Questões de Concurso Comentadas sobre distribuição de renda em economia

Foram encontradas 19 questões

Q2511365 Economia
Sobre a relação entre a tributação e a distribuição de renda no Brasil, é correto afirmar que
Alternativas
Q2191045 Economia
Suponha que um pesquisador esteja calculando a desigualdade de renda do país e calcule a curva de Lorenz, plotada no gráfico abaixo: 
Imagem associada para resolução da questão


Esse pesquisador consegue obter o valor da área A (entre a linha de igualdade e a curva de Lorenz), igual a 0,32. Mesmo sem o valor da área B, ele percebe que é possível calcular o coeficiente de Gini da desigualdade de renda, que será igual a 
Alternativas
Q1988765 Economia
O Brasil tem adotado, nas últimas décadas, diferentes programas de combate à desigualdade de renda, desde o Bolsa Escola, criado na década de 1990, passando pelo Bolsa Família, implantado na década de 2000, até o Auxílio Brasil, em vigor atualmente.
Com relação a essas políticas redistributivas, considere as afirmativas a seguir.
I. Os programas de transferência de renda mencionados são motivados pelo reconhecimento de que mesmo pessoas que têm capacidade de trabalhar podem não obter renda suficiente para sair da situação de pobreza.
II. Tais programas baseiam-se na ideia de focalização, representando uma abordagem alternativa ao modelo universalista que emergiu da Constituição de 1988.
III. Esse tipo de programa sofre críticas de algumas correntes teóricas que o consideram uma fonte de ineficiência, por distorcer a dinâmica do mercado de trabalho.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1988752 Economia
Em relação à evolução da desigualdade a partir de 2000, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A queda expressiva do coeficiente de Gini se deu principalmente pela recuperação dos salários na renda e pela queda da desigualdade da renda do trabalho.
( ) Um fator determinante para a melhoria da distribuição de renda foi a melhora dos indicadores educacionais, com ampliação significativa do acesso à educação básica.
( ) O aumento dos benefícios previdenciários, decorrente da política de valorização do salário mínimo, foi um fator que contribuiu para amenizar a redução da desigualdade, visto que os idosos se concentram nos estratos intermediários de renda.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1987157 Economia
Avalie se as afirmativas a seguir, acerca do Índice de Gini, são falsas (F) ou verdadeiras (V).

I. Mede o grau de concentração de renda em determinado grupo, apontando a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e os dos mais ricos.
II. Numericamente, varia de zero a um.
III. Quanto mais perto de zero é o índice de Gini de um grupo, mais concentrada nas mãos de poucos é a renda do grupo.

As afirmativas são respectivamente
Alternativas
Q1158299 Economia
A partir dos dados da POF 2008/2009 divulgados pelo IBGE, "mais de 90% da população comem poucas frutas, legumes e verduras. O consumo alimentar da população brasileira combina a tradicional dieta à base de arroz e feijão com alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias". De acordo com a Teoria da Demanda, o arroz e o feijão são bens complementares. Nesse sentido, coeteris paribus, se a demanda por arroz cair quando o preço do feijão subir, dizemos que o arroz é um complemento do feijão. Em termos de taxas de variação, o arroz será um complemento do feijão se
Alternativas
Q1137056 Economia

No que se refere a política fiscal, distribuição de renda, transferências voluntárias e destinação de recursos ao setor privado, julgue o próximo item.


A criação de imposto progressivo para redistribuir a renda dos mais ricos para os mais pobres pode implicar redução da renda nacional, devido ao risco de essa medida reduzir o incentivo ao trabalho e à poupança.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPE Prova: COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Economista |
Q1085432 Economia
Um funcionário de uma empresa recebe, durante os meses de janeiro a julho de 2019, um salário mensal de R$1.500,00. A tabela a seguir mostra a evolução do IPCA ao longo dos primeiros sete meses de 2019.

Imagem associada para resolução da questão
Com base nesses dados, quais os valores mais próximos do salário corrigido pelo IPCA nos períodos de janeiro a março e janeiro a julho, respectivamente?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPE Prova: COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Economista |
Q1085431 Economia
Os gráficos apresentados a seguir representam curvas de Lorenz (L(x)) estimadas em duas bases de dados, sendo a linha da perfeita igualdade representada nos gráficos pela reta identidade. Imagem associada para resolução da questão
Com base nesses gráficos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1030398 Economia
Estudo recente revelou que, quanto melhor a distribuição de renda, melhores as condições de saúde. Isto significa que
Alternativas
Q937505 Economia
Em que pesem as pequenas variações nos indicadores ao longo do tempo, o grau de concentração de renda no Brasil apresenta-se como um dos mais elevados do mundo, desde meados do século XX, até nossos dias. Destacam-se, no caso brasileiro, como causas estruturais dessa desigualdade, EXCETO
Alternativas
Q929284 Economia

No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.


Os efeitos do turismo cultural não importam mudanças na qualidade de vida da população que reside onde essa atividade é desenvolvida. Seus efeitos benéficos estão limitados à própria atividade cultural.

Alternativas
Q926681 Economia
Relacione os regimes previdenciários listados a seguir à descrição correta de seu momento ou de suas perspectivas.
1. RGPS urbano 2. RGPS rural 3. RPPS federal
( ) Apresenta elevado déficit, que tende a ser amenizado ao longo dos anos com a introdução do regime complementar, possibilitando migração dos contribuintes do regime antigo e sendo compulsório para os novos contribuintes. ( ) Permite a aposentadoria por idade, mesmo que não tenha contribuído ao longo do ciclo de trabalho. ( ) Sofreu diversas reformas ao longo dos anos, como a introdução do fator previdenciário que limita o benefício para aposentadorias precoces.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Q874459 Economia

No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na economia brasileira, aos desequilíbrios regionais, à distribuição de renda e ao mercado de trabalho e emprego, julgue o item que se segue.


A agricultura brasileira é constituída pelo setor do agronegócio, caracterizado pelas grandes propriedades e principalmente produtoras de commodities de exportação, e a agricultura familiar, responsável, em maior escala, pela oferta de bens agrícolas para o consumo interno. Em 2017, a taxa de inflação brasileira ficou abaixo do piso da meta, principalmente em razão da boa safra agrícola, que foi beneficiada pela sensível redução nos preços das commodities nos mercados internacionais.

Alternativas
Q874458 Economia

No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na economia brasileira, aos desequilíbrios regionais, à distribuição de renda e ao mercado de trabalho e emprego, julgue o item que se segue.


A recessão vivida pelo Brasil nos últimos anos tem provocado aumentos na taxa de desemprego, especialmente entre os jovens. Uma das consequências é a afetação na qualidade das ocupações, pois o imperativo de renda ou mesmo de participação social pode induzir o trabalhador a aceitar postos de trabalho de baixa qualidade, isto é, à margem da legislação ou de baixa produtividade.

Alternativas
Q872268 Economia
Sobre políticas e planos de Desenvolvimento Regional, em âmbito nacional, analise as afirmativas a seguir. I. A Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR tem como objetivo a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento, e deve orientar os programas e ações federais no Território Nacional. II. A redução das desigualdades regionais se norteia pelas estratégias de estímulo e apoio a processos e a oportunidades de desenvolvimento regional, em múltiplas escalas e pela articulação de ações que, no seu conjunto, promovam uma melhor distribuição da ação pública e investimentos no Território Nacional, com foco particular nos territórios selecionados e de ação prioritária. III. As estratégias da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR devem ser convergentes com os objetivos de inclusão social, de produtividade, sustentabilidade ambiental e competitividade econômica. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q829603 Economia

O coeficiente de Gini é uma das métricas mais famosas de desigualdade e corresponde ao dobro do valor da área entre a Curva de Lorenz e a Linha da Perfeita Igualdade. Trata-se, portanto, de uma medida de afastamento de uma dada distribuição de renda em relação a uma situação de perfeita igualdade.

Assim, um coeficiente de Gini igual a 1 indicaria:

Alternativas
Q829600 Economia

De acordo com os últimos dados sobre mobilidade de educação e renda no Brasil (IBGE, 2016), a renda dos filhos ainda depende fortemente da educação dos pais. Por exemplo, a percentagem de filhos de analfabetos que ganham mais do que 5 salários mínimos é de apenas 3%, ao passo que entre os filhos de universitários esse percentual atinge 46%.

Esses dados indicam que:

Alternativas
Q800795 Economia

Mais investimento em educação, menos crimes. Esse foi o resultado da tese de doutoramento da economista Kalinca Léia Becker, defendida no campus de Piracicaba da Universidade de São Paulo. Em números: aumento de 1% nos investimentos em educação reduz a criminalidade em 0,1%. O objetivo do estudo era comparar a atuação pública na área da educação com a diminuição da agressividade dos alunos, e pensar o ensino e a escola como fatores importantes para reduzir a criminalidade a médio e longo prazos. Foi analisada a influência do gasto em educação com a redução da taxa de homicídios, a partir de dados nacionais dos anos de 2001 e 2009. Depois, Kalinca avaliou os ambientes escolares, utilizando dados das Provas Brasil de 2007 e 2009. “O primeiro ensaio fornece uma análise ampla e agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da taxa de homicídios, enquanto o segundo volta-se para dentro da escola, analisando como os vários fatores do ambiente escolar podem prevenir a manifestação do comportamento violento”, contou a pesquisadora, segundo a Agência USP.


(Disponível em: http://veja.abril.com.br/educacao/mais-investimento-em-educacao-menos-crimes-aponta-pesquisa/. Acesso em 15/02/2017).


Através deste tipo de estudo pode-se concluir que:

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: B
5: D
6: C
7: C
8: B
9: A
10: D
11: A
12: E
13: E
14: E
15: C
16: A
17: D
18: A
19: A