O uso da câmera escondida como estratégia de investigação j...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q914572 Jornalismo
O uso da câmera escondida como estratégia de investigação jornalística levanta questões éticas, mas foi reconhecida na primeira edição do Prêmio Esso de Telejornalismo, atribuído ao jornalista
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tim Lopes começou a trabalhar na Globo como produtor de reportagens do Fantástico em 1996. Ele venceu o Prêmio Esso de Telejornalismo de 2001 pela série Feira das Drogas, exibida no Jornal Nacional. A morte do jornalista abalou o país em 2002. Tim foi morto durante a apuração de uma denúncia de consumo de drogas e exploração de menores em balies funk na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro.
(...)

Tim produziu três matérias especiais com a colaboração de Cristina Guimarães, Flávio Fachel, Tyndaro Menezes e Renata Lyra. Com o nome de Feira das Drogas, as reportagens mostravam a venda de maconha e cocaína,  a céu aberto, na favela da Grota, nos morros da Mangueira e da Rocinha e nas ruas da Zona Sul do Rio. A série foi exibida pelo Jornal Nacional em agosto de 2001 e recebeu o Prêmio Esso de Telejornalismo e o Prêmio Líbero Badaró



Fonte: Memória Globo

Só acho estranho o trecho: "na primeira edição do Prêmio Esso de Telejornalismo", se considerarmos que o Prêmio vem ocorrendo ininterruptamente desde 1955 no Brasil. Esse trecho me induziu ao erro. Entraria com recurso. 

Rota 66: a história da polícia que mata é um livro do jornalista brasileiro Caco Barcellos editado pela primeira vez em 1992. A obra ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Reportagem em 1993. O livro trata da morte de um grupo de jovens de classe média de São Paulo por uma ação de uma unidade das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), uma unidade especializada da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A partir deste ponto o fato se torna o elo entre tantos outros assassinatos sem explicação realizados pela polícia.

 

''O Que é Isso, Companheiro?'' é um livro escrito pelo jornalista, escritor e político brasileiro Fernando Gabeira, em 1979, após seu retorno ao Brasil do exílio. Conta sua experiência na luta armada contra a ditadura militar brasileira nos anos 1960, o sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, sua prisão e posterior exílio na Europa durante os anos 1970.

A reportagem do jornalista Tim Lopes é um bom exemplo de exceção a regra de proibição do Art.11, III, do código de ética do jornalismo:


Art. 11, III - obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, salvo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo