Questões de Concurso Sobre caixa de edgeworth em economia

Foram encontradas 33 questões

Q3052427 Economia
Considere duas pessoas, Ana e João, que consomem dois bens, X e Y, em uma economia de troca simples representada pela Caixa de Edgeworth.
Sobre este modelo, assinale a opção incorreta
Alternativas
Q3048661 Economia
Sobre o modelo de troca simples, o da caixa de Edgeworth e o de eficiência de Pareto, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2531852 Economia
Considere um modelo de troca com dois consumidores e dois bens e sem produção. Esse modelo pode ser representado de forma didática por meio da caixa de Edgeworth.

Assinale a opção que não representa uma característica ou dedução desse modelo.
Alternativas
Q2360355 Economia
Considere a seguinte Caixa de Edgeworth:

Imagem associada para resolução da questão


As linhas cheias representam algumas curvas de indiferença do mapa de preferências do agente 1, cuja origem é O1 e as linhas tracejadas representam algumas curvas de indiferença do mapa de preferências do agente 2, cuja origem é O2 .
A partir dessa figura, não é correto concluir que
Alternativas
Q2067244 Economia
A curva de contrato, no âmbito da Caixa de Edgeworth, apresenta as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1988473 Economia
Considere o modelo da caixa de Edgeworth. Uma característica de um ponto da curva de contrato é que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UDESC Órgão: IMA-SC Prova: UDESC - 2019 - IMA-SC - Economista |
Q1640947 Economia
No contexto da Análise dos Equilíbrios Geral e Parcial, e diante da realidade de escassez de recursos, há muitos economistas (os que pertencem ao mainstream da economia) que atribuem à criação de mecanismos de incentivo que induzam à competição no mercado como sendo a forma mais eficiente de distribuir o bem-estar na sociedade. Por outro lado, há alguns que defendem o controle de preços como uma forma de garantir o bem-estar econômico para a população, principalmente para os mais pobres. Na literatura econômica, o Primeiro Teorema da Teoria do Bem-Estar descreve o papel do mercado competitivo na alocação dos recursos e o Segundo Teorema da Teoria do Bem-Estar diz respeito à influência das preferências convexas na alocação eficiente no sentido de Paretto.
Considerando o arcabouço teórico dos Equilíbrios Geral e Parcial e todas as simplificações e limitações que os economistas utilizam, nos modelos econômicos, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) O Equilíbrio Geral trata de entender como a economia se comporta para igualar a demanda à oferta, em todos os mercados e ao mesmo tempo.
( ) A Caixa de Edgeworth é um gráfico em que se pode vislumbrar o equilíbrio parcial de um consumidor e todas as cestas possíveis que o consumidor pode combinar ao mesmo tempo, dada uma restrição de renda. ( ) A Lei de Walras diz que a demanda excedente agregada deve ser igual a zero, apenas para a dotação ótima. ( ) Nem toda alocação eficiente, no sentido de Paretto, pode ser sustentada por um equilíbrio competitivo, se as preferências forem convexas de acordo com o Segundo Teorema da Teoria do Bem-Estar. ( ) Para que o Primeiro Teorema da Teoria do Bem-Estar não seja falacioso, os economistas afirmam que o equilíbrio competitivo só é possível se a função demanda excedente agregada for uma função contínua.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q898927 Economia
Ao dizermos que um empresário deve estar atento ao custo de oportunidade de seu negócio, é correto afirmar que ele deve
Alternativas
Q825670 Economia
A Curva de Laffer:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2013 - UFMT - Economista |
Q674829 Economia

Considere uma economia com dois agentes econômicos cujas trocas realizadas a partir das respectivas dotações iniciais de bens de cada desses agentes definiram uma alocação denominada ponto eficiente ou ótimo de Pareto. Esse ponto pode ser ilustrado em uma caixa de Edgeworth, onde se pode desenhar uma curva de contrato. Sobre essa economia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O aumento do bem-estar de um agente reduz o bem-estar do outro.

( ) O aumento do bem-estar de um agente aumenta o bem-estar do outro.

( ) O aumento do bem-estar de um agente deixa inalterado o bem-estar do outro.

( ) O ponto eficiente ou ótimo de Pareto está situado sobre a curva de contrato.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: MPE-MS Prova: FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Economia |
Q498471 Economia
Com relação ao tópico de Equilíbrio Geral, analise as afirmativas a seguir:

I. A Lei de Walras afirma que o valor da demanda excedente agregada é nulo.
II. A curva de contrato representa as alocações eficientes no sentido de Pareto.
III. Uma alocação factível não necessariamente deve estar localizada dentro da Caixa de Edgeworth, se os agentes assim concordarem na realização das trocas.

Assinale:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: SUDENE Prova: FGV - 2013 - SUDENE-PE - Economista |
Q497910 Economia
Em relação a Caixa de Edgeworth, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Permite analisar a interação de dois ou mais agentes em uma economia de escambo, onde a alocação final necessariamente deve estar contida no núcleo.

( ) É utilizada para representar o equilibrio competitivo que e alcançado partindo de um ponto de dentro (ou nos limites) da caixa que representa a dotação inicial de bens.

( ) Inclui a curva de contrato, que representa todas as alocações nas quais as curvas de indiferenças dos agentes (por hipótese convexas) são tangentes entre si.

As afirmativas são, respectivamente
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: CONDER Prova: FGV - 2013 - CONDER - Economista |
Q497014 Economia
Em relação à caixa de Edgeworth, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Alocações Pareto eficientes podem não ser obtidas por mercados competitivos se as preferências não forem convexas.
( ) O equilíbrio competitivo em uma transação entre dois agentes é obtido quando suas curvas de indiferença se cruzam.
( ) A partir de uma alocação Pareto eficiente dentro da caixa é possível obter uma outra alocação na qual um dos agentes melhore.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPE-AM Prova: FCC - 2013 - MPE-AM - Agente Técnico - Economia |
Q488621 Economia
Considere:

I. Segundo a Lei de Walras, se em uma economia existir k mercados em concorrência perfeita, caso k-1 mercados estejam em equilíbrio, então o k-ésimo mercado também estará em equilíbrio.
II. A Caixa de Edgeworth das Trocas é um instrumental inadequado para se estudar o equilíbrio geral em uma economia em que existam apenas dois bens de consumo e dois consumidores.
III. Para uma determinada economia, diz-se que há eficiência na produção de bens, no sentido de Pareto, quando só se pode aumentar a produção de um bem às custas da redução da produção de outro bem.
IV. O Teorema do Bem-Estar propõe que, na hipótese da economia operar em concorrência Monopolística, então os preços de equilíbrio de mercado conduzem necessariamente a uma alocação de recursos eficiente no sentido de Pareto.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q467463 Economia
Um indivíduo com ensino médio completo deve decidir se cursa ou não o ensino superior. O custo da oportunidade de cursar o ensino superior nesse caso seria:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FDC Órgão: AGERIO Prova: FDC - 2015 - AGERIO - Analista de Desenvolvimento |
Q461888 Economia
O Teorema de Coase afirma que:
Alternativas
Q460215 Economia
Tendo em vista que o consumidor, muitas vezes de forma
inconsciente, obedece a determinadas regras de comportamento em
sua atuação no mercado, julgue o item que segue.
Devido à lei dos rendimentos decrescentes, a curva de Engel tem inclinação positiva cada vez menos acentuada à medida que cresce o nível de renda do consumidor.
Alternativas
Q448302 Economia

                                Imagem associada para resolução da questão A caixa de Edgeworth exposta acima representa as dotações dos bens 1 e 2 e as preferências das pessoas A e B pelo consumo desses bens. As escolhas de consumo da pessoa A são medidas a partir do canto inferior esquerdo, enquanto as da pessoa B são medidas a partir do canto superior direito. As preferências de consumo de A e B são representadas por curvas de indiferença de linha cheia e de linha tracejada, respectivamente. As preferências de consumo de B são bem comportadas, ao passo que as de A são bem comportadas em torno da curva de contrato e entre os pontos X e Y e entre os pontos W e Z das curvas UA e U’A, respectivamente. Fora desses intervalos, as preferências de A são monotônicas e côncavas. O ponto W representa a dotação inicial, e M e N são pontos de tangência de curvas de indiferença de A e de B. No ponto S, a pessoa A não consome quantidade alguma dos bens 1 e 2.

Com base na situação apresentada acima, julgue o  item a seguir.

No ponto S, é possível melhorar a situação de A sem piorar a de B.
Alternativas
Q448301 Economia

                                    Imagem associada para resolução da questão
A caixa de Edgeworth exposta acima representa as dotações dos bens 1 e 2 e as preferências das pessoas A e B pelo consumo desses bens. As escolhas de consumo da pessoa A são medidas a partir do canto inferior esquerdo, enquanto as da pessoa B são medidas a partir do canto superior direito. As preferências de consumo de A e B são representadas por curvas de indiferença de linha cheia e de linha tracejada, respectivamente. As preferências de consumo de B são bem comportadas, ao passo que as de A são bem comportadas em torno da curva de contrato e entre os pontos X e Y e entre os pontos W e Z das curvas UA e U’A, respectivamente. Fora desses intervalos, as preferências de A são monotônicas e côncavas. O ponto W representa a dotação inicial, e M e N são pontos de tangência de curvas de indiferença de A e de B. No ponto S, a pessoa A não consome quantidade alguma dos bens 1 e 2.

Com base na situação apresentada acima, julgue o  item  a seguir.

O ponto N é uma alocação eficiente no sentido de Pareto.
Alternativas
Q448300 Economia
                                     Imagem associada para resolução da questão

A caixa de Edgeworth exposta acima representa as dotações dos bens 1 e 2 e as preferências das pessoas A e B pelo consumo desses bens. As escolhas de consumo da pessoa A são medidas a partir do canto inferior esquerdo, enquanto as da pessoa B são medidas a partir do canto superior direito. As preferências de consumo de A e B são representadas por curvas de indiferença de linha cheia e de linha tracejada, respectivamente. As preferências de consumo de B são bem comportadas, ao passo que as de A são bem comportadas em torno da curva de contrato e entre os pontos X e Y e entre os pontos W e Z das curvas UA e U’A, respectivamente. Fora desses intervalos, as preferências de A são monotônicas e côncavas. O ponto W representa a dotação inicial, e M e N são pontos de tangência de curvas de indiferença de A e de B. No ponto S, a pessoa A não consome quantidade alguma dos bens 1 e 2.

Com base na situação apresentada acima, julgue o  item a seguir.

O ponto W pertence à curva de contrato.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: E
5: E
6: D
7: A
8: B
9: A
10: A
11: D
12: B
13: C
14: A
15: C
16: C
17: E
18: E
19: E
20: E