Questões de Concurso Sobre radiojornalismo em jornalismo

Foram encontradas 296 questões

Q3222187 Jornalismo
Em Rádiojornalismo, uma sequência de trechos curtos gravados que são inseridos no encerramento de um programa é conhecida como:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2025 - UFRR - Produtor Cultural |
Q3218663 Jornalismo
Uma das características que distingue o rádio em comparação com os veículos da imprensa escrita, como o jornal e a revista, é a instantaneidade do meio. Sobre as características particularidades, radiofônico e as itens seguintes do texto julgue os suas como verdadeiros (V) ou falsos (F): 

( ) Para facilitar a compreensão do ouvinte, o texto deve priorizar frases curtas e diretas, mas que não sejam telegráficas. 
( ) Sempre que possível, é recomendável o uso de frases intercaladas, em benefício da clareza. 
( ) A redação de números no texto radiofônico deve ser feita preferencialmente por extenso, de modo a facilitar a leitura pelo locutor. 
( ) Quando o fato relatado envolve dados numéricos, o uso de porcentagens dificulta a compreensão do ouvinte e deve ser evitado. 
( ) O uso frequente de palavras com sonoridade semelhante é uma marca estilística que confere maior ritmo ao texto. 

A sequência CORRETA está expressa na alternativa: 
Alternativas
Q3211671 Jornalismo
A Revolução Constitucionalista de 1932 implementou o surgimento do radiojornalismo em São Paulo. A Rádio Record teve importante participação no episódio porque foi através de suas ondas sonoras que a “Voz da Revolução” conclamava o povo a pegar em armas por uma Carta Constitucionalista.

O nome do locutor da “Voz da Revolução” era
Alternativas
Q3211665 Jornalismo
Existem emissoras de rádio que utilizam laudas de papel para os seus jornais radiofônicos.

Na lauda-padrão para esses usuários,
Alternativas
Q3211301 Jornalismo

Acerca de aspectos relacionados a rádio e televisão, julgue o item a seguir.


Nos meios convencionais, o redator de rádio e de televisão deve considerar que escreve para um público que não tem meios de pedir que as palavras sejam repetidas, o que impacta no texto a ser redigido.

Alternativas
Q3211299 Jornalismo

Acerca de aspectos relacionados a rádio e televisão, julgue o item a seguir.


Dada a instantaneidade que caracteriza a televisão e o rádio, repórter de rádio ou telejornal deve priorizar o emprego de uma linguagem rebuscada.

Alternativas
Q3199872 Jornalismo

A respeito dos meios de comunicação de massa, julgue o item seguinte.


As rádios AM, embora com menor alcance territorial, oferecem uma experiência auditiva superior, livre de interferências e com maior nitidez.

Alternativas
Q3199871 Jornalismo

A respeito dos meios de comunicação de massa, julgue o item seguinte.


O rádio precisou se reinventar para manter sua relevância como importante instrumento de comunicação e prestação de serviço. Uma dessas mudanças foi a migração das rádios de frequência modulada para amplitude modulada.

Alternativas
Q3191517 Jornalismo
Em uma produção textual, seja para jornal impresso, rádio, televisão ou plataformas online, é comum o uso de jargões e expressões específicas. Relacione os termos com suas respectivas definições:

1 - Almanaque
2 - Articulista
3 - Box
4 - Boneco

a - Profissional que escreve artigos assinados regularmente em jornais e revistas.
b - Quadro colocado em um texto com informações adicionais relacionadas ao tema principal.
c - Obra de periodicidade geralmente anual, constituída de textos informativos e recreativos.
d - Fotografia de um entrevistado em plano americano ou montagem de folhas representando as páginas de uma revista. 
Alternativas
Q3104656 Jornalismo

Ainda no que se refere à produção jornalística, julgue o item a seguir.  



O radiojornalismo digital rompe com o modelo linear de consumo da informação, fornecendo ao ouvinte menor controle sobre o conteúdo. 

Alternativas
Q3104654 Jornalismo

Julgue o item subsequente, relativos à produção jornalística.



A linguagem utilizada no jornalismo impresso, que geralmente incorpora uma estrutura formal e detalhada, é adequada para explorar nuances e complexidades das informações; já no rádio, a comunicação deve ser prioritariamente direta e descomplicada, a fim de garantir a compreensão imediata pelo ouvinte, que não tem a possibilidade de realizar uma leitura repetida do conteúdo. 

Alternativas
Q3082133 Jornalismo
A redação de notícias para rádio e televisão exige um domínio técnico específico para que a mensagem seja clara e eficiente. Considerando os estudos de Nelson Traquina sobre o "jornalismo enquanto produção de realidade", analise as afirmativas abaixo: e selecione a opção que define CORRETAMENTE as particularidades na construção da notícia no radiojornalismo e telejornalismo:

I. No rádio, o jornalista deve priorizar uma linguagem descritiva para compensar a ausência de imagens e facilitar a compreensão do ouvinte.

II. Segundo Traquina, no telejornalismo, as imagens têm um papel central na narrativa, de modo que o texto deve ser mais interpretativo para estimular uma leitura crítica do espectador, contrastando o que se vê com o que se ouve.

III. O ritmo da narração no rádio deve ser mais lento e enfático, uma vez que a linearidade da transmissão sonora pode fazer com que informações mais complexas sejam facilmente esquecidas.

IV. O telejornalismo se apoia em uma relação direta entre texto e imagem, sendo necessário que o texto sempre complemente a visualidade, de modo que o conteúdo escrito não substitua nem repita a mensagem visual, mas a enriqueça.


Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE as particularidades na construção da notícia no radiojornalismo e telejornalismo
Alternativas
Q3082128 Jornalismo
A depender do meio em que vai ser vinculada, a estrutura de uma notícia é alterada. Associe os tipos de matérias no radiojornalismo e telejornalismo com suas respectivas características.

TIPOS DE MATÉRIAS
I. Boletim  II. Reportagem especial III. Nota coberta  IV. Ao vivo  V. Passagem 

CARACTERÍSTICAS
( ) Matéria curta, com a leitura de um texto enquanto imagens relacionadas ao tema são exibidas, sem que o repórter apareça no vídeo
( ) Matéria mais extensa e aprofundada, que investiga um tema ou evento com mais detalhe, utilizando entrevistas, imagens e dados para construir uma narrativa complexa.
( ) Informação de curta duração, transmitida ao vivo ou gravada, com o objetivo de informar sobre acontecimentos urgentes ou de última hora.
( ) Momento em que o repórter aparece no vídeo ou é ouvido no rádio para dar uma explicação adicional sobre o evento ou situação, estando diretamente no local da notícia.
( ) Participação de um entrevistado em tempo real, geralmente para esclarecer fatos ou comentar sobre um tema relevante no momento.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas
Q3007887 Jornalismo
Na linguagem de rádio, deve-se usar, preferencialmente, no texto,
Alternativas
Q3007873 Jornalismo
A respeito da potencialidade do rádio como meio de comunicação de massa no Brasil, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Jornalista |
Q2892470 Jornalismo

O repórter de uma emissora de rádio prepara uma participação ao vivo, durante um programa de esportes. A idéia é divulgar, em cerca de um minuto e meio, informações sobre a escalação de um time para uma partida que será realizada hoje à noite.

Assinale a alternativa que apresenta a denominação dada, em radiojornalismo, a essa entrada ao vivo do repórter.

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Jornalista |
Q2892458 Jornalismo

Sobre a veiculação de notícias em tempo real, é correto afirmar:

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Jornalista |
Q2892452 Jornalismo

Assinale a alternativa que pode ser relacionada à presença da “nota pé” durante a veiculação de uma reportagem.

Alternativas
Q2848165 Jornalismo
A chegada do rádio no ambiente on-line e a incorporação das tecnologias de informação e comunicação na relação entre o meio e sua audiência, favoreceu o surgimento de novos modos de o ouvinte se manifestar e até interferir na programação radiofônica.

Relacione os cinco tipos de interatividade, listados a seguir, às respectivas definições. 

1. Dialógica Simples 2. Dialógica Ampliada 3. Dialógica Imediata 4. Reacional Simples 5. Reacional Ampliada

( ) Resposta do ouvinte para iniciativas “interativas” da rádio, de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, com interferência identificada no conteúdo sonoro.

( ) Resposta do ouvinte para iniciativas “interativas” da rádio, de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, sem interferência identificada no conteúdo sonoro.

( ) Trocas comunicacionais entre rádio e ouvinte que se dão de forma pública com interferência ao vivo na programação sonora.

( ) Trocas comunicacionais entre rádio e ouvinte que se dá de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, com interferência identificada no conteúdo sonoro.

( ) Trocas comunicacionais entre rádio e ouvinte que se dão de forma pública ou privada, em plataformas que não a sonora, sem interferência identificada no conteúdo sonoro.

Assinale a opção que apresenta a relação correta.
Alternativas
Q2491189 Jornalismo

A respeito do rádio como meio de comunicação e informação, julgue o item que se segue.


O jornalismo tem uma relação estreita com a dimensão temporal, sendo esta essencial para a estrutura e a linguagem do rádio. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: D
5: C
6: E
7: E
8: E
9: D
10: E
11: C
12: C
13: B
14: B
15: C
16: B
17: C
18: B
19: C
20: C