As técnicas de manipulação de imagens nascem junto com a fot...
As técnicas de manipulação de imagens nascem junto com a fotografia. Nos últimos 190 anos, a manipulação fotográfica foi usada para diversos tipos de interesses visando alterar a veracidade dos acontecimentos. Com o advento da fotografia digital, a manipulação virou uma rotina quase obrigatória no fotojornalismo. A distorção das informações de uma imagem pode levar as pessoas a acreditar em uma falsa realidade. Apesar de não existir um regulamento específico que proteja as imagens jornalísticas da manipulação digital, o Código de Ética dos Jornalistas e a Lei de Direitos Autorais são utilizados como referência.
Com base nestas premissas e nos procedimentos de edição de imagem digital aceitos no fotojornalismo, considere as afirmativas a seguir.
I. Mudar a expressão facial de uma pessoa, gestos, roupa, partes do corpo ou acessórios pessoais é permitido pelo Código de Ética.
II. Encobrir a identidade de alguém, por exigência ou recomendação legal, feito de forma óbvia (venda, pixelização) é permitido pelo Código de Ética.
III. Cortes (crop), escurecimento ou suavização de foco para reduzir/eliminar material supérfluo, preservando o contexto do evento é permitido pelo Código de Ética.
IV. Realçar uma imagem, ou parte de uma imagem, é permitido pelo Código de Ética, quando atende um propósito investigativo. O uso de técnicas de realce deve ser descrito na legenda.
Assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Aqui, a alternativa I está errada.
Mudar a expressão facial de uma pessoa, gestos, roupa, partes do corpo ou acessórios pessoais é permitido pelo Código de Ética. -> NÃO É CERTO.
Sendo assim, gabarito: E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo