Questões de Concurso Sobre imagem, representação e realidade em jornalismo

Foram encontradas 164 questões

Q2457174 Jornalismo
A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica é um dos textos mais conhecidos do teórico Walter Benjamin, no qual ele
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Q2383629 Jornalismo
Quanto ao paradigma da imagem e da representação fotográfica, considera-se que imagens podem ser reproduzidas à vontade e alcançar cada receptor isolado, onde quer que ele esteja. Em relação a esses paradigmas, assinale a opção correta. 
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Q2158792 Jornalismo

Observe as imagens:

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão


Após a sua observação, identifique a opção correta:  

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Q2158791 Jornalismo
Leia o texto.
“Os elementos da percepção: o que se percebe Assim a percepção visual é o processamento, em etapas sucessivas, de uma informação que nos chega por intermédio da luz que entra em nossos olhos. Como toda informação, está codificada — em um sentido que não é o da semiologia: os códigos são, aqui, regras de transformação naturais (nem arbitrárias, nem convencionais) que determinam a atividade nervosa em função da informação contida na luz. Falar de codificação da informação visual significa, pois, que nosso sistema visual é capaz de localizar e de interpretar certas regularidades nos fenômenos luminosos que atingem nossos olhos. Em essência, essas regularidades referem-se a três características da luz: sua intensidade, seu comprimento de onda e sua distribuição no espaço.” 
Fonte: AUMONT, Jacques – A imagem, 2ª. Ed., Campinas/SP: Papirus, 1995, p. 22
Sobre a percepção visual de uma fotografia, considere as afirmações:
I o registro da imagem pela câmera acontece porque ela capta a luz refletida pelos elementos. Esse processo imita o que ocorre no olho humano. Por isso, fotografia, uma palavra de origem grega, significa a arte de escrever com a luz.
II as células responsáveis por captar a luz que chega até a retina são chamadas de fotorreceptoras. Depois de captada, as células enviam um impulso nervoso para o cérebro com informações que permitem o reconhecimento de imagens.
III a percepção visual resulta da captação da luz que se reflete nos objetos e que é convertida em impulsos enviados ao córtex visual que se encarrega de processar e interpretar as informações recebidas. (...). De acordo com a neurociência, porém, o processo de formação da imagem mental não ocorre apenas através da visão. O neurologista e neurocientista António Damásio define como imagem “a estrutura mental construída a partir de sinais provenientes de cada uma das modalidades sensoriais – visuais, auditivas, olfativas, gustativas e somatossensoriais”.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:

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Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Jornalista |
Q1998200 Jornalismo
Assinale a alternativa correta a respeito do telejornalismo.
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Q1943721 Jornalismo

A respeito de jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item.


O modelo semiótico-informativo é muito relevante, pois indica à pesquisa em mídia que é indispensável englobar, na estratégia para medicação dos mecanismos de comunicação, a determinação dos efeitos macrossociais. 

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Q1919254 Jornalismo

Na história das teorias da comunicação, houve divergências e várias tentativas de articulação dos termos criados por diferentes pensadores. A esse respeito, julgue o item que se segue.


De acordo com algumas teorias da comunicação de massa, a reprodução em série do quadro da Mona Lisa cria uma áurea que a destaca das demais obras de Michelangelo, transformando-a no seu trabalho mais conhecido.

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Q1868018 Jornalismo

O Capítulo III do Código de Ética dos Jornalistas trata da responsabilidade profissional. O jornalista deve “___________ alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ___________ o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras ____________”.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

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Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Jornalista |
Q1638468 Jornalismo
Há uma corrente de estudiosos que sustenta que a imagem ou signo icônico é suscetível de ser decomposta em unidades menores para sua análise. Para essa corrente, que tem Humberto Eco como um dos seus principais representantes, a imagem publicitária tem cinco níveis: três se relacionam à imagem e dois dizem respeito à argumentação.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível
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Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Jornalista |
Q1638466 Jornalismo
A primeira grande divisão que os teóricos fazem sobre a imagem é que ela pode ser natural, isto é, existe sem a intervenção humana e artificial ou fabricada, que só existe por obra do homem. As imagens fabricadas têm, pelo menos, cinco pontos de vista para serem classificadas.
(Portal da Linguagem. Disponível em https://bit.ly/36dDt9n. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)
A classificação em relação à temporalidade das imagens fabricadas faz a distinção entre imagens
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Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Jornalista |
Q1638461 Jornalismo
A maioria dos pesquisadores concorda que a relação da imagem (do fotojornalismo, da televisão etc) com o real apresenta três valores. Um desses valores corresponde à afirmação de que “a imagem serve de_______ quando representa um conteúdo cujos caracteres não são visualmente refletidos por ela” (Rudolf Arnheim).
Assinale a alternativa que completa essa afirmação.
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Q1630799 Jornalismo
Logo que são criadas no Brasil, as emissoras de TV incluem telejornais em sua programação. Desde a década de 1950 até os dias atuais foram muitas as mudanças nos planos e enquadramentos dos pontos de vista técnico e estético. As assertivas abaixo tratam dessas transformações, com exceção de uma alternativa:
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Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Jornalista |
Q1258576 Jornalismo
Qual é o conteúdo da mensagem fotográfica? Que é que a fotografia transmite? Por definição, a própria cena, o real literal. Do objeto à sua imagem, há decerto uma redução: de proporção, de perspectiva e de cor. Mas essa redução não é em nenhum momento uma transformação (no sentido matemático do termo); para passar do real à sua fotografia, não é de nenhum modo necessário fragmentar o real em unidades e constituir essas unidades em signos substancialmente diferentes do objeto que oferecem à leitura; entre esse objeto e sua imagem não é de modo algum necessário interpor um relê, isto é, um código; decerto, a imagem não é o real; mas ela é pelo menos seu perfeito analogon, e é precisamente essa perfeição analógica que, para o senso comum, define a fotografia. Surge assim o estatuto particular da imagem fotográfica: é uma mensagem sem código, proposição de que é necessário extrair imediatamente um corolário importante: a mensagem fotográfica é uma mensagem contínua”. (Trecho de “A mensagem fotográfica”, de Roland Barthes)
Nesse excerto de texto, Barthes define a fotografia como uma “imagem sem código”. Com isso, ele quer dizer que a fotografia:
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Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Jornalista |
Q1258569 Jornalismo
“O texto constitui uma mensagem parasita, destinada a conotar a imagem, isto é, a lhe ‘insuflar’ um ou vários significados segundos. Dizendo de outra forma, e isso é uma inversão histórica importante, a imagem já não ilustra a palavra; é a palavra que, estruturalmente, é parasita da imagem; essa inversão tem o seu preço: nos modos tradicionais de ‘ilustração’, a imagem funcionava como um retorno episódico à denotação, a partir de uma mensagem principal (texto) que era sentida como conotada, pois que ele tinha precisamente necessidade de uma ilustração; na relação atual, a imagem não vem ‘iluminar’ ou ‘realizar’ a palavra; é a palavra que vem sublimar, patetizar ou racionalizar a imagem”. (Trecho de “A mensagem fotográfica”, de Roland Barthes).
Ao longo da pesquisa em Comunicação, muitos estudiosos refletiram sobre o discurso das imagens e as formas pelas quais elas foram utilizadas pelas mídias para provocar certos sentidos no receptor. No clássico texto “A mensagem fotográfica”, no qual discorre sobre a fotografia de imprensa, o pensador francês Roland Barthes sustenta que “a imagem não ilustra a palavra; é a palavra que, estruturalmente, é parasita da imagem”. A partir dessa discussão, assinale a alternativa que explica essa ideia.
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Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBC
Q1230440 Jornalismo
A respeito da arte fotográfica e de suas características, julgue o item que se seguem.
Com o surgimento de novas tecnologias, rádios, TVs e revistas, não se busca mais, no fotojornalismo, a chamada imagem  síntese — aquela que resume, em um único fragmento, a narrativa em questão.
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Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBC
Q1226775 Jornalismo
Com relação a imagem e ilustração em meio impresso, audiovisual e na Web, julgue o seguinte item.
Com a introdução da edição digital, alteraram-se o estilo e a narrativa audiovisual, o que possibilitou uma nova forma de produção e criação de imagem.
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Q1169821 Jornalismo

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

(Foto: Mathew Brady)


Mathew Brady é conhecido como um dos primeiros fotojornalistas da história, e também como o pai do fotojornalismo moderno. Foi pioneiro em registrar, de perto, os campos de batalha. Suas imagens impactantes de corpos de soldados expuseram de maneira inédita o horror da guerra e a hediondez humana. Quanto ao conflito bélico fotografado por Mathew Brady, assinale a alternativa correta.

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Q1169818 Jornalismo

As técnicas de manipulação de imagens nascem junto com a fotografia. Nos últimos 190 anos, a manipulação fotográfica foi usada para diversos tipos de interesses visando alterar a veracidade dos acontecimentos. Com o advento da fotografia digital, a manipulação virou uma rotina quase obrigatória no fotojornalismo. A distorção das informações de uma imagem pode levar as pessoas a acreditar em uma falsa realidade. Apesar de não existir um regulamento específico que proteja as imagens jornalísticas da manipulação digital, o Código de Ética dos Jornalistas e a Lei de Direitos Autorais são utilizados como referência.


Com base nestas premissas e nos procedimentos de edição de imagem digital aceitos no fotojornalismo, considere as afirmativas a seguir.

I. Mudar a expressão facial de uma pessoa, gestos, roupa, partes do corpo ou acessórios pessoais é permitido pelo Código de Ética.

II. Encobrir a identidade de alguém, por exigência ou recomendação legal, feito de forma óbvia (venda, pixelização) é permitido pelo Código de Ética.

III. Cortes (crop), escurecimento ou suavização de foco para reduzir/eliminar material supérfluo, preservando o contexto do evento é permitido pelo Código de Ética.

IV. Realçar uma imagem, ou parte de uma imagem, é permitido pelo Código de Ética, quando atende um propósito investigativo. O uso de técnicas de realce deve ser descrito na legenda.


Assinale a alternativa correta.

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Q1169805 Jornalismo

A fotografia, antes de tudo, é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história. Cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las. A frase do grande fotógrafo norte-americano Ansel Adams (1902–1984) nos dá pistas sobre a importância da Linguagem Fotográfica. A compreensão e o domínio de todos os seus elementos é o que pode transformar uma imagem em uma obra de arte.


Com relação aos elementos que fazem parte da Linguagem Fotográfica, considere os itens a seguir.

I. Alternação.

II. Linhas e Formas.

III. Texturas.

IV. Luz e tons.


Assinale a alternativa correta.

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Q1169801 Jornalismo

Observe a imagem e leia o texto a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Fotógrafo francês considerado por muitos como o mais importante e mais influente fotojornalista da história. Difícil encontrar alguém que tenha se destacado nesta profissão que não tenha se inspirada em sua trajetória de vida e em sua extensa obra. É dele a expressão “Instante Decisivo”, quando elementos visuais e emocionais se unem em perfeita harmonia e expressam a essência da situação presenciada pelo fotógrafo.


Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o autor da imagem e a quem o texto se refere.

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Respostas
1: A
2: E
3: B
4: A
5: C
6: C
7: E
8: D
9: C
10: E
11: A
12: D
13: E
14: D
15: E
16: E
17: A
18: E
19: E
20: B