por isso, precisam de uma identidade consistente e que perpasse todos os seus braços e operações.
Desta forma, cada vez mais as empresas trabalham no desenvolvimento de mensagens visuais que reforcem suas características também através de suas(seus)
A relação social entre as pessoas, mediatizada por imagens é conceituada teoricamente como sociedade
( ) O termo é usado em contraposição à “cultura impressa” e, em geral, está relacionada à apropriação de informações e conhecimento de jovens e adultos através da televisão. ( ) A partir dos anos de 1980, o termo usado para tratar do aprendizado e valores transmitidos através do uso da TV, ampliou-se para os jogos eletrônicos, computadores mediados internet e celulares. ( ) Pela possibilidade de envolver e seduzir audiências cada vez maiores e diferenciadas, a expressão “Cultura Audiovisual” logo passou a ser percebida como uma matriz dinâmica das maneiras de ser, de estar, de se relacionar e de perceber o mundo. ( ) Além disso, representa cifras cada vez maiores a partir das indústrias do entretenimento e do mercado de bens simbólicos, a ponto de significar a segunda fonte de arrecadação nos Estados Unidos e a quarta na França. ( ) Se até metade do século XIX, o audiovisual era representado por plataformas como o cinema, o rádio, a fotografia ou a televisão, desde o final desse mesmo século, esses aparelhos se multiplicaram com a chegada dos computadores, dos celulares, do CD, do DVD, dos iPods, dos Palms, dos MP3 e das máquinas de fotografia com múltiplas funções, assim como a possibilidade de acesso destes conteúdos audiovisuais digitais ofertados de forma paga ou gratuita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.