Questões de Concurso
Sobre curva de phillips em economia
Foram encontradas 120 questões
O gráfico anterior representa a curva de Philips de longo prazo (CPhlp) e de curto prazo (CPhcp) de um país hipotético. O hiato inflacionário que esse país está enfrentando é dado pelo ponto w, que representa o estado presente da sua economia.
Com base nessas informações, julgue o próximo item.
O gráfico anterior representa a curva de Philips de longo prazo (CPhlp) e de curto prazo (CPhcp) de um país hipotético. O hiato inflacionário que esse país está enfrentando é dado pelo ponto w, que representa o estado presente da sua economia.
Com base nessas informações, julgue o próximo item.
No intuito de aumentar a geração de emprego na economia, o governo de determinado país decidiu criar um programa de expansão de crédito para as famílias locais, o qual aumentaria o consumo. No gráfico apresentado, por meio do qual se avaliam o produto interno bruto real (PIB real) e os níveis de preços (P) na citada economia, Scp representa a curva de oferta de curto prazo, Slp, a curva de oferta de longo prazo, e DA e DA*, as curvas de demanda agregada em duas situações hipotéticas. Nessas circunstâncias, há duas conjunturas possíveis:
I o equilíbrio está em pleno emprego (no ponto a); e
II a economia não se encontra no pleno emprego (no ponto b).
Considerando as informações precedentes, julgue o item que se segue.
A macroeconomia é uma área do conhecimento que engloba o estudo de diversos conceitos-chave para entender as dinâmicas econômicas globais. Considerando conceitos relacionados à macroeconomia, julgue o item a seguir.
A curva de Phillips, conceito econômico que estabelece uma
relação inversa de curto prazo entre desemprego e inflação,
mostra-se mais complexa a longo prazo, particularmente ao
levar em conta as expectativas de inflação.
( ) Em sua versão original (1958), a CP mostra um trade-off entre a taxa de inflação salarial e a taxa de crescimento do desemprego.
( ) Em sua versão atual, elaborada por Paul Samuelson e Robert Solow, quanto mais horizontal a CP, mais custosa a política de combate à inflação, pois exige uma maior ampliação da taxa de desemprego.
( ) Inflação de demanda provoca deslocamentos da CP para a direita.
As afirmativas são, respectivamente,
Existe uma relação entre desemprego e inflação, sendo incorreto dizer que:
Na década de 1960, baseados na evidência empírica até então disponível, muitos economistas acreditavam na validade da Curva de Phillips, que demonstra a existência de um trade-off de curto prazo entre duas variáveis econômicas. Em termos de política econômica, aceitar a validade da Curva de Phillips implica entender que não é possível reduzir o desemprego sem que haja o aumento do (a):
Nesse sentido, a hipótese das expectativas racionais na Curva de Phillips implica que
De acordo com as estatísticas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação dessazonalizada em julho de 2023 recuou pelo sexto mês consecutivo, atingindo seu menor patamar desde abril de 2015 e chegando ao percentual de
Suponha que o governo deseje reduzir a taxa de inflação em 6% e que a lei de Okun estabeleça que uma mudança percentual de 1% no desemprego provoque uma mudança de 2% no produto.
Então, nesse caso, a taxa de sacrifício dessa economia é dada por:
Considerando a guerra na Ucrânia, que funciona como um choque de oferta que tende a elevar o preço internacional do barril do petróleo, assinale o efeito que descreve corretamente a dinâmica da curva de Phillips frente a esse choque
Julgue o item, relativo à economia do setor público.
Tomando-se por base a curva de Phillips, que relaciona a
inflação e o desemprego, verifica-se que a inflação será
positiva, se o desemprego estiver acima da taxa natural,
e será negativa se o desemprego estiver abaixo dessa
taxa.
Considerando a teoria macroeconômica e os principais agregados macroeconômicos, julgue o próximo item.
A Curva de Phillips de longo prazo, de acordo com a hipótese de Lucas, de expectativas racionais, não apresenta trade-off entre
inflação e desemprego, indicando que não se pode reduzir o desemprego mediante a aceitação de maior taxa de inflação.