Questões de Concurso
Sobre comunicação digital em relações públicas
Foram encontradas 111 questões
Com o aumento da relevância do ambiente digital e de suas ferramentas para o consumidor/cidadão, os relacionamentos se alteraram e migraram significativamente para o universo das redes sociais online, o que resultou no que os estudiosos de relações públicas têm denominado midiatização das relações públicas.
(__)O mapeamento de influenciadores e veículos deve considerar tanto o alcance quanto o engajamento com o público-alvo, mesmo que sejam portais ou influenciadores de nicho.
(__)A segmentação por área de cobertura dispensa a necessidade de análise de métricas de interação ou escuta social em plataformas digitais.
(__)O alinhamento do conteúdo à cultura e à linha editorial dos canais ajuda a preservar a coesão da mensagem e evita dissonâncias que possam prejudicar a reputação da organização.
(__)Relacionamentos contínuos e transparentes com jornalistas e influenciadores, incluindo informações exclusivas e experiências práticas, favorecem a construção de narrativas positivas.
A sequência está correta em:
Se ele for o responsável pela elaboração de conteúdo para as mídias sociais de uma empresa, ele deve
Essa afirmativa se refere a:
(1) No caso de uma informação reservada e caluniosa vazar na rede, o mais importante, do ponto de vista da reputação, é identificar quem vazou e como vazou.
(2) Documentos vazados geram crises porque a informação preservada pode encerrar segredos importantes que a organização não gostaria de trazer à tona e, assim, desestabilizar pessoas e instituições.
(3) Há uma tendência das fontes, principalmente quando a denúncia procede e não há explicações convincentes, de minimizá-las internamente. Como se abafar pudesse resolver.
Estão CORRETAS as afirmativas:
As relações públicas têm como objeto as organizações e seus públicos que, embora sejam distintas, se relacionam dialeticamente. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à área relações públicas como atividade profissional.
I. Identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional.
II. Supervisionam e coordenam programas de comunicação com os públicos.
III. Prevêem e gerenciam conflitos e crises que porventura podem despontar dentro de muitas categorias.
IV. Identificam e criam mercados para os produtos e serviços das organizações.
Estão corretas as afirmativas:
Julgue o próximo item, relacionados à comunicação digital.
A construção de um chatbot exige conhecimento prévio de
programação, não sendo suficiente o uso de APIs (aplicações
de desenvolvimento) para a produção de ambiente
conversacional.
Julgue o próximo item, relacionados à comunicação digital.
O uso de chatbots como forma de comunicação entre os
diferentes públicos restringe-se a empresas privadas, pois os
órgãos públicos não utilizam esse tipo de comunicação, dado
o risco de comprometimento da imagem e da reputação
institucionais.
Julgue o próximo item, relacionados à comunicação digital.
A ampliação do uso de chatbots na comunicação digital
deve-se principalmente à maior penetração de aparelhos
móveis, ao crescimento do uso de aplicativos de mensagens
e aos recentes e rápidos avanços no desenvolvimento
tecnológico.
Para melhor desempenhar suas funções estratégicas dentro das organizações, o profissional de relações públicas utiliza diversas técnicas e tipos de comunicação, dando ênfase a mensagens verbais e(ou) escritas. Com relação a essas técnicas e tipos de comunicação, julgue o item a seguir.
Os meios digitais trazem o público para junto da organização
e fazem parte da comunicação dirigida aproximativa
Após um ano de tantas mudanças em nossas rotinas acadêmicas, de tanto aprendizado e de muitas adaptações, iniciamos o primeiro semestre letivo de 2021 com nova proposta para a 30ª UERJ Sem Muros, que buscará se reinventar no contexto da modalidade remota.
Aprendemos muito com o ensino remoto emergencial e estamos confiantes de que nossa comunidade Uerjiana fará todo o possível para participar da 30ª UERJ Sem Muros na modalidade remota, divulgando à comunidade externa os virtuosos projetos que nossa Universidade possui no âmbito da extensão, do ensino e da pesquisa.
Neste ano, a 30ª edição do evento celebrará o centenário de nosso patrono da educação, Paulo Freire, cujas obras e práticas democráticas em favor de uma educação libertária, menos discriminatória e menos desigual, são referências indispensáveis em nossa atualidade.
Adaptado de usm.uerj.br.
Com base nesse método de trabalho, a pesquisa descrita é classificada como:
Descrição técnica da pesquisa de opinião pública
Questionário: hospedado em plataforma online e respondido no primeiro semestre de 2021. Conta com 77 perguntas distribuídas entre cinco blocos temáticos: perfil sociodemográfico; saúde; educação; trabalho e renda; vida pública.
Amostra: amostragem de conveniência (não probabilística) com monitoramento diário referenciado pela distribuição populacional de jovens para região, faixa etária, gênero e cor/raça, de acordo com a Pnad Contínua 2020 (IBGE). Responderam ao questionário 68114 jovens de todos os estados do país.
Adaptado de atlasdasjuventudes.com.br
Tomando por base a descrição técnica da pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus
(2021), em relação à amostra do estudo, o aspecto que pode ser interpretado é:
A citação a seguir contextualiza e explica um conceito contemporâneo de públicos no âmbito das relações públicas e da comunicação organizacional: “Estamos na era da midiatização dos indivíduos, da possibilidade de usarmos mídias digitais como instrumentos de divulgação, exposição e expressão pessoais; daí o termo _____________: um produtor, criador, compositor, montador, apresentador, remixador ou apenas um difusor dos seus próprios conteúdos” (TERRA, 2011).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas acima.