Questões de Concurso
Sobre jornalismo cultural em jornalismo
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Quanto a jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item.
Para a abordagem empírica de campo ou dos “efeitos limitados”, o indivíduo é visto como um ser que carrega um passado cultural e que, a partir de suas próprias referências culturais, recebe e interpreta as mensagens emitidas pelos meios de comunicação de massa.
Leia esses possíveis aspectos:
I – novos intermediários culturais. II – ascensão da figura do curador. III – museus como espaços tradicionais. IV – função aceleradora das mídias.
Assinale a opção com as afirmativas corretas.
A notícia faz parte do gênero informativo e é definida como um relato verdadeiro e atual de fatos relevantes, que podem partir de segmentos como política, economia, cultura, esportes, entre outros.
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
“O/A(s) __________________ surgiu da tentativa de captar para o jornal um público cuja única literatura era o jornal com estórias e romance barato. O problema era escrever a notícia para servir de apelo às paixões fundamentais. A fórmula era: amor e romance para as mulheres; esporte e política para o homem”.
A respeito dos gêneros de redação relativos ao jornalismo factual e opinativo, julgue o item a seguir.
No jornalismo, não se consideram pautas as referências a
agendas de celebridades e os aspectos relacionados a
programações de eventos — temporários ou de repetição
cativa no calendário.
Com relação à apuração no jornalismo, julgue o item subsecutivo.
O texto jornalístico distingue-se do literário e do de
entretenimento por ser comprometido com a apuração
profunda da veracidade do conteúdo que divulga.
Ao se dividir em seções (cadernos), no início do século 20, a imprensa se libertou das páginas caóticas de antes, nas quais um mesmo texto falava da calçada mal conservada e da ópera no Teatro Municipal. Com isso, os jornais e as revistas tornaram-se muito mais fáceis de ler, mas rotularam o conhecimento humano. Nas últimas décadas, a cobertura dos cadernos culturais expandiu-se rapidamente e novos universos apareceram nos jornais.
(Adaptado de: BALLERINI. F. Jornalismo Cultural no século 21. São Paulo: Summus Editorial, 2015, p. 163-164)
O desenvolvimento capitalista e os novos hábitos de consumo e de lazer brasileiros proporcionaram o fortalecimento, no século XXI, de novas editorias - desmembradas do caderno de cultura - nos jornais da imprensa hegemônica como
I. Essa editoria também deve seguir algumas normas de manual de redação, caso haja um na empresa em questão.
II. O jornalismo cultural deve se deter exclusivamente nas tradicionais “sete artes”, evitando desvios nos conteúdos das pautas da área.
III. A redação de perfis deve ser evitada a todo custo por conta do gasto de tempo para sua produção e edição.
IV. Os textos dessa editoria podem evitar o uso da pirâmide invertida das hard news e adotar outras modalidades de lide.
É correto o que se afirma somente em
Os interessados inclinam-se a dar uma explicação tecnológica da indústria cultural. O facto de que milhões de pessoas participam dessa indústria imporia métodos de reprodução que, por sua vez, tornam inevitável a disseminação de bens padronizados para a satisfação de necessidades iguais. O contraste técnico entre poucos centros de produção e uma recepção dispersa condicionaria a organização e o planejamento pela direção.
Adorno, Horkheimer, 1947.
De acordo com o pensamento de Adorno e Horkheimer, expresso acima no livro Dialética do Esclarecimento, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o jornalismo cultural, considere as afirmações abaixo.
I. O jornalista cultural trabalha menos que os seus colegas de outras editorias.
II. Os CDs e livros ganhos por esses profissionais podem ser considerados uma espécie de propina.
III. O jornalista cultural não deve confundir gosto pessoal com avaliação estética.
IV. Produtos da indústria cultural não são ruins somente por pertencerem a ela.
Está correto o que se afirma APENAS em