Questões de Concurso
Sobre jornalismo literário em jornalismo
Foram encontradas 71 questões
Um dos gêneros de redação é a crônica. Sobre algumas de suas características, são verdadeiras as afirmações a seguir, afora:
Tais obras são caracterizadas por apresentar elementos do jornalismo
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Acerca de jornalismo institucional e técnicas de redação jornalística, julgue o item.
“Nariz de cera” é uma expressão que se refere à situação
em que o parágrafo introdutório retarda a entrada no
assunto específico do texto.
“Um marco importante é delineado na década de 1950, quando o padrão de jornalismo norte-americano aos poucos começa a se tornar dominante entre os grandes jornais no Brasil. O jornalismo literário, predominante até aquele momento, passa a ceder espaço a um jornalismo que se apresenta como neutro, imparcial, objetivo. Nos anos subsequentes, durante a ditadura civilmilitar, muitos jornalistas fizeram um contraponto a essa tendência ao ligarem-se a causas políticas. O perfil do jornalista naquele momento, era o do intelectual engajado e romântico, normalmente associado a utopias voltadas para a criação de num mundo mais justo. (…)
Durante o processo de redemocratização e em anos posteriores, o jornalismo de matriz norte-americana continuaria a ser apropriado por jornais brasileiros. Em tal conjuntura, torna-se cada vez mais comum o “jornalismo cidadão”, em que periódicos dedicam grande parte de seu espaço para a veiculação de queixas de consumidores. Essa orientação, ao mesmo tempo que faz avançar a eficiência de órgãos de defesa do consumidor, coloca o jornalista em situação contraditória à ética do seu ofício, alinhando-o a interesses de determinados indivíduos. Outra vertente do jornalismo dos Estados Unidos é o chamado “denuncismo”. Na ânsia pela conquista de leitores, jornais e revistas buscam escândalos de personalidades públicas para turbinar suas vendas. Por vezes, fazem um trabalho apressado, sem averiguação aprofundada de fontes, e assim submetem indivíduos sem culpa a julgamentos injustos da parte dos leitores; em outras, trazem à luz casos de corrupção que de outra forma ficariam longe dos olhos do público”.
(FONTE: QUELER, Jefferson José. Jornais e jornalistas em perspectiva histórica, 2020)
Sobre tipos de textos jornalísticos e suas principais características, considere as afirmativas a seguir:
I. No que se refere à sua estrutura gramatical, geralmente o texto jornalístico apresenta frases curtas e ideias sucintas, favorecendo, assim, a objetividade do texto.
II. Editoriais são opinativos e precisam ser imparciais, mas costumam ser bastante informativos.
III. A crônica tem sua estrutura marcada por uma sequência de narrativas que possuem marcas subjetivas do autor do texto.
Está (estão) correta(s):
Sobre a classificação do texto no jornalismo, relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a alternativa CORRETA.
I– Reportagem.
II– Suíte.
III– Crônica.
IV– Artigo.
V– Perfil.
A– Texto assinado, que reflete a opinião do autor a respeito de algum fato ou tema da atualidade.
B– Marcadamente subjetivo, registra a visão de fatos do cotidiano e aproxima o jornalismo da literatura.
C– Apresenta informação atualizada sobre a notícia já publicada anteriormente.
D– Apresenta um local ou uma pessoa que tenha uma história relevante a ser descrita.
E– Relato de maior intensidade e densidade que a notícia e tem caráter investigativo.
Jorge de Sá, no livro Crônica (São Paulo: Ática), nos afirma que esse gênero jornalístico “surge primeiro no jornal, herdando a sua precariedade, esse seu lado efêmero de quem nasce no começo de uma leitura e morre antes que se acabe o dia, no instante em que o leitor transforma as páginas em papel de embrulho, ou guarda os recortes que mais lhe interessam num arquivo pessoal”. Sobre a crônica podemos acrescentar que
I. também assume essa transitoriedade, dirigindo-se inicialmente a leitores apressados, que leem nos pequenos intervalos da luta diária.
II. os acontecimentos são extremamente rápidos, e o cronista precisa de um ritmo ágil para poder acompanhá-los.
III. sua estrutura literária é idêntica a do conto, tanto na parte psicológica como na parte narrativa.
IV. sua sintaxe lembra alguma coisa desestruturada, solta, mais próxima da conversa entre dois amigos do que propriamente do texto escrito.
Está correto o que se afirma APENAS em
Leia o texto de Rubem Alves publicado originalmente no portal Cremesp.
“Antigamente a simples presença do médico irradiava vida. Antigamente os médicos eram também feiticeiros. ‘Mestre diga uma única palavra, e minha filha será curada...’. A vida circulava nas relações de afeto que ligavam o médico àqueles que o cercavam. Naquele tempo os médicos sabiam dessas coisas. Hoje não sabem mais.”
(Cremesp. Disponível em https:bit.ly/2LSDw2X.
Acesso em 09.12.2019. Adaptado)
Pelas características de redação do texto de abertura da
matéria, é correto afirmar que se trata de
Leia o texto seguinte:
“A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher na vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico.”
O autor, Fernando Sabino, descreve, nas entrelinhas, o gênero desse texto jornalístico. Trata-se de
Na evolução das tecnologias e dos meios de comunicação, o jornalismo desenvolveu características e se adaptou às diferentes demandas, tanto na linguagem quanto nas condições de produção. A respeito desse tema, julgue o item.