Questões de Concurso
Sobre sistema de pagamentos brasileiro em conhecimentos bancários
Foram encontradas 88 questões
No que concerne ao mercado monetário e às suas operações, julgue o item seguinte.
A CETIP realiza a custódia, o registro e o controle das operações envolvendo títulos privados, como debêntures e notas promissórias, bem como efetua a liquidação financeira de tais operações.
Nesse caso, o número máximo de chaves Pix que podem ser associadas a essa conta é
Modalidade de transferência se tornou obsoleta com chegada do Pix.
As transações via DOC (Documento de Ordem de Crédito) estão com os dias contados. A partir das 22h da próxima segunda-feira (15/01/24), bancos deixarão de oferecer a modalidade de transferência após quase quatro décadas em operação, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) nesta semana. O fim da modalidade vem na esteira da predileção pelo Pix, que, em pouco tempo, se tornou a operação bancária favorita dos brasileiros.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 13/01/2024. Adaptado.)
As transações via DOC deixarão de existir e um dos principais motivos é a preferência das pessoas pela utilização do Pix, que oferece algumas vantagens em relação ao DOC. Considerando as desvantagens do DOC com relação ao Pix, analise as afirmativas a seguir.
I. As operações são realizadas somente em dias úteis.
II. Não possui limite de valores para a transferência.
III. Pode haver cobrança de taxa de pessoas físicas, a depender da instituição que receberá a transação.
Está correto o que se afirma em
Em relação à atuação das câmaras e dos prestadores de serviços de compensação e de liquidação, no âmbito do SPB, é correto afirmar que:
O PIX é realizado, exclusivamente, a partir de uma
Nesse caso, as instituições de pagamento podem
Em comparação à TED, o PIX
I. A operação realizada via PIX não apresenta, a princípio, nenhuma incompatibilidade com os controles utilizados na maioria das Administrações Municipais, mantendo a identificação do pagador e do recebedor. II. Para viabilizar o recebimento de tributos via PIX, há instituições financeiras que já desenvolveram sistemas de integração, vinculados ao PIX e voltados especificamente ao setor público, como é o caso do Banco do Brasil, que criou a “Arrecadação Integrada do Banco do Brasil”. III. A utilização do PIX para recebimento de tributos pode ser considerada boa prática às Administrações Municipais, já que reflete uma gestão mais eficiente dos recursos pela Administração Pública e uma melhor prestação de serviços ao cidadão, eventualmente com a redução dos custos de operação em relação a outros mecanismos de transferência, ainda que com perda da segurança e expressa ressalva na Lei de Responsabilidade Fiscal. IV. O PIX, novo sistema criado pela Caixa Econômica Federal, começou a funcionar em 16 de novembro de 2020, permitindo pagamentos e transferências por pessoas ou empresas 24 horas por dia, sete dias por semana, de maneira instantânea, em qualquer instituição financeira participante.
Quais estão corretas?
As referidas normas definem que a base de cálculo dos percentuais de direcionamento é a(o)
O Sistema de Pagamentos Brasileiro é regulado peio Bacen. Sobre o tema, é incorreto afirmar que:
"O Banco Central anunciou, nesta quinta-feira (1º), alterações nas regras sobre os limites de valor para as transações feitas por Pix. As mudanças, segundo a instituição, visam aprimorar a experiência dos usuários, "mantendo o atual nível de segurança"."
Acesso em: https://oantagonista.uol.com.br/economia/bc-alteraregras-sobre-limites-do-pix/
Em dezembro de 2022 o BC realizou alterações nas
regras das transações feitas por Pix, as novas regras
passaram a valer a partir de 2 de janeiro de 2023. Dentre
as mudanças podemos destacar que:
Os participantes poderão, a seu critério, ofertar funcionalidade para que o usuário final possa solicitar que o período noturno compreenda o período entre
( ) Todas as transações de “PIX Saque” e de “PIX Troco” podem ser cobradas das pessoas físicas.
( ) À semelhança das criptomoedas privadas de emissão descentralizada, como o Bitcoin, a CBDC não tem garantia de valor em relação à moeda soberana de um país.
( ) A Lei nº 14.478/2022 (“Lei de Criptoativos”) estabelece que o Código de Defesa do Consumidor não é aplicado às atividades ou operações com criptoativos.
As afirmativas são, respectivamente,