Em que pesem as pequenas variações nos indicadores ao longo ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) os baixos índices de crescimento econômico.
Nessa questão eu entraria com recurso. O baixo crescimento contribui sobremaneira para a concentração de renda, principalmente pelo lado da baixa produtividade do trabalho.
Meu entendimento, como economista, é que baixos índices de crescimento econômico não podem ser entendidos como "causas estruturais", e sim conjunturais. Primeiramente, é difícil argumentar que o Brasil apresentou baixos índices de crescimento econômico desde meados do século XX até 2018 (Plano de Metas - 1955, Milagre Econômico - 1968, II PND - 1973, inclusive taxas moderadas nos anos 2000). Em segundo lugar, é mais difícil ainda argumentar que o Brasil apresente "estruturalmente" taxas baixas de crescimento, ou seja, são baixas em função de causa estrutural não resolvida. Explicações conjunturais - altos impostos após 1999, baixo nível de investimentos, crises externas - são mais plausíveis.
As demais alternativas tratam de questões mais "estruturais", qualitativas.
Portanto, embora contribua para a desigualdade e para a concentração de renda, não se pode apontar os baixos índices de crescimento econômico como causas estruturais dessa desigualdade.
A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo