Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. “O/A(s)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1002999 Jornalismo

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.


“O/A(s) __________________ surgiu da tentativa de captar para o jornal um público cuja única literatura era o jornal com estórias e romance barato. O problema era escrever a notícia para servir de apelo às paixões fundamentais. A fórmula era: amor e romance para as mulheres; esporte e política para o homem”.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda o conceito de formatos midiáticos, que são maneiras específicas como os conteúdos jornalísticos e comunicativos são apresentados ao público. Neste caso, a questão foca em identificar um formato que se originou com o objetivo de atrair um público específico através de textos apelativos e histórias emocionais. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre os diferentes estilos de jornalismo e os formatos que foram sendo criados ao longo do tempo.

Alternativa Correta: B - imprensa amarela

A imprensa amarela, também conhecida como "jornalismo amarelo", é um estilo de jornalismo que surgiu no final do século XIX. Esse formato é caracterizado por ser sensacionalista, buscando atrair leitores através de títulos chamativos e histórias que apelam às emoções e paixões do público. A descrição na questão sobre capturar leitores com "amor e romance para as mulheres; esporte e política para o homem" é típica da imprensa amarela, que visa atrair diferentes segmentos do público com conteúdo voltado às suas preferências e emoções básicas.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - folhetim: Os folhetins eram seções de jornais, muito populares no século XIX, que publicavam novelas ou romances em capítulos. Apesar de também visarem atrair leitores, especialmente mulheres, eles não tinham a mesma abordagem sensacionalista descrita na questão.

C - páginas amarelas: As páginas amarelas referem-se a listas telefônicas de empresas e serviços, não sendo relacionadas ao jornalismo sensacionalista.

D - sensacionalismo: Embora o sensacionalismo seja uma prática dentro da imprensa amarela, ele não é um formato específico de mídia, mas sim uma característica de como a notícia é apresentada.

E - standart: Esse termo não tem relação direta com jornalismo ou formatos midiáticos conhecidos, sendo uma opção fora de contexto no cenário da questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Imprensa marrom é uma expressão de cunho pejorativo, utilizada para se referir a veículos de comunicação (principalmente jornais, mas também revistas e emissoras de rádio e TV) considerados sensacionalistas, ou seja, que buscam elevadas audiências e vendagem através da divulgação exagerada de fatos e acontecimentos, sem compromisso com a autenticidade. É o equivalente em português do termo em língua inglesa "yellow journalism". Em ambos os casos registram-se transgressões da ética jornalística.

fonte: wiki

“A imprensa amarela surgiu da tentativa de captar para o jornal um público cuja única literatura era o jornal com estórias e romance barato. O problema era escrever a notícia para servir de apelo às paixões fundamentais. A fórmula era: amor e romance para as mulheres; esporte e política para o homem”.

Juro que não entendi o gabarito. Pra mim faz muito mais sentido folhetim.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo