Questões de Medicina Legal - Antropologia Forense para Concurso

Foram encontradas 405 questões

Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Perito Odonto-Legal |
Q2535672 Medicina Legal
Uma perícia antropológica forense se inicia com diferenciação entre restos humanos e não humanos, uma vez que ossos fragmentados ou de pequenas dimensões, apresentam um grau maior de dificuldade para a sua análise pericial. Especificamente, sobre a análise óssea para a diferenciação da espécie em âmbito forense, analise as afirmativas a seguir.

I. A análise do fechamento das epífises dos ossos longos é inadequada para diferenciar ossos humanos de bebês/crianças, de ossos de animais adultos, de pequeno porte, pois nos animais, as epífises ósseas persistem com soldadura incompleta por toda a sua vida.

II. No esqueleto apendicular, a forma da clavícula humana (no esqueleto fetal ou adulto) em “S” itálico, é única e não se repete em outra espécie animal.

III. Na análise osteológica microscópica, apenas a espécie humana apresenta sistemas de Havers circulares, sendo que em várias espécies animais, o formato dos sistemas de Havers é elíptico.


Após análise, admite-se como correta(s)
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Perito Odonto-Legal |
Q2535658 Medicina Legal
A avaliação do perfil biológico é um dos processos de maior importância no campo da Antropologia Forense, quando o objetivo é a identificação humana. Informações que compõem o perfil biológico podem ser obtidas a partir da análise do crânio, incluindo os dentes. Assinale a alternativa que descreve o perfil biológico (sexo, afinidade populacional e idade estimados) mais provável para um indivíduo que apresente as seguintes características físicas:


I. Margem supraorbital romba.
II. Incisivos centrais e laterais superiores permanentes em forma de pá.
III. Dente 38 com ⅓ da raiz formada. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Perito Odonto-Legal |
Q2535656 Medicina Legal
Conhecer as ferramentas tecnológicas existentes para fins antropológicos é fundamental para o adequado desempenho de atividades periciais, uma vez que a prática pericial moderna se beneficiou do surgimento de softwares específicos para análise dos parâmetros relacionados à estimativa da afinidade populacional, sexo, estatura e/ou idade. Tendo em vista a necessidade de conhecimento e aplicação destes pelos peritos em Odontologia Legal, marque a alternativa que correlaciona corretamente os nomes dos softwares enumerados na coluna da esquerda (I a X) com o(s) parâmetro(s) do perfil biológico enumerados na coluna da direita (1 a 4), considerando a especificidade da sua utilização em antropologia forense, conforme quadro abaixo.



Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2284945 Medicina Legal
A preparação de esqueletos envolve, principalmente, a dissecação para a remoção de músculos, fáscias, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos, seguida da aplicação de um dos vários métodos de maceração disponíveis que, por sua vez, é seguida por um processo de clareamento. Frequentemente, na fase de clareamento, principalmente quando utilizada a técnica de maceração em água corrente, há a necessidade de desengorduramento dos ossos, especialmente no caso de esqueletos de indivíduos adultos do sexo feminino. A substância adequada e comumente utilizada para o desengorduramento ósseo é o(a): 
Alternativas
Q2196745 Medicina Legal
Tzantzas é o termo utilizado para descrever a prática das cabeças reduzidas, aplicada no Equador, na Colômbia e no Peru, na qual a cabeça de um cadáver é removida e guardada como talismã ou troféu (especialmente quando obtida de povos inimigos). Quanto a essa prática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: C