Questões de Concurso Sobre comunicação digital em relações públicas

Foram encontradas 106 questões

Q2729137 Relações Públicas

A internet, a comunicação digital e as redes sociais agilizaram o processo de comunicação como um todo. Assim, essa forma de se comunicar com os diversos públicos deve auxiliar na gestão de uma crise na empresa. Sobre esse tema, é correto afirmar que

Alternativas
Q2729127 Relações Públicas

A partir das afirmações sobre a interface relações públicas e comunicação digital, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2723941 Relações Públicas

O desenvolvimento do suporte computacional (o computador), aliado ao uso das redes de telecomunicações, originou uma nova mídia que é caracterizada por ser multimídia, interativa: a internet (DIZARD Jr., 2000). Sobre ela, leia as afirmativas a seguir.


I. Com o desenvolvimento das redes digitais, o fluxo de informações interpessoais tende a diminuir, gerando um entrave na resolução dos problemas sociais.

II. A internet pode ser considerada não apenas como um espaço cultural e um meio de comunicação.

III. Ao invés de simplesmente acessar um conteúdo produzido massivamente, os sujeitos agora produzem e disseminam seus próprios conteúdos, superando os papéis cristalizados que a mídia massiva impunha.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Q2723937 Relações Públicas

Sobre micromídias digitais, leia as afirmativas a seguir.


I. Nesse tipo de comunicação, o movimento de trocas entre interagentes é realizado e um produto ou uma notícia é formatada a partir da contribuição coletiva.

II. As micromídias digitais têm menor abrangência porque estão segmentadas nas redes e, necessitam de impulso e proatividade dos usários para acessá-las.

III. Em vez de os modelos externos de comunicação serem adaptados às dinâmicas dos meios jornalísticos, ocorre a submissão destes últimos às lógicas internas das micromídias.


Está correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Ano: 2014 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2014 - IF-BA - Relações Públicas |
Q2714573 Relações Públicas
Com a consolidação do uso da Internet nas relações profissionais e pessoais, muitas organizações, como multinacionais e universidades, fazem reuniões e eventos, utilizando ferramentas da web como Skype, por exemplo. Ao mesmo tempo, eventos presenciais na rua são promovidos por novos meios de comunicação. Em 2013, durante a Copa das Confederações no Rio de Janeiro, várias metrópoles brasileiras foram tomadas por manifestações convocadas
Alternativas
Q2456859 Relações Públicas
As mídias digitais trouxeram novas características para o profissional de Relações Públicas, que precisa lidar com os diferentes públicos de uma organização e em diferentes situações.

Se ele for o responsável pela elaboração de conteúdo para as mídias sociais de uma empresa, ele deve 
Alternativas
Q2077275 Relações Públicas
A sustentação da reputação on-line envolve dois aspectos: a proteção da imagem em si e a monitoração constante dos consumidores na internet. Deve-se lembrar sempre que a organização deixa de ter total controle sobre si.
Essa afirmativa se refere a: 
Alternativas
Q2077271 Relações Públicas
Analise as afirmativas sobre a relação entre a organização e a internet:
(1) No caso de uma informação reservada e caluniosa vazar na rede, o mais importante, do ponto de vista da reputação, é identificar quem vazou e como vazou.
(2) Documentos vazados geram crises porque a informação preservada pode encerrar segredos importantes que a organização não gostaria de trazer à tona e, assim, desestabilizar pessoas e instituições.
(3) Há uma tendência das fontes, principalmente quando a denúncia procede e não há explicações convincentes, de minimizá-las internamente. Como se abafar pudesse resolver.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q2034575 Relações Públicas
O relacionamento de uma empresa com os stakeholders e com a sociedade em geral pressupõe mais do que a sua presença nas redes sociais. Ele presume a troca de informações entres esses agentes, bem como a geração de conteúdo relevante para todas as partes.
Com base nesse texto, analise as afimativas a seguir.
I. As mídias sociais não foram concebidas como espaços para que as organizações, de forma unilateral, divulguem seus atos, realizações, produtos ou serviços, mas para estabelecer conversas, promover debates, de maneira natural, se firmando como um elemento a mais em um grupo ou roda de amigos. II. Ao decidirem atuar nas redes sociais, as organizações precisam, efetivamente, se adaptar à etiqueta, ao código de conduta e às normas que governam o relacionamento dos que frequentam esses ambientes. III. Muitas empresas se postam nas mídias sociais como protagonistas, com um discurso unilateral, relutando em ouvir e se irritando quando o tom da conversa não lhes favorece. Assim, deixam de aproveitar a oportunidade de trocar informações e experiências com esse público. IV. Nas mídias sociais, as estruturas de poder são verticalizadas; existem hierarquias rígidas e a autoridade tem maior relação com a titulação, o currículo e o cargo ocupado pelos seus interlocutores do que com a capacidade de aglutinar amigos, produzir conteúdo relevante e promover diálogo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q2034572 Relações Públicas
A interação entre públicos e organizações está condicionada à visibilidade na rede. A visibilidade inicial proposta pelo consumidor transforma-se numa interação dentro das possibilidades da rede social. Esta é uma das características da comunicação em rede, se comparada à comunicação tradicional. Esses processos de visibilidade e interação eram restritos antes do advento da internet, pois sujeitos e organizações tinham menos possibilidades de contato. Entretanto, mesmo quando esse relacionamento era estabelecido, ele se dava apenas entre as duas instâncias, não sendo público para os demais.
Com base na situação descrita, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As organizações sempre puderam tornar suas ações visíveis por meios tradicionais de comunicação. Com a gama de possibilidades que a internet trouxe, principalmente no que se refere à participação dos públicos nos processos de comunicação, a visibilidade ganhou outra dimensão e passou a proporcionar interação, que, quando bem-feita, gera, consequentemente, visibilidade. Em outras palavras, os públicos, na medida em que se manifestam e interagem com organizações, aumentam a visibilidade das empresas.
PORQUE
II. por meio da visibilidade proporcionada pela rede, os sujeitos conferem sentidos às organizações, os quais se convertem em valores, como autoridade e reputação, e passam a ser buscados por todas elas. Por isso, é preciso refletir não apenas sobre a transposição de ações de um meio para outro, mas também sobre como as características da internet influenciam nas rotinas de comunicação de sujeitos, meios e organizações.
Sobre o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2034566 Relações Públicas
A grande imprensa é considerada um público relevante para as organizações, devido à sua atuação como agente multiplicador de opinião. O relacionamento com a imprensa se constitui, portanto, em uma das formas de se fazer relações públicas com finalidades institucionais e se efetiva de variadas formas.
Assinale a alternativa que apresenta ferramentas de relacionamento de uma organização com a imprensa.
Alternativas
Q2034297 Relações Públicas

Imagem associada para resolução da questão

A imagem acima se refere à interatividade própria da mídia digital, caracterizada pelo(a):
Alternativas
Q1981842 Relações Públicas
Em comunicação on-line, existe um conjunto de estratégias e de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na Web, com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico em buscadores ao gerar tráfego e autoridade digital. Trata-se de estratégias de 
Alternativas
Q1966915 Relações Públicas

As relações públicas têm como objeto as organizações e seus públicos que, embora sejam distintas, se relacionam dialeticamente. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à área relações públicas como atividade profissional.


I. Identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional.

II. Supervisionam e coordenam programas de comunicação com os públicos.

III. Prevêem e gerenciam conflitos e crises que porventura podem despontar dentro de muitas categorias.

IV. Identificam e criam mercados para os produtos e serviços das organizações.


Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Q1919270 Relações Públicas

Julgue o próximo item, relacionados à comunicação digital. 


A construção de um chatbot exige conhecimento prévio de programação, não sendo suficiente o uso de APIs (aplicações de desenvolvimento) para a produção de ambiente conversacional.

Alternativas
Q1919269 Relações Públicas

Julgue o próximo item, relacionados à comunicação digital. 


O uso de chatbots como forma de comunicação entre os diferentes públicos restringe-se a empresas privadas, pois os órgãos públicos não utilizam esse tipo de comunicação, dado o risco de comprometimento da imagem e da reputação institucionais. 

Alternativas
Q1919268 Relações Públicas

Julgue o próximo item, relacionados à comunicação digital. 


A ampliação do uso de chatbots na comunicação digital deve-se principalmente à maior penetração de aparelhos móveis, ao crescimento do uso de aplicativos de mensagens e aos recentes e rápidos avanços no desenvolvimento tecnológico.

Alternativas
Q1919248 Relações Públicas

Para melhor desempenhar suas funções estratégicas dentro das organizações, o profissional de relações públicas utiliza diversas técnicas e tipos de comunicação, dando ênfase a mensagens verbais e(ou) escritas. Com relação a essas técnicas e tipos de comunicação, julgue o item a seguir. 


Os meios digitais trazem o público para junto da organização e fazem parte da comunicação dirigida aproximativa

Alternativas
Q1898972 Relações Públicas
O conceito de “relações públicas digitais” está atrelado ao/à
Alternativas
Q1870917 Relações Públicas


Após um ano de tantas mudanças em nossas rotinas acadêmicas, de tanto aprendizado e de muitas adaptações, iniciamos o primeiro semestre letivo de 2021 com nova proposta para a 30ª UERJ Sem Muros, que buscará se reinventar no contexto da modalidade remota.

Aprendemos muito com o ensino remoto emergencial e estamos confiantes de que nossa comunidade Uerjiana fará todo o possível para participar da 30ª UERJ Sem Muros na modalidade remota, divulgando à comunidade externa os virtuosos projetos que nossa Universidade possui no âmbito da extensão, do ensino e da pesquisa.

Neste ano, a 30ª edição do evento celebrará o centenário de nosso patrono da educação, Paulo Freire, cujas obras e práticas democráticas em favor de uma educação libertária, menos discriminatória e menos desigual, são referências indispensáveis em nossa atualidade.

Adaptado de usm.uerj.br.

A organização da 30ª UERJ Sem Muros avalia o grau de satisfação de estudantes, professores e técnicos-administrativos com as atividades realizadas. Para isso, realiza uma pesquisa de opinião,com questionário disponível em plataforma digital, buscando amostra numérica representativa de cada um dos segmentos internos.
Com base nesse método de trabalho, a pesquisa descrita é classificada como:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: D
5: B
6: E
7: A
8: C
9: C
10: B
11: D
12: D
13: A
14: A
15: E
16: E
17: C
18: E
19: B
20: C