Questões de Direito Sanitário - Gerenciamento e Controle Sanitário para Concurso

Foram encontradas 236 questões

Q3019068 Direito Sanitário
Os riscos sanitários são os perigos que podem ameaçar a saúde no dia a dia, quando se consome um produto ou se utiliza determinado serviço. Os riscos do tipo iatrogênicos são aqueles relacionados:
Alternativas
Q3019063 Direito Sanitário
Após um surto de diarreia em um colégio, o Centro de Saúde da região identificou a necessidade de vistoriar a cozinha e a água de consumo do referido colégio. Este procedimento cabe legalmente:
Alternativas
Q3019062 Direito Sanitário
Qual, dos gases abaixo é o principal causador da poluição da atmosfera e que este relacionado ao tráfego de veículos: 
Alternativas
Q2949454 Direito Sanitário

O planejamento em saúde

Alternativas
Q2947263 Direito Sanitário

Em conformidade com a Resolução nº 1, de 27 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o número de Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades multiprofissional e uniprofissional, cursados por egressos de programas, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens e marque a alternativa correta.


( ) É vedado ao egresso de programa de residência repetir programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades multiprofissional ou uniprofissional, em áreas de concentração que já tenha anteriormente concluído.
( ) É permitido ao egresso realizar programa de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional ou uniprofissional, em apenas mais uma área de concentração diferente daquela concluída.
( ) O egresso do programa de residência não poderá pleitear qualquer equivalência com o programa anteriormente cursado.
( ) A Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU tem a atribuição de desligar o residente, a qualquer tempo, quando constatado que o mesmo é egresso de áreas de concentração que já tenha anteriormente concluído, ressalvado quando tratar-se de área de concentração no âmbito da atenção à saúde e gestão do SUS.

Alternativas
Q2923804 Direito Sanitário

Considerando os princípios de auditoria em serviços de saúde utilizados no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2923408 Direito Sanitário

Ainda sobre as Boas Práticas de Fabricação, assinale a alternativa que NÃO é uma exigência da Portaria nº326/1997:

Alternativas
Q2890308 Direito Sanitário

A respeito de indicadores em saúde, julgue os itens subseqüentes.

I Os indicadores em saúde são, tradicionalmente, mais indicadores de doença que de saúde, por se concentrarem nas taxas de morbimortalidade.

II A atenção básica não tem indicadores próprios, valendo-se dos mesmos indicadores para qualquer região do país.

III As taxas de internação por AVC e de mortalidade por doenças cardiovasculares são os principais indicadores do controle da hipertensão.

IV Para certas doenças, como a tuberculose e a hanseníase, a detecção de novos casos é um indicador mais importante que a proporção de abandono do tratamento.

V Os coeficientes de saúde são calculados, geralmente, por uma fração cujo numerador refere-se ao número de eventos e o denominador, às probabilidades de ocorrência multiplicadas por 100 ou por um múltiplo.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Q2861730 Direito Sanitário
São funções de auditoria que visam a melhoria na gestão em saúde e qualificação profissional, EXCETO:
Alternativas
Q2814402 Direito Sanitário

O processo de operacionalização, monitoramento e avaliação da solicitação de procedimentos, realizado por um profissional de saúde, observado, além das questões clínicas, o cumprimento de protocolos estabelecidos para disponibilizar a alternativa assistencial mais adequada a cada caso, caracteriza a

Alternativas
Q2814362 Direito Sanitário

O auditor de serviços de saúde está sujeito a um conjunto de princípios éticos e profissionais que devem embasar suas práticas de exercício profissional. Tais princípios devem ser assegurados tanto pelo órgão de auditoria, quanto pela atitude e pelo comportamento do auditor.


Relacione a coluna A, princípios com a coluna B, suas características.


COLUNA A


I. Independência.

II. Objetividade.

III. Imparcialidade.

IV. Zelo profissional.

COLUNA B


( ) Abster-se de intervir em casos nos quais haja conflito de interesses que possam influenciar a realização do seu trabalho.

( ) Observar normas e procedimentos que se aplicam à sua função de auditor público, agir com prudência, habilidade e atenção de modo a reduzir, ao mínimo, a margem de erro.

( ) Manter-se livre de influências ideológicas, partidárias, ou situações que possam enviesar o julgamento.

( ) Adotar métodos e procedimentos reconhecidos e aceitos para obter e organizar evidências, formar convicções e emitir opiniões tecnicamente fundamentadas.


Marque a opção que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2813785 Direito Sanitário

A estratégia do trabalho em equipe multiprofissional no setor da saúde pública implantadas nos últimos anos representa uma nova leitura acerca de práticas, valores, atitudes e conhecimento de todos os indivíduos envolvidos nessas propostas sociais, ampliando ações a serem realizadas pelos profissionais da saúde e aumentando os limites e as possibilidades de atuação, exigindo novas habilidades e qualificações.


Nesse sentido, a finalidade do trabalho em equipes multiprofissionais na área da saúde é:

Alternativas
Q2790851 Direito Sanitário

Às razões que sugerem a necessidade da atuação do Estado no setor de saúde são:

Alternativas
Q2784404 Direito Sanitário

A legislação do SUS normas e portarias empreenderam esforços no sentido de definir e direcionar o papel de gestores da saúde. A função do gestor de saúde pode ser definida como um conjunto articulado de saberes e práticas para a implementação de políticas na área da saúde, que devem ser exercidas de forma coerente com os princípios do sistema publico de saúde e da gestão publica. Quais as principais funções de um gestor para saúde da população?

Alternativas
Q2776602 Direito Sanitário

No livro Correndo o risco: uma introdução aos riscos em saúde (2010), os autores Luis David Castiel, Maria Cristina Rodrigues Guilam e Marcos Santos Ferreira desenvolvem uma análise da relação visceral entre a noção de risco e a promoção da saúde, viabilizada pelos estudos epidemiológicos e traduzida na abordagem comportamentalista da mudança dos estilos de vida. Considerando ainda a diferença de realidades socioeconômicas entre os países desenvolvidos, nos quais surgem as propostas internacionais de promoção da saúde, e os países periféricos, os autores tecem uma consideração importante em relação à epidemiologia.


Assinale a alternativa abaixo que representa CORRETAMENTE esta consideração elaborada pelos autores e direcionada à epidemiologia.

Alternativas
Q2776568 Direito Sanitário

Considerando os conceitos de “linha de cuidado” e de “rede de práticas cuidadoras”, formulados por Ricardo Burg Ceccim e Alcindo Antônio Ferla no texto “Linha de Cuidado: a imagem da mandala na gestão em rede de práticas cuidadoras para uma outra educação dos profissionais de saúde”, publicado no livro Gestão em redes: práticas de avaliação, formação e participação na saúde (PINHEIRO & MATTOS, 2006), analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS:


( ) Uma hierarquia horizontalizada e uma organização em linha de cuidado desenha diagramas singulares à rede de serviços de saúde, enlaçando-se apenas com práticas que compõem o sistema formal de atenção à saúde.

( ) A experiência concreta de linhas de cuidado tem história na organização/regulação da atenção cuidadora por ciclo vital, por grupo de agravos de impacto à saúde pública, por grupo social de vulnerabilidade específica, entre outras.

( ) O acolhimento busca dar atenção a toda demanda expressa ou reprimida, assumindo a responsabilidade por todos os problemas de saúde da população sob atendimento.

( ) Assim como no funcionamento das ações programáticas simples, cabe aos gestores a disponibilização responsável dos recursos que alimentem uma linha de cuidado e a coordenação dos mecanismos de gestão colegiada, envolvendo os gestores dos serviços responsáveis pelo cumprimento da assistência sob ordenamento.

( ) A organização das ações e dos serviços de saúde de forma equipe-centrada, garantida por equipes multiprofissionais de caráter interdisciplinar, orientada por atos de escuta, acolhimento, atendimento e acompanhamento, deve elevar a resolutividade das práticas de cuidado, dos serviços e do sistema de saúde.


Assinale a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Alternativas
Q2771955 Direito Sanitário

Se a variável dependente e todas as variáveis independentes são contínuas, o tipo correto de análise multivariável é a:

Alternativas
Q2771954 Direito Sanitário

A respeito do boxplot é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2771953 Direito Sanitário

Um profissional de saúde mediu a pressão arterial em mmHg de 30 hipertensos antes e depois de tomarem, durante uma semana, um novo medicamento destinado a reduzir a pressão arterial. Deseja-se verificar se a nova droga tem o efeito desejado. Considere que a variável pressão arterial é quantitativa contínua e a população de estudo segue a distribuição normal. O teste de significância estatística apropriado para esse estudo é:

Alternativas
Q2771952 Direito Sanitário

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: A
5: D
6: C
7: D
8: C
9: D
10: B
11: C
12: E
13: A
14: A
15: E
16: B
17: C
18: C
19: D
20: C