Tendo em vista o evento relatado na manchete acima e seus co...
Texto para as questões 51 e 52.
Tragédia do litoral de SP: corpo de desaparecido
é encontrado, e número de mortes sobe para 65
Encontro aconteceu na tarde deste domingo (26). Os bombeiros haviam informado que esta seria a última vítima, mas há a possibilidade de outra pessoa estar desaparecida no bairro Baleia Verde.
Fonte: g1.globo.com, em 26/02/2023
Sabendo que os deslizamentos ocorreram 7 dias antes da publicação dessa manchete, responda as questões seguintes.
Tendo em vista o evento relatado na manchete acima e seus conhecimentos de medicina legal, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: D
Em sentido amplo, existe soterramento quando o indivíduo fica completamente coberto pelos escombros de um desmoronamento. Nesta situação, vários são os mecanismos da morte:
- Sufocação indireta por compressão torácica pelos escombros;
- Sufocação direta por partículas sólidas como lama e areia;
- Confinamento
- Ação contudente
- Soterramento propriamente dito;
A sufocação indireta é um tipo de asfixia causada pela compressão torácica por força extrínseca (que vem de fora) ou peso excessivo que impede os movimentos do tórax.
Frequentemente observa-se a máscara equimótica de Morestin, também chamada de cianose cérvico-facial de Le Dentut, que é a cor violácea intensa da face, pescoço e parte superior do tórax.
Medicina Legal e Noções de Criminalística. Neusa Bittar,2019.
- Asfixia direta: Ocorre quando há obstáculos mecânicos nos orifícios respiratórios, como a boca, o nariz ou a glote. Um exemplo é o engasgamento, que é causado por um corpo estranho.
- Asfixia indireta: Ocorre quando há compressão externa do tórax, impedindo os movimentos respiratórios.
Soterramento:
Sinal de Montalti (Montalti = Monte de terra) -> Máscara equimótica de Morestin
ACRESCENTANDO: GAB.D
Em penetrações de terra, um dos mecanismos de morte pode ser uma sufocação indireta, pois a pressão e o peso do deslizamento do material podem obstruir as vias aéreas, causando asfixia.
______________________________________________________
A Lesões perfuroincisas não são predominantemente esperadas em vítimas de penetração da terra. Geralmente, as vítimas apresentam lesões contusas e esmagamentos causados pelo impacto do material que as soterraram.
B O corpo encontrado relacionado à notícia provavelmente não estaria na fase cromática da putrefação após apenas sete dias. Essa fase ocorre posteriormente, e o corpo poderia estar em estágios iniciais de previsão.
C O soterramento é caracterizado não apenas pelos traumas causados pela deslizamento do material, mas também por outros tipos de lesões, como esmagamentos e contusões, que ocorrem devido à pressão do material.
E Embora a asfixia mecânica seja um mecanismo de morte em casos de soterramento, não é correto afirmar que todas as mortes observadas têm como mecanismo a asfixia mecânica, pois as lesões traumáticas também são comuns.
O sinal de Montalti, como menciona a colega Cibele, pode até ter alguma relação com o soterramento, mas quando se fala desse sinal as bancas costumam relacionar a respiração da vítima durante incêncio ou algo do tipo, porque o Sinal de Montalti ocorre em decorrência da aspiração de fuligem ou de materiais pulverulento, para identificar se a vítima estava viva ou não durante o episódio provocado pelo agente vulnerante.
Então, cuidado com esse bizu "monte de terra" = "sinal de montalti", para não esquecerem sobre a fuligem nas vias áreas.
Portanto, o sinal de Montalti pode ser observado tanto em mortes por incêndio quanto em mortes por soterramento, desde que haja a inalação de material pulverulento. No entanto, a literatura forense geralmente utiliza o termo para referir-se especificamente à fuligem de incêndios.
Se algo estiver errado, me corrijam, por favor.
Fonte: meus resumos e o Google.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo